Casas a preços acessíveis

Daniela Alves Daniela Alves
CASA TRANSPORTABLE ÁPH80, ÁBATON ÁBATON Prefabricated home
Loading admin actions …

Pensar em construir uma casa é uma das decisões mais difíceis de uma vida inteira. Em cima da mesa há muito em jogo: a complexidade de projectar a longo prazo, a preocupação com a sustentabilidade e o ambiente, os custos envolvidos e alguns imponderáveis. 

A Homify sabe disso e por isso preparámos um catálogo de ideias dedicado a habitações low cost. Navegue pelos vários cenários e opções habitacionais e inspire-se. Hoje: nada de luxos, tudo funcional, criativo e com muito bom gosto.

E como tudo o que faz na sua casa, a regra número 1 é: inspire-se! Podemos começar?

O futuro é agora

Mais um exemplo de habitação low-cost. As Cube, da empresa galega com o mesmo nome, começam nos 16.900 e podem ir até aos 98.000 euros, dos 36 (Cube Basic) aos 96 metros quadrados. Vivendas versáteis e dinâmicas, fabricadas de modo completamente artesanal, às quais pode ir acrescentando detalhes e mais módulos, de acordo com as suas necessidades.

Pré-fabricados

A construção em madeira pré-fabricada é uma solução muito inteligente e económica. Uma óptima alternativa à alvenaria e ao aço, um material de grande fiabilidade e altamente ecológico e sustentável. A madeira absorve o CO2, ao contrário dos outros materiais que o libertam para o meio ambiente, para além de absorver o calor e assegurar um excelente desempenho térmico e baixos consumos. 


Esta que vemos foi assinada pelo atelier NOEM e instalada na Serra Espadà, em Espanha. O resultado é uma vivenda moderna e ecológica à medida do sonho dos proprietários: construir uma casa modular, pré-fabricada, em madeira, com conforto e eficiência máximos.

A moradia veio construída da fábrica, o que se revela uma vantagem não só ao nível da economia de tempo, mas também porque os materiais (para além da madeira, tijolos de lã, fibra de madeira e algodão) sendo produzidos em série, apresentam preços mais acessíveis do que no caso dos materiais usados na construção tradicional.

No total, do fabrico à instalação, esta moradia de montanha demorou um total de dez semanas. A instalação e montagem decorreu num período de apenas uma semana, e como sabemos, tempo é dinheiro.

Casa portátil

Já espreitou a casa móvel ÁPH80? Um projecto de 27 metros quadrados que parte de um design simples e ecológico,  construída a partir de materiais reciclados e revestida a cimento. Mais uma vez, a execução demorou umas impressionantes 8 semanas. O valor? Desde € 21.900.

Viver a inspiração

E como por aqui o nosso lema é: viver a inspiração, não resistimos em terminar com um frame de um projecto português. Fechamos este livro de ideias com a Casa no Gerês, do gabinete de arquitectura portuense Correia/Ragazzi, onde o betão e os interiores em madeira se fundem em pleno com a natureza. Um final que é uma lufada de ar fresco e inspiração, para quando projectar a sua habitação low cost.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine