Ideias para ampliar a casa gastando pouco

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
JARDÍN DE INVIERNO / LIVING EXTERIOR, Mundo Garden Mundo Garden Minimalist conservatory
Loading admin actions …

Há vários motivos que nos podem levar a querer mais espaço em casa. Ou é a família que cresce ou cresce a quantidade de objectos pessoais. Ou é porque queremos um quarto adicional para hóspedes ou para lhe atribuirmos outra função (closet, escritório, entre outros). Ampliar significa, grosso modo, ter que gastar dinheiro e lidar com alguns inconvenientes. Contudo, há formas mais fáceis de o fazer sem ter tanta dor de cabeça e despesa. Deixamos-lhe algumas opções.

​Paredes de vidro

Uma forma fácil e rápida de ampliar uma casa é através da adição de portas de correr em vidro com uma estrutura de alumínio. As amplas janelas permitem a entrada de luz natural e deixam passar o sol o que mantém a temperatura ambiente. Para além disso, dão-nos a sensação de estarmos em permanente diálogo com o exterior.

​Jardim de Inverno ou sala no exterior

Esta proposta do gabinete Mundo Garden é ideal para ampliar a zona social, criar uma sala de estar, uma oficina, um atelier ou um estúdio. Tudo isto sem grandes trabalhos ou sem a despesa que implica uma obra que por vezes exige a demolição de paredes.

Na imagem, pode-se apreciar este encantador anexo em madeira encostado a das paredes da casa. As madeiras recicladas foram tratadas para evitar pragas. As janelas são amplas, a porta é de correr, tem um bom isolamento e um tecto de chapa.

​Aproveitar a dupla altura

Um ambiente com pé direito duplo permite adicionar um quarto extra. Para tal, basta acrescentar uma escada como a que vê na imagem construída com ferro e degraus em madeira. Na parte superior, o mezanino pode ser usado como quarto, escritório, estúdio, entre outras coisas.

​Prolongar para o pátio

Pode-se prolongar a sala de estar aproveitando o pátio. Porém, lembre-se de manter a harmonia estética entre ambas as áreas para que a transição se faça com subtileza. Na imagem, cortesia da Standal, podemos ver como o interior tem um carácter moderno e industrial (com paredes de tijolo) que se concilia com o exterior revestido com madeira para exterior sintética realizada em materiais tecnológicos compostos. O mobiliário de estilo rococó dá um toque ecléctico ao espaço.

​Cerâmica e vidro

Uma obra simples e com materiais económicos pode ser o passo ideal para realizar a ampliação de sua casa. Na imagem, vemos um espaço com piso em tijoleira, amplas janelas e paredes em madeira de pinho. A cobertura é em zinco.

​Uma solução impensada

Quando falta espaço em casa para arrumação, um pequeno anexo no jardim pode ser a solução. O da imagem foi construído num material plástico de alta resistência com ferragens em aço galvanizado. Há modelos que admitem a incorporação de uma clarabóia que assegura a entrada de luz natural. O espaço perfeito para arrumar ferramentas, acessórios para o jardim, objectos que usa sazonalmente, entre outros.

​Madeira

Esta simpática casa de madeira também pode ser uma forma interessante de ampliar a casa. Não requer uma obra complexa pelo que se pode erguer em poucos dias. Deve, claro, levar um bom acabamento para evitar problemas futuros.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine