Tiago Patrício Rodrigues: um universo de histórias para contar

Daniela Alves Daniela Alves
Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores, Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores Kitchen
Loading admin actions …

 A história de Tiago Patrício Rodrigues já não lhe será de todo desconhecida. Já lhe apresentámos vários livros de ideias inspiradores: da Casa Ideal 2012 aos belíssimos detalhes estivais da Casa de Santa Cruz à beira-mar. 

Hoje revisitamos o universo do arquitecto português e as mil e uma histórias que os seus projectos encerram. A missão de Rodrigues é, conta-nos o próprio “aproximar o “espaço’ às pessoas, conferindo-lhe todas as qualidades imprescindíveis ao conforto e bem-estar, sem esquecer a estética e sobretudo a história e a vivência pessoal de cada cliente.”

Desta vez vamos percorrer as várias divisões e mostrar-lhe as soluções de Tiago Patrício Rodrigues para cada uma delas. Directamente de um portfólio de projectos de arquitectura e design de interiores intemporais e simultaneamente carregados de contemporaneidade. Confessamos que foi muito difícil escolher apenas estas imagens!

No hall de entrada da Casa Ideal

Este hall de entrada pertence ao projecto Casa Ideal 2012 e baseia-se no cruzamento intercultural entre Portugal e Brasil, assinalando o ano do Brasil em Portugal.

Primeiro capítulo de uma habitação, o hall de entrada é uma divisão-chave e Tiago Patrício Rodrigues sabe disso. Por isso, estabelece logo a partida aura da habitação. Em destaque as malas e o globo a lembrar viagens passadas, flores e cores a evocar uma certa ideia de tropicalismo, com um toque rústico e colonial. Tudo isto envolvido por paredes em tom de cinzento criando um resultado quente e sedutor.

E aqui com mais pormenor, podemos ainda reparar nas interessantes peças decorativas, algumas marcadamente portuguesas, outras evidentemente originárias do outro lado do Atlântico. E ainda espreitar a sala de estar.

Na sala de estar do Apartamento Saldanha

Este acolhedor e luminoso apartamento lisboeta combina uma paleta cromática vibrante e divertida, cheia de cores garridas, elementos de arte, mobília moderna e alguns achados vintage irresistíveis. Peças de Design histórico, com raízes nos anos 50 e 60 do Séc. XX. O resultado é um puzzle eclético de referências, um quadro de um certo romantismo contemporâneo, como nos propõe Rodrigues.

Os interiores reabilitados são uma viagem constante entre passado e contemporaneidade. Nas palavras do próprio autor ’Um espaço de tempos e memórias. Um apartamento T6 Belle Époque, procura a sua memória inicial a par de uma nova vivência contemporânea.’ Admiravelmente intemporal! 

Quarto do Duplex Olivais

Em poucas palavras: simplicidade e contrastes. Marcada pelo estilo moderno, esta reabilitação não deixa de fora o inconformismo e originalidade a que Tiago Patrício Rodrigues já nos habituou. Na imagem, um quarto marcado pelas cores — as cores frias como o branco e o azul petróleo que cobrem a parede da cabeceira da cama e a cor da madeira que reveste o piso. Um puzzle de cores e materiais que cria um ambiente clean e sofisticado.

Na cozinha do Apartamento A3

Num edifício cuja fachada é art nouveau, um movimento considerado uma importante transição entre o Historicismo e o Modernismo; esta cozinha encerra múltiplas referências artísticas e decorativas, evocando um certo look retro e um certo revivalismo da pop art. Candeeiro amarelo, loiça de casa da avó, mosaicos cor de laranja na zona do fogão, um poster antigo. Uma breve viagem aos anos 50/60, a um dos grandes temas da decoração retro: cores fortes e vibrantes à boa maneira da pop art.

Cor e boas energias nesta divisão.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine