Cozinhas com ilha: interpretações contemporâneas

Daniela Alves Daniela Alves
Classic FF - Esprit, LEICHT Küchen AG LEICHT Küchen AG Modern Kitchen
Loading admin actions …

Centros nevrálgicos da vida de uma casa, as cozinhas reeinventaram-se ao longo dos tempos, mas preservam a sua maior qualidade: é aqui que a família se reúne à volta das horas de refeição. Mesmo que o pequeno-almoço, o almoço ou o jantar sejam servidos numa sala de jantar; a cozinha continua a ser o centro de acção destas horas tão importantes na vida das casas portuguesas. 

As cozinhas com ilha — o nosso artigo de hoje — são um clássico que nunca passa de moda e que se adaptam a todos os estilos de decoração.

Nas diferentes ilhas de cozinha que lhe apresentamos hoje, as preocupações centrais foram a liberdade de movimentos, o design funcional, a arrumação e claro, o charme e a elegância.  Se é adepto da chamada cozinha americana e está a pensar remodelar a sua, fique connosco.

Mármore, sempre uma escolha requintada

O requinte também têm lugar na cozinha. Repare nesta ilha, de chão em madeira, e a ilha revestida a mármore, encimada por um candeeiro clássico. Um charme.

Conceito: Aço total

As paredes em tijolo, o chão em madeira são responsaáveis pelo ambiente industrial. Mas a estrela desta cozinha é mesmo esta ilha totalmente em aço inoxidável, polido e resplandecente. Uma opção que arrasta consigo uma atmosfera cosmopolita, urbana, carismática. Ideal para personalidades que prezam a sofisticação.

Clássico e romântico

A inspiração é clássica, com uns apontamentos românticos, mas isso não impede esta cozinha de ser muito prática. A ilha central — iluminada com muito bom gosto e classe — é a guardiã dessa funcionalidade, com inúmeras opções de arrumação, espaço para refeição e área de trabalho. A condizer com almoços de amigos ou a dois.

Explosão de cor

Toque moderno com cores e contrastes que misturam referências retro com reminiscências de um dia de Verão à beira mar. As cores escolhidas, especialmente o verde brilhante combinado com o candeeiro amarelo, são o grande trunfo. E ao centro a original ilha completa o quadro de luminosidade e vivacidade.

Dois universos colidem

Numa interpretação mais formal, mas nem por isso menos contemporânea, esta cozinha é uma receita de pura classe. De um lado, o revestimento da madeira a ditar o tom e o carácter da divisão e, do outro, um sem número de referências interessantes: obras de arte de influência oriental e a ilha, de interpretação rústica mas moderna. Aposte nos detalhes em todas as divisões.

Exemplo de sofisticação

Se tivéssemos de definir esta cozinha numa palavra? Sofisticação. Os tons metálicos  do exaustor, repetem-se na ilha e sobressaem com a introdução da madeira nos armários de parede. 

Alma escandinava

Uma cozinha dominada pela madeira é sempre impressionante. Depois, a escolha da ilha, o coração da divisão, a acompanhar toda a extensão da cozinha e a oferecer espaço de trabalho e refeições confeccionadas entre amigos.

Classe e elegância

O grande trunfo desta cozinha é a exploração da paleta cromática onde sobressai a ilha azul petróleo, personalizada por uma pequena biblioteca culinária.

Palco principal

Não há nada melhor do que cozinhar com companhia e as cozinhas com ilha são peritas em aproximar as pessoas. Veja-se o exemplo desta concebida por Thomas Hillig. De um lado, os bastidores com os electrodomésticos, equipamentos e ingredientes, e do outro, à boca de cena, uma área ampla para preparar jantares inesquecíveis, bem acompanhado.

Cores improváveis

Quem se atreve a instalar uma ilha e dar-lhe um tampo rosa choque? Um detalhe muito arrojado, numa cozinha que valoriza o convívio. Se não veja-se as almofadas confortáveis à janela a completar o cenário.

Reinventar a ilha

Mais uma arrojada escolha de cores e uma ilha em grande destaque. Repare-se como nesta cozinha assinada pela LEICHT Küchen AG se economiza espaço, sem privar chefs e convidados de todos os ingredientes necessários para uma refeição agradável.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine