Família constrói casa de sonho num terreno muito estreito | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Família constrói casa de sonho num terreno muito estreito

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Modern Kitchen by MONICA SPADA DURANTE ARQUITETURA Modern
Loading admin actions …

Ter um terreno estreito não significa que não possa construir a casa com que sempre sonhou. Essa é a magia da arquitectura: resolver os seus problemas. Neste livro de ideias, mostrar-lhe-emos uma bela moradia de 500 m² que se ergue sobre um terreno estreito. O projecto é da autoria do gabinete Mónica Spada Durante Arquitectura. O resultado? Uma família feliz. A casa oferece um deslumbrante espaço no qual a família se relaciona, cresce e partilha momentos felizes.

A projecção de uma casa abarca, certamente, desafios relacionados com a funcionalidade e as necessidades, gostos e forma de estar de cada uma das pessoas que habitará a futura obra.

Vamos ver como ficou a Residência Alto da Boa Vista, em São Paulo, no Brasil.

​Coube até uma piscina

Esta casa desenvolve-se num lote estreito, mas comprido. Os seus diversos espaços vão-se compondo ao largo do terreno para responder às inquietações dos proprietários. Contudo, a área mais representativa desta composição é o jardim. O arquitecto conseguiu, num espaço limitado, construir uma área que oferece muitas actividades de lazer, desde a piscina a refeições ao ar livre. A piscina é, sem dúvida, a protagonista, sobressaindo com os seus tons verde esmeralda que se repetem no jardim.

​Cozinha com vista para o jardim e área de convívio

Com um estilo acolhedor, a cozinha integra-se com o exterior através das amplas janelas de vidro. O espaço tem tudo para que a família desfrute de agradáveis convívios com os amigos. A divisão inclui mesa para as refeições, churrasqueira e uma ilha em madeira multifuncional.

Esta cozinha pensada em plano aberto vai de encontro às tendências da arquitectura moderna. Enquanto prepara as refeições, o cozinheiro de serviço pode ir conversando com a família ou os amigos. Afinal de contas, cozinhar é uma actividade social que não deve ser feita num espaço fechado. Numa área mais exposta convém, no entanto, manter a ordem. Contudo, a cozinha tem várias áreas de arrumação, assim como superfícies fáceis de limpar.

​A luz inunda a sala

A sala, na sua simplicidade, tem uma atmosfera ordenada. A luz do espaço é verdadeiramente especial. Entra pelas diversas aberturas, inundando o ambiente e contrastando com o pavimento escuro de madeira que traz calor ao espaço. As grandes janelas que vão do piso ao tecto estão resguardadas com cortinas que garantem a privacidade dos moradores. As cortinas, por sua vez, estão integradas no tecto, o que faz da área mais alta do que aquilo que realmente é.

​Uma segunda cozinha!

Sim, é verdade. A casa tem mesmo uma segunda cozinha, mais íntima, para a família usar no dia-a-dia. Enquanto a outra foi pensada de forma a ser usada em comunhão com o exterior, esta é para o quotidiano. A cozinha é perfeitamente moderna. A ilha serve para a preparação de alimentos e, em simultâneo, para se fazer refeições informais. Os tons de branco, negro e castanho misturam-se de forma equilibrada, sem que um se imponha sobre o outro. Nesta nova cozinha, a eleição de materiais é fundamental para manter a funcionalidade e contemporaneidade.

​Um quarto simples, mas muito confortável

Chegamos à área mais íntima da casa, o quarto principal. A área sobressai pelos tons suaves das paredes e das cortinas. Aqui, como na sala, o contraste entre o pavimento e os outros elementos claros é bastante acertados. As cortinas, tal como na sala de estar, escondem-se no tecto, mantendo a altura do espaço. Um detalhe particular é a cabeceira da cama integrada na arquitectura com um nicho que foi usado para a colocação de ornamentos decorativos.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!