Sótão: como torná-lo num quarto perfeito!

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Sótão: como torná-lo num quarto perfeito!

Mariana Garcia—Homify Mariana Garcia—Homify
Rustic style bedroom by BRAESCHER FOTOGRAFIA Rustic
Loading admin actions …

Ter um sótão em casa é ter um espaço em bruto para explorar e criar as melhores divisões de sempre! Embora possamos falar de salas de estar, escritórios ou até closets, hoje vamo-nos focar na remodelação de um sótão para servir de quarto de dormir. Com dimensões mais pequenas ou mais generosas, esta divisão da sua casa merece ser aproveitada, principalmente se a família cresceu, se o filho mais velho se emancipou (mas continua a viver sob o seu tecto) ou se quer mesmo ter um quarto específico para as visitas. Independentemente das suas intenções, a ideia é olhar para o seu sótão não como um problema, mas sim como (parte da) solução e aproveitá-lo ao máximo para tornar a sua casa ainda mais bonita! Veja as dicas que temos para si hoje e mãos à obra!

Avalie o pé direito

O pé direito, para quem não sabe, é a altura que vai do chão até ao tecto de uma assoalhada. No sótão, por norma, esta altura não é igual em toda a área, mas há que ter uma altura mínima para que consiga andar à vontade. Portanto, há que ter algum bom-senso no que toca ao aproveitamento de um sótão. Será necessário que a zona mais alta desta divisão tenha pelo menos 2,2m, para que a circulação não esteja comprometida.

Estude o acesso ao quarto

Há casas que estão já preparadas para aceder internamente ao sótão, enquanto que outras não incluem uma escadaria até lá acima, por isso é importante que veja para quem vai ser o quarto e que tipo de acessibilidade lhe vai dar. Escadas em caracol, a direito, um escadote ou escadas de encolher são algumas das opções que tem, mas lembre-se sempre de quem as vai usar e com que regularidade—segurança acima de tudo!

Sistemas de aquecimento e refrigeração

Em condições normais, o sótão é uma parte da casa mais exposta à variação das temperaturas, pelo que no Inverno será mais frio e no Verão mais quente em relação ao resto da casa. Desta forma, é importante que considere sistemas de aquecimento e de refrigeração para que seja possível estar de forma confortável no seu novo quarto.

As janelas certas

Uma vez que as paredes estão mais limitadas no que toca à sua área e muitas vezes pode até nem ser possível abri-las para instalar janelas (por serem, por exemplo, contíguas às do prédio vizinho), opte por aplicá-las no telhado: além de ultrapassar esses problemas, aproveita muito mais a luz natural—que deixa de depender da orientação da casa para inundar o quarto.

Arrumação inteligente

No caso de ter o problema de um tecto a roubar-lhe espaço, aproveite as zonas mais baixas para criar armários e outros tipos de arrumação! Desta maneira, organiza melhor o quarto, além do que se livra de um outro problema: guarda-roupas e cómodas a ocuparem ainda mais espaço de circulação! Pode fazê-lo directamente nas paredes ou então comprar mobiliário que se encaixe nestas zonas do sótão.

O piso correcto

Em relação a este ponto, consideramos que é uma questão de gosto. Naturalmente, a madeira oferece maior conforto térmico, mas se prefere cerâmicas… por que não? O importante é que se sinta bem, que seja um pavimento prático e que reaja bem às condições a que estará sujeito nesta parte da casa.

Mobiliário confortável

Sinta-se bem no seu novo quarto! Para isso, adquira mobília que o faça sentir bem. As cores também contam. Invista um pouco de tempo e do seu dinheiro para encontrar, dentro do orçamento, aquela cama fantástica ou a estante perfeita para colocar decoração ou os livros do seu filho!

Iluminação

Iluminação natural é super importante, sem dúvida. Mas não se esqueça da luz artificial: talvez alguns candeeiros pontuais na mesa de cabeceira e na zona de vestir e um geral a meio do quarto, por exemplo.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!