Tudo o que Precisa de Saber para ter um Jardim Bonito—21 Exemplos!

I. Gaspar—homify I. Gaspar—homify
Moradia Unifamiliar - Palmela, Tiago Tomás Arquitecto Tiago Tomás Arquitecto Modern Garden
Loading admin actions …

O verão está mesmo à espreita, já não faltam muitos dias para desfrutarmos do calor, do sol e dos dias longos, depois de um inverno tão longo e rigoroso. Por isso, vamos pôr mãos à obra e vamos tratar do nosso jardim, das nossas flores, cortar a relva, pensar em comprar finalmente o mobiliário de jardim e, evidentemente, cuidar da piscina para dar uns bons mergulhos.

Então, para o inspirar, a homify reuniu 21 exemplos de jardins. Todas as imagens são creditadas por profissionais portugueses registados na nossa plataforma. Por isso, se tiver alguma dúvida, só precisa de clicar em cima da foto e aceder ao perfil, onde encontrará os respetivos contactos.

Além desta boa dose de inspiração, preparámos algumas dicas e conselhos para que possa cuidar melhor do seu jardim, deixando-o (ainda) mais bonito!

Quer ver como? Então, acompanhe-nos!

1. Analisar o jardim

Antes de embarcar na jardinagem, deve ser razoável, pois é importante limitar-se nas suas intenções, de acordo com o tempo que deseja dedicar ao seu jardim. Este é um espaço que exige muita observação. Precisa de analisar regularmente e ver se as plantas precisam de algo. É melhor começar com um pequeno espaço que seja fácil de manter.

Uma solução é optar por plantas mais simples de cuidar e criar um jardim com pedras, parcial ou totalmente.

2. Pedras de jardim

Há tantas opções incríveis para delimitar jardins e incluir pedras. Este jogo de materiais e cores confere uma dinâmica incrível, quer em termos estéticos, visuais e de volumes. Além disso, as pedras no jardim poupam trabalho, já que são zonas que não requerem nenhuma ou pouca manutenção.

3. Calçada portuguesa no jardim

Já se tinha lembrado de colocar calçada portuguesa no seu jardim? Se ainda não, temos a certeza que irá adorar esta sugestão, pois além de ser bonita, também lhe poupa horas de manutenção.

4. Crie privacidade no seu jardim

É importante criar um jardim intimista e privado, por isso, deve encontrar soluções para dar mais privacidade ao espaço. Além disso, dá logo outro sentimento ao jardim. Pode optar por painéis de madeira, PVC, ferro forjado, metal ou outro material. Também pode comprar plantas e arbustos, e escolhê-los já em flor e grandes o suficiente para que o efeito esteja lá desde o momento do plantio.

Leia: 23 vedações para jardim baratas, mas eficazes (e com estilo!).

5. Optar por um jardim minimalista

Gosta do estilo minimalista? Também não quer ter muito trabalho, nem despesa para cuidar do seu jardim? Então, opte por algo tão simples assim. Aqui, o menos é mais e tudo está numa perfeita sintonia. Como vê, não precisa de ter um grande investimento para ter um projeto de jardim incrível. Pode sempre contratar um profissional especialista, para criar o seu jardim de sonho. Veja a lista de profissionais: aqui.

7. Plantas de casa já crescidas

Deixe-se levar pela compra por impulso com a vasta gama de plantas oferecidas em vasos, já em flor, sejam perenes ou arbustivas. Cria garantidamente um efeito imediato! Mas certifique-se de humedecer bem a raiz, plantá-la imediatamente e seguir as regas.

Escolha plantas que acabaram de florescer ou que estejam, ainda, fechadas para um efeito mais duradouro.

8. Plantas suspensas

Faça diferente e procure ideias atuais! Para decorar o seu jardim, pode optar por estas pequenas oliveiras suspensas. Não só ficam super decorativas, como também criam uma dinâmica vertical muito interessante.

Pode apostar por suspender várias, com diferentes alturas, para dar este visual irreverente.

9. Oliveira no jardim

Se no exemplo anterior vimos pequenas oliveiras, agora partilhamos uma árvore grande e desenvolvida. Não é segredo para ninguém que as oliveiras são das árvores mais procuradas para ornamentar jardins, não só por aquilo que significam, mas também pelo seu lado rústico e a sua fácil adaptação.

10. Mobilar o jardim

Depois de cuidar do seu jardim e ter plantado o que idealizava, é importante instalar nele alguns móveis para poder desfrutar desse espaço. Geralmente, o mobiliário de jardim (mesas de jardim, cadeiras de jardim, etc.) é útil quando queremos descansar um pouco e receber amigos no nosso jardim.

Para tal, pode optar por espreguiçadeiras ou móveis de jardim. A opção que selecionar será baseada nas suas preferências e estilo de vida, mas seja qual for a peça de mobiliário que irá instalar no seu jardim, esta deve trazer mais à sua decoração.

11.

Este sofá de jardim é uma peça de mobiliário incrível para se ter num jardim, mas antes de se deixar levar pelo lado estético da peça, deve garantir que tem espaço suficiente para o ter. Meça corretamente o seu jardim e não se esqueça de deixar espaço para circular.

Deve sempre escolher peças de mobiliário proporcionais ao lugar, mantendo coerência e harmonia.

12.

Existem opções mais simples, mas igualmente bonitas!

13. Lareira elétrica no jardim

Já pensou em incluir uma lareira elétrica para dar uma conforto ao seu jardim? Se ainda não, depois de ver esta inspiração, não irá pensar noutra coisa! Além de criar um efeito visual incrível, proporciona uma atmosfera inesquecível, nomeadamente quando os convívios se prolongam pela noite dentro, no jardim.

14. Jardim vertical

Se quiser dar um efeito visual diferente ao seu jardim, como tapar alguma parede ou criar uma atmosfera mais zen, pode perfeitamente criar um jardim vertical.

Recomendamos que este trabalho seja feito por um profissional especializado. Leia mais sobre este tema, neste artigo: Jardins verticais: o futuro passa por eles!

15. Jardim com diversidade de plantas

Que plantas escolher para ornamentar um jardim? É sempre uma grande dúvida, mas a verdade é que a resposta dependerá sempre dos seus gostos pessoais, mas também do tempo que dispõe para cuidar das plantas. Informe-se sobre os cuidados necessários de cada planta, antes de comprá-la, porque algumas requerem mais cuidados que outras e se não tiver muito jeito, nem tempo, poderá estar a gastar dinheiro em vão.

Por exemplo, as palmeiras e as bananeiras conferem um ambiente exótico e não requerem grandes cuidados.

16. Um pequeno jardim

Pode dividir o seu jardim assim! Deixando apenas uma pequena parte para plantas, árvores ou horta e o resto fica revestido num material à sua escolha, como deck de madeira, cerâmica ou calçada portuguesa.

É uma opção muito bonita e perfeita para instalar o mobiliário de jardim, para desfrutar do verão!

18. Criar um caminho

Pode criar um caminho no seu jardim, para evitar de andar na relva. Além de ficar bem, em termos visuais, torna-se muito prático também.

A mistura de cores e materiais resultou muito bem neste projeto. O ambiente está relaxante e intimista.

19. Que relva escolher?

A escolha da relva é sempre um dilema num projeto de jardinagem: artificial, tapete ou natural?

De facto, é mais uma questão pessoal, que tem a ver com o seu orçamento e disponibilidade, mas para tirar todas as suas dúvidas, leia sobre as vantagens e desvantagens de cada opção: Relva em tapete, artificial ou natural – solução para quem não quer ficar a ver a erva crescer!



20. Decorar o jardim

Depois de ter escolhido as flores, as plantas, a relva, o material, os revestimentos, as vedações… É necessário pensar nos detalhes decorativos do seu jardim. É muito importante dar-lhe um toque pessoal, tal como faz dentro de casa. No fundo, o seu jardim é a extensão da sua casa, por isso, cuide dele da mesma forma!

21. Casas com piscina

E, por fim, não podíamos concluir o nosso artigo sem um exemplo de uma casa com piscina! Ter uma piscina em casa é, sem dúvida, um luxo, mas que dá muito mais alegria ao ambiente e aos seus moradores!

Piscina pequena ou grande, se tiver essa possibilidade não hesite em considerá-la, porque a casa fica mais valorizada.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine