45 Modelos de Cozinhas Revestidas (+Ideias, Materiais e Dicas)

Rachel Strehl—Homify Rachel Strehl—Homify
Apartamento JE, Estúdio Trasse Arquitetura Estúdio Trasse Arquitetura Small kitchens
Loading admin actions …

O revestimento de paredes e pisos de cozinha é fundamental na decoração, tanto pelas suas qualidades estéticas quanto pelas qualidades práticas e funcionais. Hoje em dia a variedade de revestimentos para cozinha é impressionante, assim como suas cores, desenhos, padrões, formatos e texturas. Há modelos fantásticos de revestimento para cozinha moderna ou de qualquer outro estilo, perfeitos para combinar com os modelos de pia de cozinha escolhidos para o espaço. Atualmente as cozinhas com porcelanato e pastilha estão entre as que mais fazem sucesso. Confira as nossas ideias!

Revestimento para cozinha

Os revestimentos de cozinha têm funções tanto decorativas, quanto práticas e funcionais, como a maior facilidade de higienização e manutenção. Nas cozinhas revestidas, normalmente usam-se revestimentos polidos, lisos e que sejam mais fáceis de limpar. Essas são características necessárias para um ambiente com condições variadas de temperatura que geram vapor, calor, ou frio.

Higiene é fundamental no local onde se prepara a comida e os revestimentos são seus grandes aliados. Paredes preparadas com pintura simples, por exemplo, não são tão fáceis de manter higienizadas, mas paredes com pintura epóxi são mais resistentes por serem mais refratárias à água e, portanto, mais fáceis de fazer manutenção.

Igualmente fáceis de manter, as paredes com azulejos, pastilhas, porcelanato ou pedras têm superfície brilhosa que embeleza o ambiente e que apresenta variadas opções de cores, texturas e efeitos. Neste livro de ideias, apresentamos modelos de cozinha revestida e tipos de revestimento para parede e piso da cozinha, assim como cores e combinações de cores, formatos, tamanhos, desenhos e padrões que vão revolucionar a decoração da sua cozinha!

Os revestimentos para cozinha na maioria das vezes são vistos na parede que fica atrás da pia ou fogão. Especialmente atrás da pia, tem função de isolar a agua e dar possibilidade de molhar tranquilamente o revestimento sem ter a preocupação de gerar mofo, que pode aparecer facilmente em parede com pintura simples, por causa da superfície fosca e áspera. Esta linda cozinha tem a bancada em silestone, que também foi colocado na parede e confere sensação de continuidade.

Cozinhas revestidas com porcelanato

Esta cozinha super charmosa, com bancada em azul marinho, tem porcelanato revestindo a parede de fundo. Este porcelanato para cozinha pequena tem relevo com formas geométricas e na cor branca, o que deixa a cozinha leve e moderna. O piso também é porcelanato que imita concreto.

Mais uma cozinha com revestimento em porcelanato. Aqui ele foi usado no piso e na parede onde ficam os equipamentos de cozinha. O mesmo modelo do piso foi usado na parede. Outro revestimento para cozinha usado aqui é o tijolo, que traz mais calor ao ambiente.

Um excelente revestimento para cozinha moderna é este piso em porcelanato em tonalidade clara e com auto-brilho, que dá um toque sofisticado.

Cozinhas revestidas com Pastilhas

A pastilha é um tipo de revestimento que sempre está presente na arquitetura e parece nunca sair de moda. Nesta cozinha revestida, a cor escolhida foi o amarelo, aplicado na bancada. A combinação da pastilha amarela com a madeira e o piso claro em porcelanato deixou o espaço alegre e aconchegante.

Aqui as pastilhas aparecem em preto no backsplash da cozinha, que é a parede onde fica a cuba e torneira. Combinada com branco, a madeira deu um toque acolhedor ao ambiente. A pedra escura da bancada também confere elegância. Repare que as pastilhas na cor preta têm um efeito metalizado.

Pastilhas na cor preta aparecem também nesta cozinha revestida, onde são combinadas com madeira, pedra e as cores branca e cinza, deixando o espaço mais descolado. 

Nesta cozinha com porcelanato e pastilha, esta é de tamanho bem pequeno e em tons variantes do verde. Por se tratar de um apartamento a beira-mar, a ideia de usar essas pastilhas é perfeita!

Mais uma ideia ousada para cozinha revestida com pastilha: a pastilha na cor vermelha. O revestimento é aplicado em apenas parte da cozinha, no backsplash, e torna o ambiente mais vibrante. As pastilhas pequeninas lembram escamas, criando um efeito único.

Cozinhas revestidas com Azulejos

Os azulejos ou revestimentos cerâmicos são um dos mais populares no mercado e se apresentam em diversos formatos, cores e padrões, sendo muito versáteis. Podem ser aplicados em paredes e pisos, oferecendo ainda diferentes opções de custo de acordo com o modelo. Nesta cozinha, o revestimento do backsplash tem padrão em tons de terra que, juntamente com a marcenaria cinza, trouxe sofisticação ao ambiente.

Os azulejos podem ser posicionados em diferentes padrões de desenho. Por exemplo, nesta cozinha, há quatro tipos de azulejos de um mesmo modelo e as peças foram posicionadas de modo a criar este padrão específico. As cores desses azulejos são preto com branco ou bege e marrom com branco ou bege

Quantos tipos diferentes de azulejos você vê aqui? Mais uma ideia para compor peças tão versáteis.

Outra ideia com azulejos coloridos, aqui colocados tanto nas paredes quanto na base da bancada.

E agora entramos no território dos subway tiles. Os famosos ladrilhos de metrô nada mais são do que azulejos. Este padrão ficou conhecido assim por estar presente em diversas estações de metrô pelo mundo, especialmente em Londres. Aqui eles aparecem em branco na parede da cozinha onde fica a bancada de refeições.

Nesta cozinha branca, os azulejos aparecem no backsplash acima da pia.

As cores terrosas como os tons de café tornam a cozinha de maiores dimensões um ambiente sofisticado e moderno . Mas como vemos na imagem, deve-se combinar os revestimentos nessas tonalidades com outros em cores mais claras e neutras, como porcelanato amadeirado no piso, por exemplo. O projeto de iluminação também precisa ser pensado especialmente para a paleta de cor apresentada pelos revestimentos da cozinha.

Esta cozinha tem ladrilhos na cor preta em composição com a mobília na mesma cor, o que torna o ambiente mais moderno. A cozinha preta é uma opção ousada, mas interessante e moderna.

E este azulejo branco com desenho em azul? Maravilhoso! O revestimento com este tipo de azulejo branco decorado com padrões orgânicos fica lindo em cozinhas brancas, especialmente as mais campestres ou clean. Lembre-se mais uma vez da importância do projeto de iluminação na cozinha que, nesta imagem, dispôs fitas de luz LED na parte inferior dos armários superiores, de modo que tanto a pia quanto o próprio backsplash decorado sejam iluminados e realçados.

Nesta cozinha, os ladrilhos aparecem em vários padrões de desenho. Há também outro tipo de azulejo, em formato de favo de mel com desenhos geométricos.

Os azulejos aqui têm desenho geométrico em preto, branco e cinza, em padrão moderno.

Os revestimentos para cozinhas são muitos e variados. Padrões mais rústicos como tijolos ou pedras naturais são ótimas escolhas para cozinhas gourmet. Para finalizar este livro de ideias, reunimos mais imagens de revestimentos incríveis para cozinha, tanto de parede quanto de piso, para inspirar a renovação da sua cozinha!

Ladrilhos

Ladrilhos

Porcelanato

Papel de parede

Azulejo / Pastilhas

Pastilhas e Amadeirado

Porcelanato que imita madeira e Granito

Pastilhas e Granito

Papel de Parede e Amadeirado

Esperamos que tenha gostado! Conte pra gente qual é o seu tipo de revestimento preferido!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine