Design para estantes de livros | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3646:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Design para estantes de livros

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Belsize Park Interior design by Coupdeville
Loading admin actions …

Hoje na homify apresentamos-lhe um artigo especial para o leitor que nos acompanha diariamente: o design para estantes de livros. Este mobiliário que preenche os vários espaços da nossa habitação, possuí uma grande importância na organização da nossa vida pessoal ou laboral. Actualmente é desenhada de acordo com vários formatos, cores,  e estilos, e apresenta-se como um elemento que pode unificar ou separar diversas áreas. Para além dessas diferentes formas que se adaptam à área envolvente, as estantes podem não ser necessariamente preenchidas com livros, o que a torna mais flexível e multifacetada. Certamente será vantajoso para si, conseguir misturar os livros com bijuterias, fotos de família, recordações das férias, obras de arte… A criatividade não possuí limites!  A beleza de uma estante de livros, como terá a oportunidade de ver neste artigo, combina uma infinidade de estilos de design. No entanto, todo o resultado final depende do material que for escolhido para a sua construção.

Deixámos para si,  uma especial atenção sobre este livro de ideias, portanto, vamos levá-lo a dar um pequeno passeio imaginário e mostrar-lhe cinco exemplos incríveis de estantes de livros.

Espaços para todos os livros e colecções

Belsize Park Interior design by Coupdeville
Coupdeville

Belsize Park

Coupdeville

O atelier Coupdeville apresentam-nos um projecto genial, para um tipo de estante que ocupa toda a superfície da parede onde se encontra. Este exemplo impressionante tem uma altura que surpreende, começando a partir do pavimento e terminando no topo da escada. Preenchida com uma maravilhosa colecção de livros, peças exóticas e molduras, este elemento é mais do que uma simples mobília standard, ou do que um lugar para deixar os livros ganhar pó. Poderá você imaginar-se a passar horas, examinando todas as cores e bijuterias e viajar até lugares distantes do seu imaginário, com uma estante como esta ao seu lado? Sabemos que a resposta é um firme ‘’Sim! ‘’ À medida que a colecção vai-se expandido, terá sempre espaço para a organizar tudo ao seu gosto, com toda a qualidade e prazer. E no final dia haverá sempre mais um pouco de espaço em sobra, para que continue a armazenar os seus objectos e acessórios pessoais ao longo do tempo.

Simplesmente moderna

A proposta de Maurício Arruda para a residência Lorena é um excelente exemplo, que combina o modernismo e a elegância no mesmo elemento. Esta estante pode ser perfeitamente adaptada em espaço da habitação ou equipamento público. Como em tudo na vida, são nos pequenos detalhes onde se encontra a diferença e a qualidade. Nesta estante, a cor é realmente importante por conseguir destacar o mobiliário dos restantes elementos que compõem esta sala. Como pode ser observado nas fotos, o designer opta por quebrar o ritmo de cheio\vazio e no centro cria quatro zonas fechadas, possivelmente para guardar outro tipo de elementos. Perante isto, consegue assim criar uma harmonia de contraste entre toda morfologia do espaço, criando um ambiente sedutor e relaxante.

Flexível e colorida

Se pudéssemos eleger uma estante que fosse sinónimo de elegância pela sua linguagem industrial, atraente pela cor viva e facilmente manuseável pelo seu formato, estaríamos a falar da proposta do atelier Ociohogar. Esta estante é de facto, uma peça de design fascinante e agradável, sendo capaz de se adaptar a todo o tipo de espaços e ambientes.

Incorporada em outros elementos

A alma de um armário esta na sua capacidade de armazenamento. No entanto, pensar para lá do convencional armário,  foi um desafiante exercício mental e criativo que o atelier Siloma SRL  se propôs a resolver. Mas como pode um armário incorporar uma estante de livros?  Se pensarmos sobre esta peça de design, saberemos que,  o desenho de um armário com uma estante incorporada, poderá não ser uma ideia realizável, pois os livros precisam ser vistos e serem facilmente acessíveis aos leitores. No entanto, este guarda-roupa foi desenhado para cumprir a sua função e para romper com a tradição! Os designers aproveitaram os espaços laterais para colocar duas estantes, marcando-as esteticamente com cores e materialidades diferentes.

Inspirado por este atelier? Consulte os seus projectos, aqui.

Com um desenho arrojado

Como antes foi mencionado, a adição de uma estante de livros em qualquer espaço, pode variar consoante o estilo e bom gosto do leitor. Assim sendo, este projecto arrojado de Hasan Ayata, não poderia ficar de fora deste artigo.  Para os mais interessados na vertente minimalista e industrial, esta estante de cor preta e branca que observa na imagem, pode abrigar uma grande variedade de livros e colecções. Se o seu espaço assemelha-se a um escritório, esta estante poderá ser uma excelente solução. E a parede em tijolos expostos, acrescenta um efeito e uma dimensão completamente nova a este elemento, fazendo com que haja uma percepção visual ampliada de todos os livros existentes!

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!