24 terraços que o vão inspirar a remodelar o seu

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
homify Modern Terrace
Loading admin actions …

O terraço é como uma extensão da casa que, por vezes, permanece sem uso. Se tem o privilégio de contar com um espaço desta natureza, não o desperdice. Lembre-se dos dias mais quentes e dos momentos com amigos e família em torno de uma mesa cheia de petiscos deliciosos. 

Não precisa de um grande orçamento para remodelar o seu terraço. Com uma boa limpeza, a alteração ou a reparação de revestimentos e uma decoração simples e acolhedora, o ambiente transforma-se de imediato. 

Mas, para que não lhe falte nada, deixamos-lhe, neste livro de ideias, 24 imagens de terraços nos quais se pode inspirar para devolver uma nova vida ao seu.

Vamos vê-los? Tome nota. 

1. Um terraço com balcão para bar

Neste terraço, a cobertura é em madeira. A estrutura é leve, mas adequa-se à atmosfera da área e protege o móvel da parede que tem os copos e bebidas. O estilo do bar é rústico e não faltará uma boa iluminação ao cair da noite. A superfície em madeira surge sobre um volume em betão aparente ao qual estão adjacentes três cadeiras de pé alto, também em madeira rústica. 

2. Uma porção coberta no terraço

As condições climáticas são imprevisíveis, pelo que é oportuno ter uma parcela do terraço coberta. Neste caso, sob a zona resguardada, construiu-se um bar com bancos e muita iluminação. Está feito o ambiente para receber os amigos. Esta área podia ter uma mesa em vez de um balcão. Tudo dependeria das pretensões e necessidades de cada um.

3. Se não quer construir uma cobertura, use um guarda-sol

Este terraço não é amplo, mas a área de que dispõe foi suficiente para se inserir uma mesa generosa para receber amigos e família. Ao fundo, houve ainda espaço para um balcão de apoio e não faltam apontamentos decorativos a contornar o perímetro. Tudo é possível com uma boa distribuição.

O outro lado do terraço contém um grelhador portátil

4. Espaços separados

Para desfrutar de maior privacidade, considere instalar uma estrutura em madeira que envolva a zona de estar.

5. Com exaustor

O nosso quinto projecto mostra-nos como um terraço pode conter uma cozinha (e pêras!) com todo o equipamento necessário para um usufruto mais cómodo. O exaustor evita cheiros e maus odores quando se prepararem os tão desejados grelhados. O balcão em madeira é muito confortável e prático para refeições informais. Por fim, a pérgola é composta por um material sintético que deixa entrar luz natural, mas não a chuva. 

6. Um guarda sol colorido

Pode improvisar e servir-se de uma mesa e de um guarda-sol para criar uma pequena, mas confortável área de refeições no exterior. As cores, neste terraço, transmitem alegria e energia positiva. Repare, ainda, no grelhador portátil. Quer solução mais prática? 

7. A madeira rústica

O que acha desta mesa e bancos rústicos? Os bancos compridos são óptimos porque cabe sempre mais um ou outro.

8. Pouco espaço, mas bem aproveitado

Como já mencionámos, não precisa de ter um terraço muito grande para o aproveitar com qualidade. Basta distribuir os elementos de forma cirúrgica e escolher uma paleta cromática adequada. A luz pode ser directa e indirecta. 

9. Com um tecto retráctil

Este terraço é especial, pois ostenta uma cobertura retráctil, ou seja, pode ser usado totalmente ao ar livre ou completamente tapado. O investimento é maior, mas a versatilidade compensa. 

10. Design eclético, alegre e interessante

Com objectos diferentes, cores, estilos e arte criou-se um ambiente ecléctico, alegre e cativante.

11. Uma cama de rede que serve como transição entre o jardim e o terraço

A cama de rede é o epítome do lazer e não pode—ou não deve—ser dispensada num terraço. Para ler um livro, dormir uma sesta, ouvir música… pode usá-la para diversos fins. Neste caso, serve também para separar a zona de refeições da área adjacente. 

Do outro lado, um cómodo e prático sofá com base em betão

12. Com balcão e mesa

Por baixo de uma cobertura em tela, está uma mesa ampla e um balcão tipo bar acompanhado por cadeiras transparentes de design. A utilização de diferentes materiais, cores e texturas criou um ambiente vibrante e confortável para toda a família. 

13. Linhas formais, muita madeira e cadeiras cinza

Para quem aprecia um estilo mais sóbrio e formal, a madeira é um dos materiais a ter em conta. Neste projecto, aparece complementada por sofisticadas cadeiras em cinza escuro.

14. Madeira em abundância

E por falar em madeira, não podíamos deixar de lhe mostrar este projecto no qual o material também aparece em abundância, desta vez combinado com branco. 

15. A extensão da sala

Um alpendre que surge como extensão na sala e que foi utilizado de forma compacta. Há grelhador, forno e ainda uma agradável mesa com cadeiras em vime. A iluminação e a materialidade são determinantes para ditar a comodidade do espaço. 

16. Uma cozinha que podia ser no interior

Se tem possibilidade para investir, por que não criar uma cozinha no exterior da sua casa com tudo aquilo que é necessário—deste bancadas, passando pelos armários e pelo exaustor? O acabamento em madeira dos móveis tem uma cor natural que representa um universo mais tradicional, mas sem ser austero. 

17. E que tal este terraço?

Um projecto moderno, simples e prático no qual os detalhes fazem a diferença. Repare nos pés dos bancos e na forma como os vasos se encostam à parede, adornando-a. O projecto prevê também a inclusão de uma televisão (do lado direito). 

Pode-se inspirar neste móvel para criar o seu: guarde tudo e mais alguma coisa de uma forma original

18. Tijolos para o eterno estilo rústico

O tijolo é um material que nunca nos deixará ficar mal num terraço, tampouco na construção de um forno de lenha. É ele o protagonista deste terraço.

19. Cobertura em madeira e volumes em betão

O betão é tendência e fica particularmente bem quando combinado com a madeira. Um material é frio e minimalista, o outro é caloroso e familiar. Juntos, formam um par perfeito. Destacamos, ainda, os bancos coloridos a dar vida ao espaço. A mesa em madeira surge enquanto prolongamento das bancadas. 

20. Azulejos das cores do fundo do mar

Neste terraço, os azulejos são os elementos que mais chamam a atenção. As cores sugerem as dos mais paradisíacos mares. A madeira dialoga com estas tonalidades e propicia naturalidade à área. 

21. Tijolo, granito e madeira

Neste terraço maior, aproveitou-se todo o espaço e inseriu-se um forno e um grelhador com exaustor. Tudo a postos para preparar uma refeição. 

Veja a nossa lista de profissionais para a instalação de sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado

22. Um grande forno de lenha a dominar o terraço

É o ponto focal deste terraço no qual a mesa e as cadeiras em tecido não ficam nada atrás.

23. Com cores alegres

Sem muito espaço, mas com bom uso de cores. Este terraço foi devidamente preparado para se desfrutar do ar livre. Contém um exaustor moderno em aço e móveis com um vibrante tom verde que combinam com a natureza envolvente. A mesa é simples e rústica.

24. Moderno

Neste apartamento, a varanda converteu-se num espaço que serve como extensão da área social. Os materiais e decoração são modernos e elegantes.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine