Uma cozinha como nunca viu!

Catarina Rodrigues—Homify Catarina Rodrigues—Homify
Cozinha na Lapa, VSS ARQ VSS ARQ Kitchen
Loading admin actions …

A cozinha é uma das divisões mais especiais de qualquer habitação. Historicamente a cozinha sempre foi um local de encontro e partilha. É lá que as famílias se encontram e partilham refeições e momentos únicos. Com a evolução tecnológica, o estilo de vida também sofreu alterações, e muitas dessas  mudanças também se traduziram na organização espacial das habitações. Se antigamente o acto de cozinhar  requeria muito mais tempo e dedicação, hoje em dia graças ao progresso tecnológico, precisamos de passar menos tempo na cozinha e podemos aproveitá-lo de outras formas! 

O projecto que hoje lhe trazemos surgiu precisamente da vontade de reabilitar uma antiga cozinha de uma habitação na Lapa. O projecto de reabilitação foi da autoria da arquitecta Vanessa Santos Silva, e consistiu numa remodelação total. 

A cozinha antiga transformou-se num espaço moderno, funcional e cheio de detalhes incríveis que seguidamente lhe iremos mostrar! Venha daí!

Uma cozinha irreconhecível!

Este foi o resultado final desta magnífica reabilitação. O que foi outrora uma cozinha antiga é agora um espaço amplo, luminoso, moderno e funcional! Esta perspectiva permite observar a relação entre a divisão da cozinha com o resto da casa.

Um dos pormenores mais especiais que saltam imediatamente à vista é o pavimento de mosaico tipicamente português. As cores principais escolhidas para caracterizar esta divisão foram o preto e o branco. Uma união contrastante mas ainda assim, única!

Cozinha linear

A cozinha desenvolve-se linearmente ao longo de uma forma rectangular estreita. Neste sentido, e com o objectivo de aproveitar o espaço de uma forma inteligente, a solução passou por colocar um grande balcão que se desenvolve em toda a extensão longitudinal desta divisão. Por sua vez, este balcão, possui uma fileira de armários em cima e em baixo, assegurando assim uma arrumação funcional nesta divisão.

Funcionalidade acima de tudo!

Com o objectivo de tornar este espaço mais amplo, toda a parte de arrumação foi escondida através a colocação de armários que se fundem com as próprias paredes, criando assim um ambiente minimalista e sem grandes obstáculos visuais. 

A arrumação surge assim como sendo uma extensão da própria divisão, permitindo uma grande funcionalidade espacial sem causar um grande impacto visual.

Luminosa e incrível

Esta imagem mostra-nos de uma forma clara e directa como se desenvolve o balcão e a arrumação ao longo desta cozinha moderna! 

A iluminação certa no local exacto permite criar um ambiente sofisticado e contemporâneo. Repare como a luz que se situa em baixo do móvel superior cria uma grande ilusão de óptica acentuando ainda mais a leveza deste móvel brilhante.

O ambiente branco, claro e luminoso é quebrado pelo padrão forte do pavimento de mosaico, criando assim uma dinâmica espacial incrível e contemporânea.

Cantinhos funcionais

Esta cozinha reserva ainda algumas surpresas, entre elas destacamos este cantinho funcional exclusivamente dedicado à lavagem da roupa.

O facto de este espaço estar recuado em relação à parede principal permite criar uma grande privacidade e até esconder este local de serviço. É verdade que a nível estético, estes espaços nem sempre são tão agradáveis, mas quer queiramos quer não precisamos deles para manter a harmonia e a ordem na nossa casa. 

E esta foi sem dúvida, uma forma incrível de conseguir juntar o útil ao agradável e assim criar um espaço recatado, privado e super funcional!

Detalhes modernos e eficazes!

Terminamos este artigo com a revelação de mais um detalhe incrível e funcional desta cozinha. Embora esta divisão seja independente das outras possui uma abertura, para além da porta, que se situa imediatamente adjacente à entrada. Já reparou? Pois é, esta simples abertura permite a passagem dos pratos directamente para a sala de jantar, de uma forma super rápida e eficaz!

Se adorou esta cozinha moderna este artigo é para si: Cozinhas com contrastes únicos que certamente o irão impressionar!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine