15 sensacionais ideias de iluminação (de tecto, de pé, de parede, etc.)

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
JA1 HOUSE, Traçado Regulador. Lda Traçado Regulador. Lda Modern Living Room Stone
Loading admin actions …

Na língua inglesa, usa-se muito a conhecida expressão make it or break it. Traduzida de forma não literal, esta expressão, em português, seria qualquer coisa como fazer ou desfazer ou ser bem sucedido ou fracassar. Ora, a iluminação é o make it or break it de um projecto de decoração ou de design de interiores. Um espaço, por muito interessante que seja do ponto de vista estético, terá tudo a perder se for mal iluminado. A luz traz conforto, assegura a funcionalidade dos ambientes e torna-os mais intimistas.

Um candeeiro pode fazer toda a diferença num espaço, quase como uma maquilhagem bem aplicada pode iluminar um olhar ou um rosto. Aliás, não raros são os projectos de ambientes minimalistas onde é um candeeiro que cria um ponto de interesse; e isto acontece em todas as divisões da casa! A luz é importante em qualquer uma delas e deve ser pensada de acordo com as actividades levadas a cabo em cada uma.

Hoje, e para o inspirar a escolher os candeeiros para a sua casa e, por conseguinte, a melhorar a iluminação em cada zona, queremos partilhar consigo 15 sensacionais ideias de iluminação. Por detrás destes projectos estão alguns dos mais prestigiados gabinetes portugueses de arquitectura, design e decoração.

Ora veja.

1. Candeeiros de tecto como protagonistas da cozinha

Começamos por uma espectacular cozinha de estilo minimalista onde se privilegiaram armários com frente branca e sem quaisquer adornos. A cozinha abre-se para uma zona de refeições e acomoda uma ilha que aparta ambas as áreas. Sobre a ilha, desemboca uma série de candeeiros de tecto, com abajures volumosos, que tornam esta superfície mais funcional e enriquecem, ainda mais, o design do espaço. Esta é uma excelente solução para cozinhas com ilha central. O globo pode ser da cor que prepondera no ambiente ou ser de um tom diferente para contrapor a base cromática.

2. Um elegante candeeiro em preto para criar um contraste na sua sala

3. As luzes LED são a opção mais sustentável. Além disso, são perfeitas para ambientes modernos!

Habitamos um mundo que enfrenta problemas ambientais sérios, pelo que seria impensável não incluirmos, neste livro de ideias, projectos com iluminação LED. São cada vez mais as famílias que optam por lâmpadas LED e por spots LED embutidos no tecto. Para além de muito mais sustentáveis, as LEDs criam este efeito impressionante nos ambientes—tipo céu estrelado -, pelo que se junta o útil ao agradável. Para uma sala de estar, sugerimos LEDs com efeito amarelado e até 2700K. Não use luzes incandescentes se a sala for pequena ou baixa, visto que estas sobreaquecerão o espaço.

4. LEDs na zona de estar e um candeeiro de tecto moderno para iluminar e marcar a zona de jantar

5. A elegância e versatilidade dos candeeiros de pé

Os candeeiros de pé podem servir vários fins. Numa sala de estar, por exemplo, podem ser usados para criar um simpático recanto de leitura, tal como se vê na imagem. Basta, para isso, estarem ao lado de uma poltrona. No entanto, também pode colocar o seu candeeiro de pé ao lado do sofá ou até numa esquina para preencher um canto vazio e escuro. Um dos pontos fortes destes candeeiros é, precisamente, a versatilidade. São altos, esguios e práticos, por isso adequam-se a diferentes funções e podem ser facilmente levados para outras divisões. Um candeeiro de pé tem sempre lugar numa casa, até mesmo se esta for pequena.

6. No seu quarto, também pode colocar um candeeiro de pé ao lado da poltrona

7. Dois candeeiros de tecto simples e finos a substituir os tradicionais candeeiros de mesa de cabeceira

8. Candeeiro de parede no hall de entrada

Se pensarmos bem, todos os candeeiros têm lugar em todas as divisões da casa. Como dizíamos na introdução, a iluminação é fundamental em qualquer espaço. O hall de entrada é uma divisão que as pessoas nem sempre sabem como decorar, até por se tratar de uma zona de passagem. Na imagem, vemos como os designers criaram uma composição apelativa através do uso de uma (muito pequena) consola, de um quadro e de um candeeiro de parede com cabeça flexível. Adoramos a originalidade!

9. Um candeeiro de parede sobre o sofá é, também, uma opção criativa e prática! E por que não em dourado?

10. Tiras LED na cozinha

As cozinhas pedem uma iluminação funcional e moderna e os arquitectos e designers sabem-no. Na cozinha da imagem acima, é impossível não reparar nos frisos LED que atravessam o tecto e os armários superiores. Estes frisos LED proporcionam-lhe um toque diferenciador e futurista. Já tinha pensado nesta solução para a sua cozinha? Para além de se adequar ao espaço, é uma tendência que veio para ficar!

11. Candeeiros com uma presença impactante na sala de jantar

12. Vários candeeiros sobre a mesa

Os seus amigos conhecem-no pelos seus dotes como anfitrião? Então, impressione-os! Complemente a sua mesa de jantar com um ou mais candeeiros que criem um ponto focal no espaço. Pode inspirar-se neste projecto em que um conjunto de candeeiros—todos iguais, mas com tamanhos diferentes—coroam a mesa de jantar moderna.

13. Uma peça delicada e em dourado para uma sala de jantar moderna e sofisticada

14. Não se esqueça da iluminação exterior

A iluminação é fundamental numa casa, tanto no interior como no exterior. No exterior, há várias razões para não dispensar um bom projecto luminotécnico: a segurança, a sinalização de zonas mais perigosas (sobretudo para quem tem crianças ou animais domésticos) e, claro, a componente estética. Tudo fica mais bem iluminado, por isso espalhe os pontos de luz de forma cirúrgica para que eles assinalem o que de melhor tem o seu jardim.

15. Vários tipos de iluminação para dar resposta às diferentes necessidades decorativas e práticas de um espaço



Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine