Casinha de 95 m² tem fachada humilde e decoração encantadora

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Maison G., Atelier FA - Achitecture d'intérieurs & d'extérieurs Atelier FA - Achitecture d'intérieurs & d'extérieurs
Loading admin actions …

Esta casa surpreende as pessoas desde a fachada simples. Transformada por uma reforma, manteve sua essência. Ela está quase irreconhecível, mas, se tivermos a paciência e a sensibilidade necessárias, poderemos ver que ela definitivamente mantém seu espírito inicial, o espírito de uma casa simples que apenas pretende abrigar bem as pessoas que porventura venham a morar ali. E é nesta viagem, uma viagem reformada e apresentada pelos arquitetos da Atelier FA, que nós te levaremos agora!

O que faz com que uma casa seja de fato o que ela é? Qual sua verdadeira identidade? O que a define como uma casa ruim, boa ou espetacular? É complicado responder essas perguntas, pois as variáveis são quase infinitas. Uma casa possui uma série de itens e espaços que pode parecer excelente a uns e não tão agradável a outros. Mas alguns elementos são praticamente universais e inspiram boa vivência a quase qualquer um que ali estiver.

Um pequeno espaço de convivência nos fundos

Esta casa é linda desde o exterior. O pequeno espaço de chão impermeável colocado às portas da sala de estar oferece a oportunidade de reunir amigos e famílias de modo produzir encontros memoráveis fora dos limites físicos desta linda casa.

Gostou deste projeto? Clique aqui e confira muito mais.

Fachada antes

Com uma fachada extremamente simples, esta casa mantém raízes com estilos antigos. Entretanto, a casa precisava de mais luz solar—uma janela deverá sair. 

Fachada depois

A sala ganhou uma enorme porta de vidro, que deixa a luz solar iluminar o lar. 

Luz por todos os lados

Já na sala de jantar e na sala de estar, ambientes contíguos um ao outro, a luz invade o espaço por todos lados. Ela vem tanto da grande porta de vidro que dá para o quintal, quanto da janela acima da porta e da luz artificial indireta colocada nas sancas. Um ambiente duplo projetado para ser verdadeiramente iluminado sem perder sua aura de simplicidade, quase como que lembrando a casa de nossas avós na infância.

O antes da cozinha

Esta imagem mostra como a casa era antes de ser transformada, antes de sofrer uma radical reforma. É possível ver que existia uma certa beleza da simplicidade em seus balcões e no pequeno armário de madeira, mas mesmo assim ainda faltava sofisticação e espaços mais livres para que as atividades pudessem ser ali exercidas com maior facilidade.

A cozinha depois!

Aqui já vemos a cozinha reformada! Uma coisa importante de se notar é que a essência foi mantida: o balcão ainda corre com espaço para um armário acima. Mas desta vez o armário se alonga, a bancada é menos poluída com itens e as cores com certeza se encaixam com maior harmonia. A essência ainda vive, mas sua cara foi transformada para atender a uma nova necessidade e a um gosto estético mais apurado.

Vendo o lado de fora

Tão importante quanto o espaço em si é também a forma como vemos, a forma como o apreendemos em nossa visão. O belo quintal que esta casa possui é literalmente emoldurado pela grande porta de vidro que a sala possui, fazendo com que qualquer olhar nessa direção seja realmente um quadro vivo pintado ali mesmo pelo vento batendo nas folhas da árvore e da grama no chão.

A sala agora tem muita luz natural

A área de lazer depois da reforma

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine