5 Mesas Em Que O Mármore é Rei

Mariana Garcia—Homify Mariana Garcia—Homify
Triplex - Algarve, Maria Vilhena Maria Vilhena Modern Dining Room Marble
Loading admin actions …

O mármore tem sido usado em peças de mobiliário e de decoração há vários anos. Ao longo de todo este tempo não perdeu o seu lugar no mercado pois é uma pedra de manutenção simples e que imprime sofisticação em qualquer ambiente onde se insira.

Além disto tudo, o mármore é um material super resistente e que se pode encontrar em várias cores, como o preto, o rosa claro e até em tons esverdeados. Desta forma, consegue inserir-se em vários ambientes, principalmente se o conjugarmos com outros materiais como o ferro ou a madeira.

A origem do mármore

O mármore é uma rocha metamórfica cuja origem é o calcário. Este último, quando exposto a altas pressões e a temperaturas médias a moderadas, dá lugar ao mármore. Desta forma, é de fácil compreensão que as maiores jazidas de mármore estejam em regiões de rocha matriz calcária onde houve alguma actividade vulcânica.

Por necessitar de altas pressões, o mármore não está naturalmente ao alcance do Homem, como acontece com o granito ou o basalto. Desta forma, é necessário fazer escavações para o encontrar ou esperar que a Natureza resolva esta questão por si própria—através de fenómenos geológicos como terramotos, as jazidas podem ficar mais acessíveis.

Se está a pensar em adquirir uma mesa em mármore para a sua casa, fique connosco e saiba todos os truques e dicas sobre esta rocha, além de poder inspirar-se em vários ambientes com este material!

Mesa com tampo em mármore

Se a sua ideia é dar um toque luxuoso e sofisticado à sua sala de jantar, cozinha ou quarto, sem dúvida que a aposta numa mesa de mármore está ganha!

Como já dissemos, o mármore é uma pedra natural muito elegante e que vai fazer as suas delícias no momento de criar um ambiente cheio de glamour. Se quiser que o espaço não fique demasiado formal, pode perfeitamente conjugar este material com outros que aligeirem a decoração, como a madeira ou têxteis suaves.

Mesa com apoios em mármore

Outra ideia para usar o mármore numa mesa é aplicá-lo no suporte do tampo e não no tampo em si. Se é amante de mesas de vidro, pode optar por uns pés neste material para não perder o seu toque sofisticado!

Mesa de centro que é o centro das atenções

Uma vez que o mármore é uma pedra que leva bastante tempo a ser criada, é natural que o seu valor de mercado seja elevado. Neste caso, podemos assumir que uma peça como esta mesa de centro pode ter um preço pouco convidativo, mas já viu como o ambiente desta sala fica completamente alterado com a sua presença? Se gosta de artigos que dêem nas vistas e que assumam a personalidade da sua casa, este é sem dúvida nenhuma um must have!

Mesa de mármore para o dia-a-dia

Apesar do ar sofisticado que o mármore imprime num ambiente, a verdade é que é um material que pode perfeitamente ser usado no dia-a-dia de qualquer família. De qualquer maneira, é importante ter em conta alguns aspectos, uma vez que em superfícies que tenham contacto frequente com líquidos ou recipientes quentes, a pedra pode manchar, riscar ou partir.

Dicas:

  • Assim que o seu mármore tenha contacto com gorduras ou líquidos, é imprescindível limpar o mais rápido possível. A porosidade do mármore faz com que estes líquidos sejam absorvidos pela pedra, o que pode originar manchas de forma irreversível. Uma boa hipótese é optar por impermeabilizar o seu mármore;
  • Para limpar a sua mesa de mármore, o melhor é utilizar água, um detergente neutro e um pano humedecido nesta mistura. Evite produtos como álcool, desengordurantes e materiais abrasivos durante a limpeza.

Mesa de mármore, madeira e ratan

Para quem ainda não está 100% certo de querer mármore em casa, há uma opção bem simples: apostar em mesas que tenham outros materiais à mistura. Nesta imagem, vemos como a madeira e o ratan funcionam bem para uma peça elaborada, mas com um ar descontraído.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine