Dez lindas e rústicas cozinhas de madeira!

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Perimetro Cucine modello Alice, Perimetro Cucine Perimetro Cucine Kitchen
Loading admin actions …

A madeira conquista-nos e encanta-nos! Esteja ela presente no estilo rústico, luxuosamente polida ou enquanto material reciclado, a madeira transforma os espaços e enche-os de personalidade, enriquecendo, naturalmente, a atmosfera e dando-lhe cor e calor. É um material nobre pois pode utilizar-se como material de construção, de fabrico de móveis ou simplesmente para detalhes decorativos. Seja qual for a sua aplicação, manter-se-á intacta durante gerações.

Quando falamos de decoração rústica no interior das casas devemos tomar como ponto de partida a simplicidade dos elementos que serão utilizados para criar um ambiente natural e fresco que convide a uma vivência quotidiana. E não nos esqueçamos dos elementos secundários que se utilizam juntamente com a madeira pois podem ser grandes contribuições estéticas para criar estilos e marcar gostos e preferências.

Neste livro de ideias, apresentamos-lhe dez modelos de cozinhas, rústicas mas modernas, onde a madeira é protagonista e as cores e acessórios decorativos são parte importante do ambiente e da personalidade. Se está a pensar renovar a sua cozinha ou está a construir uma cozinha nova, uma destas ideias vai, seguramente, agradá-lo. Tome então nota e desfrute.

1. Ideal para um churrasco em família

Ter uma cozinha bem equipada que também se adeque a fazer um churrasco com os amigos e a família é muito importante. Numa cozinha assim, a diversão, a amena cavaqueira e o calor estão garantidos. Nesta imagem, a arquitecta de interiores Liliana Zenaro decidiu criar um armário em madeira sob a banca e o tampo. As gavetas e as portas em madeira clara harmonizam-se deliciosamente com os tijolos alaranjados da estrutura da cozinha. O resultado? Um espaço simples, mas muito apelativo que o convida a ceder ao delicioso sabor de um belo jantar.

2. Cozinha clássica, mas renovada

Quando se trata de móveis de cozinha, as opções em formas e tamanhos abundam. Se a casa onde vive pertence à sua família há décadas ou se tem o privilégio de contar com um móvel de desenho antigo na sua cozinha, não se desfaça dele e renove-o. Na cozinha da imagem, o arquitecto Marcos Contrera deu uma nova vida a um móvel antigo que era um verdadeiro clássico na cozinha. Como? Pintando-o, simplesmente, com uma nova cor. Ao pintar a madeira antiga num forte e vibrante tom de verde cria-se um jogo perfeito e divertido entre o móvel, a porta azul e as cadeiras coloridas ao redor da grande mesa de madeira escura que surge como toque neutro no meio de tanta cor.

3. Rústica e moderna

A madeira pode, também, ser o elemento ideal para criar um estilo elegante e moderno, mas com um toque rústico e quente. Na cozinha, a madeira pode cobrir não só os móveis, como também as paredes, como se vê nesta bela imagem da arquitecta Raquel Junqueira. No tecto aparece madeira branca nas traves que sustêm o tecto também ele em branco. Cria-se, assim, um jogo com o tampo em granito e o piso de pedra clara. A parede, as portas e as gavetas revestem-se a madeira escura com uma mistura de tons que formam uma tela sublime pronta a receber os melhores banquetes.

4. Toda em madeira!

Como mencionámos no início deste livro de ideias, uma casa completamente em madeira, desde a estrutura ao mobiliário, pode resultar num aspecto simples, mas impressionante, onde os pequenos detalhes como as maçanetas, os candeeiros e os electrodomésticos serão os pormenores de cor e brilho entre as bonitas tonalidades da madeira. Este projecto é o exemplo perfeito: a madeira cobre tudo, desde as vigas do tecto até ao conjunto completo da cozinha: móveis, armários, gavetas e península. No entanto, as suas diversas cores não permitem que haja monotonia. Pelo contrário! O que se evidencia é um constante movimento de cor e luz. Os tampos em granito negro, os candeeiros suspensos e o aço inoxidável dos electrodomésticos destilam luz e brilho no ambiente, tornando-o incrível. Fotografia por Sandrine Riviere.

5. Cerâmica colorida

O uso de cerâmica e cor numa cozinha é um detalhe muito utilizado de um modo geral, mas o que torna uma cozinha única é a composição de cores e texturas pois criam-se mosaicos interessantes, coloridos, brilhantes e surpreendentes que embelezarão a divisão inteira. Tomemos como exemplo esta fotografia, proposta da Tikkanen Arquitetura: um amplo tampo em granito vermelho, brilhante e vibrante, aparece coroado por revestimento de azulejos com diferentes desenhos e cores que variam do vermelho ao branco, azul, turquesa, rosa, entre outras. Todo este brilho e vida são, subtilmente, neutralizados pelos móveis inferiores em madeira. O friso metálico dos móveis que funciona como puxador combina elegantemente com os electrodomésticos que encaixam plenamente entre a madeira.

6. Mescla

O recurso a diferentes tipos de acabamentos usando o mesmo material como base gera diversidade na decoração da cozinha. Nesta imagem, sugestão do gabinete Sarah & Dalira, vemos dois tipos de armários: um em madeira crua aparente que vai desde o chão ao tecto e contém uma pequena garrafeira; o outro composto pela zona das portas, também em madeira, mas em branco, o que dá um sentido de modernidade e arejamento ao lugar. A mesa de madeira rústica e as divisões entre os móveis tornam esta fusão completa e magnífica. Para rematar, repare-se no vaso com rolhas e folhas sobre a mesa. O toque perfeito!

7. A cozinha da avó

Que sensação lhe provoca a imagem desta acolhedora cozinha? Que recordações vêm à sua cabeça? Imagine o cheirinho de um delicioso bolo caseiro ou de um café acabado de servir… claro, é a casa da avó! Pronto. Não tem, necessariamente, que herdar a cozinha da sua avó para ter uma assim. Pode fazê-la em sua casa, tendo em conta estes elementos. Repare na estrutura dos móveis, no balcão inferior e no tampo em cimento revestido a azulejos creme, os mesmos que cobrem a parede entre as bancadas. Os armários superiores e as portas são de madeira, assim como as prateleiras. O tom verde antigo da madeira empresta o toque clássico e acolhedor ao ambiente, ao passo que a ilha, também em madeira, mas em creme, encaixa perfeitamente no meio do calor quase palpável deste lugar. Esta atmosfera é um verdadeiro convite para tomar o pequeno almoço e ninguém seria capaz de rejeitar.

Imagem de Perímetro Cucine.

8. Branco e preto

Se para si a cor branca não é especialmente sedutora, mas precisa de neutralizar outros tons, não se esqueça da combinação mais tradicional de todas: preto e branco. Sim, esta mesma, ainda que seja rara numa cozinha. Se ela for completamente em madeira—os móveis, as prateleiras, os armários e as paredes—este pode ser um detalhe perfeito para a tornar interessante e divertida, sem que se perca o aconchego. Desenhe uma linha na horizontal à altura que prefere a toda a extensão da divisão e agora pinte de branco em cima e de preto em baixo. Não faça o inverso ou ficará com uma cozinha pesada e claustrofóbica. Pense sempre: em cima o mais claro, em baixo o mais escuro, forte ou pesado.

Fotografia da British Standard by Plain English.

9. Encantadora ao máximo!

O branco é sempre bem-vindo para se combinar com a madeira, sobretudo num estilo rústico. Nesta imagem, a Studio Ferriani propõe uma cozinha praticamente branca sobre um piso branco e com paredes brancas, sob uma estrutura de traves e madeiras cruas, rústicas e muito pitorescas. Toda a cozinha, desde os armários até às prateleiras decorativas, se mantém monocromático num subtil e intocado branco cremoso.

10. Tradicional e prática

Por último, não nos esqueçamos de uma proposta convencional, mas não menos apelativa e interessante. O atelier Ruta Arquitetura e Urbanismo propõe-nos uma cozinha onde toda a estrutura é de madeira clara, simples, sem rodeios e sem complicações. Os móveis são em madeira, as gavetas são em madeira, as prateleiras são em madeira e os armários também. Os últimos aparecem cobertos por granito claro e integram algumas portas em acrílico opaco que surgem enquanto detalhes que brindam com brilho e modernidade o lugar. Uma cozinha funcional, luminosa e bonita.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine