Reabilitação de Casa Antiga—Um Sonho Realizado em 29 Imagens

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Casa em S. Mamede (arq) - SHI Studio Interior Design, ShiStudio Interior Design ShiStudio Interior Design Garden Shed
Loading admin actions …

As casas antigas têm um carisma único a que nós na homify não conseguimos resistir! Elas vêm plenas de memórias e de histórias das gentes que antes as habitaram, são construídas com materiais puros e naturais, e têm detalhes únicos, que só o trabalho manual de outrora conseguia realizar. No entanto, é impossível não perceber que essas casas trazem também características que as tornam pouco apetecíveis à luz de uma habitação moderna:—compartimentação excessiva, fracas condições de iluminação e isolamento inexistente, por exemplo.

É desta dualidade de bom e de mau que nascem os mais lindos projectos de reabilitação do nosso site, como este que hoje lhe mostramos. Trata-se sobretudo de preservar o carácter e as memórias do edifício, ao mesmo tempo que é preciso dotá-lo de modernidade e mais condições de conforto. Mas, o que se resume em apenas uma frase, é na realidade um grande desafio para os arquitectos e designers de interiores!

Foi este desafio que a superior qualidade da equipa da SHISTUDIO INTERIOR DESIGN superou e que agora pode descobrir. Acompanhe-nos!

As apresentações

Aproveitamos a nostálgica fachada desta casa tão bonita, depois da sua reabilitação, para apresentar a empresa que a planeou e executou.

Se nos segue através do site ou nas redes sociais, provavelmente já viu algum trabalho desta empresa, partilhado num qualquer dos nossos artigos e isso é normal: esta é uma empresa muito prolífica, que nos apresenta trabalhos de imenso valor com regularidade, perfeitas para ilustrar as mais diversas temáticas ligadas à arquitectura e ao design de interiores.

A SHIStudio Interior Design tem a sua alma criativa na Designer de Interiores Sheila Moura Azevedo e conta com uma equipa pluridisciplinar para proporcionar serviços altamente completos e personalizados de arquitectura, com especialização em projectos de reabilitação, e de decoração, em regime chave na mão, para total conforto dos seus clientes. É um nome a reter para quem procura um conceito único para o seu projecto, seja pessoal ou empresarial, este é um nome a reter!

O espaço exterior—antes

A casa era antiga e charmosa, sendo já composta por um núcleo mais antigo e por uma adição mais moderna, onde se encontrava a cozinha. Na fachada tardoz, ambas os volumes abraçam um generoso espaço de exterior. Originalmente o espaço encontrava-se um pouco rústico, com árvores e plantas em crescimento confinado pelo cimento que cobria todo o terreno, impermeabilizando o solo e roubando naturalidade ao espaço.

O espaço exterior—

A intervenção veio depurar a fachada de elementos excessivos, harmonizando ainda mais os dois volumes como um todo.

O cimento desapareceu e os elementos vegetais foram expurgados de excessos para criar um espaço de exterior mais agradável e amplo, onde se destacam melhor os detalhes em pedra rústica que celebram a idade do edifício.

O hall de entrada—depois

Não sabemos bem como seria este hall de entrada antes da intervenção, apenas podemos apreciar a delicadeza e a precisão da imagem conseguida. Os mosaicos hidráulicos combinam-se com a madeira natural dos degraus, com os lambris ripados e com os detalhes em pedra e vidro da portada, numa harmonia retro vintage, com toques art deco, encantadora!

O corredor central, que divide a casa ao meio, dá entrada pelas laterais aos quartos e à área de cozinha e sala, e em frente ao pátio exterior. Esta disposição já lhe proporcionava bastante luz, que as cores claras vieram realçar e valorizar.

Distribuição espacial interior renovada

Na entrada lateral esquerda do corredor encontramos um quarto e, suíte, mas antes dele, está um átrio de acesso às escadas que levam ao sótão. Todas as superfícies rebrilham de simplicidade e veracidade de época, com especial destaque para o soalho em madeira maciça. E não deixe de reparar nas portas de correr que ajudam a preservar a amplitude espacial sem interferir com a preservação da imagem antiga do espaço.



A suíte

No quarto, o ambiente é marcado pelo soalho e pelas soleiras e ombreiras das janelas em pedra rústica, que mantêm a estética retro.

A parede separadora, que dá privacidade à instalação sanitária e o closet, foi forrada com papel de parede cinzento, com uma textura que dá uma bela continuidade à pedra das janelas.

O nicho espelhado é uma solução de organização e decoração que ajuda a dar ainda mais luz ao quarto.

É fácil imaginar neste quarto uma cama de cabeceira estofada com um estilo clássico e um sofá neoclássico com um candeeiro junto às janelas para fazer um canto de leitura romântico e pacífico… Esta é uma das muitas visões para este espaço cheio de potencial, certo?

A casa de banho da suíte

O pavimento cerâmico com acabamento rugoso da casa de banho recupera o cinza da pedra das janelas, dando coerência ao estilo do quarto. A casa de banho abre para o closet com uma generosa quantidade de arrumação e a sua simplicidade retro é perfeita para para se coadunar com a época da casa no seu todo.

Átrio de acesso ao quarto

Repare na deliciosa sensação de continuidade espacial entre ambientes, cortesia do soalho ininterrupto entre ambientes e das discretas portas de correr embutidas. É destes pequenos detalhes que se fazem os grandes trabalhos!

A cozinha antes

Vamos confessar já aqui:—A cozinha antes não estava má! Tinha um tom clássico que perdura, mas claro, precisava de mais luz e com certeza já não oferecia as melhores condições de utilização. Além disso estava separada da sala de estar, numa compartimentação desnecessária mas comum nas casas antigas. Vamos ver a mudança!

Cozinha e sala—depois

Uauuu! É esta a expressão que nos apraz dizer quando vemos esta mudança radical!

Amamos a exposição do tecto alto, com as vigas de sustentação de madeira a fazerem parte integral do estilo do espaço. Adoramos a simplicidade pura da cozinha, que se destaca sobre o cinzento do betão com as suas linhas quase minimalistas adoçadas pela presença da madeira e dos mosaicos hidráulicos que modernizam a tradição! Rendemo-nos ao espaço aberto aquecido pelo recuperador de calor junto às escadas… Haverá algo para não gostar? É impossível não cair de amores por este espaço moderno rústico, não é verdade?

Espreitando a casa de banho

A casa de banho de serviço é um cantinho diferente, onde o papel de parede concede uma nota irreverente à austeridade que a pequena área impõe.

Outro quarto—antes

O estilo deste quarto antes da intervenção não é de estranhar. Na verdade, tendo em conta a idade da casa era mesmo esta estética pesada e escura que se antecipava.

Outro quarto—depois

Depois… Um pouco de verde água de cinzento claro, o piso de madeira que caracteriza toda a casa, e a valorização da pedra original a enquadrar as janelas! Simplicidade perfeita!

A casa de banho—antes

Tal como seria de esperar, a casa de banho principal tinha o estilo em voga na época em que foi feita. Havia que trazê-la para o presente!

A casa de banho—depois

A sinfonia da luz que aumenta o espaço! Dificilmente vemos nesta casa de banho leve e com uma estética feita de modernidade combinada com apontamentos retro, a casa de banho da imagem anterior.

O sótão

E chegamos ao fim desta visita guiada no sótão agora renovada, onde as águas-furtadas e as madeiras da estrutura à vista criam uma atmosfera maravilhosa, perfeita para fazer um quarto ou um escritório com grande classe!

As plantas

Antes do adeus final a esta casa deixamos as plantas do projecto, para que possa ter uma percepção clara da distribuição espacial obtida.

Entre já em contacto com esta empresa e dê já início ao seu próprio projecto de reabilitação. Aqui ficam os dados de contacto:

Morada: Av. Menéres 691, 4450-191 Matosinhos e Leça da Palmeira

Telemóvel: 914309032

Site: www.shistudio.pt

Veja também um projecto de cariz empresarial da SHIStudio Interior Design, para descobrir o potencial de mudança para o seu negócio que este gabinete oferece no artigo ’Design de interiores e decoração para loja de chocolates no Porto’.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine