Cantos e Recantos

Rita Paião—Homify Rita Paião—Homify
DECORACIÓN TEXTIL, Muebles Flores Torreblanca Muebles Flores Torreblanca Living room
Loading admin actions …

Recantos e zonas confortáveis para estar sentado a relaxar não têm de ser necessariamente em salas de estar. Cantos criados para se dedicar à leitura ou ao relaxe podem ser conseguidos em corredores, salas de jantar, quartos, escritórios e até em closets. São normalmente espaços sem nenhuma função aparente que se tornam mais vividos com a aplicação de uma zona de descanso. Os mais famosos e mais desejados são sempre os que são junto à janela aproveitando a vista e toda a luz natural vinda do exterior.

Decidimos escrever um artigo que mostrasse alguns exemplos destes espaços e cantos especiais. Especiais porque dão vida aos interiores pela sua beleza e delicadeza e especiais ainda pelo seu lado prático e versátil.

Acha que já não teme espaço para mais nada em sua casa? Veremos…  

Vamos ler?

Quando janelas não são do chão ao tecto a altura que fica entre o chão e o inicio da janela pode ser aproveitada encostando um sofá encastrado ou de embutir neste mini espaço. Tem de ser a maior parte das vezes feito à medida para caber como uma luva no espaço pretendido.

Uma mais valia será aproveitar a sua altura para arrumação e zonas de armazenamento, com gavetas ou portas. Há sempre coisas que poderá guardar com facilidade, como edredons, cobertores ou mesmo sapatos.

A base é coberta com um colchão forrado num tecido a gosto e depois muitas almofadas tornam o espaço mais confortável e mais acolhedor. Durante o dia a luz natural é suficiente para ler, mas à noite os candeeiros de parede iluminam de forma artificial.

Vamos (os dois) descansar?

Mais uma vez o espaço para relaxar e descansar foi colocado a par com a janela. Aqui a arrumação inferior foi ocupada pela cama do gato e por isso esta zona é para os dois descansarem, o dono e o gato, claro.

Nestes cantos e recantos é importante nunca faltar luz artificial para compensar a natural que ao longo do dia é forte e suficiente. Também tomadas e fichas são importantes pois a qualquer altura poderá ficar sem bateria no seu computador portátil ou telemóvel impedindo que continue o trabalho em curso.

Aqui também se pode dedicar aos bordados ou à costura. Está na hora de cozer aquele botão ou aquela meia colocada há séculos de lado…

Vamos estudar?

Junto mais uma vez a uma janela 4 peças fazem o canto especial: secretária, cadeira, tapete e mala. Aqui pode ler um livro, estudar ou colocar papelada em dia. Os objectos ocupam pouco espaço e criam uma função neste espaço de muita luz natural e de vista privilegiada para o exterior.

Tem uma janela com boa luz e boa vista? Aposte nem que seja num puff ou numa boa poltrona, a solução será muito práctica e ainda uma tendência.

Vamos petiscar?

Numa cozinha de pequenas dimensões uma zona de refeições minúscula pode ser criada com uma mini mesa e duas cadeiras. Se for junto a uma janela melhor, claro! 

Aqui a mesa de tampo em mármore é conjugada com duas cadeiras de madeira de design antigo—Cadeira Thonet de Michael Thonet  em 1830 - que posteriormente foram pintadas de amarelo conseguindo além de um ar vintage um toque de cor neste espaço que se quer brilhante e luminoso e para isso nada melhor que a cor do sol!

Vamos relaxar?

Um sofá individual ou uma boa poltrona poderão ser a sua melhor companhia em momentos de sestas ou de leitura. Sabe aquela altura em que tem a casa cheia de familia e está tudo a ver um filme ou um jogo de futebol e o programa não a seduz? Vá para o seu quarto ou escritório e sente-se no seu canto confortável e abstraia-se das vozes de fundo ou coloque uma musica relaxante e tire 1 hora só para si ..

Vê como um espaço extra dá sempre jeito?

Vamos apreciar?

Tal como o exemplo superior esta poltrona também é de uso individual mas esta é logicamente menos confortável. Assim sendo recomendamos menos tempo aqui passado. Poderá ser um canto numa sala de estar e lá poderá sentar-se a apreciar o resta da família espalhada pelos sofás .. a delicada poltrona de design florido é bastante feminina e será certamente a peça da sala. O banco/mesa de apoio branco em conjunto com o castiçal decoram e em alturas de necessidade são as peças mais funcionais!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine