PANTONE—Quais São as 10 Cores que Marcaram os Últimos Anos?

Ida Gaspar—homify Ida Gaspar—homify
Trendfarbe 2019 - Living coral, Dekoria GmbH Dekoria GmbH Living room Pink
Loading admin actions …

Verdadeira instituição cromática e empresa americana, o PANTONE lança todos os anos a sua principal cor—um tom que vai definir o mote em termos de tendências a seguir no mundo da moda e do design de interiores.

O Pantone Color Institute prevê a cor que pontuará o nosso ano graças à sua equipa de coloristas especialistas e com base nas tendências futuras ditadas pelos escritórios de tendências.

Neste artigo, fazemos uma análise dos últimos 10 anos, para recordar as cores que têm dominado o mundo da moda e do design.

Está preparado para voltar 10 anos atrás? Então, venha daí!

1. 2022—Very Peri

Este ano, a cor Very Peri é que dominou as tendências. Esta cor resulta de uma mistura entre o azul com o vermelho-violeta. É uma cor que carrega imensa originalidade.

2. 2021—Ultimate gray

Para o ano de 2021, o Pantone elegeu não uma, mas duas cores: Ultimate Gray e Illuminating. Este duo cromático totalmente inesperado pretendeu espalhar uma mensagem de força e esperança nas nossas casas.

3. 2020—Classic Blue

O Classic Blue é um tom de azul profundo, que relembra o Mar. Foi eleita a cor do ano de 2020 pelo Pantone. Uma cor rica em personalidade e perfeita para incluir na decoração.

4. 2019—Living Coral

Em 2019 foi o ano em que se trouxe suavidade, quando o Pantone deliberou o Living Coral como cor do ano. É um tom quente, que deixa qualquer ambiente com boas energias.

++ Descubra: Como Fazer a Cor Alperce: Tutorial DIY em 5 Passos.

5. 2018—Ultra Violet

Ultra Violet é uma cor ambígua, nem é quente nem é fria, por isso, é perfeita para integrar no design de interiores.

6. 2017—Greenery

O Greenery surge em 2017, de modo a criar uma esperamos num cenário sociopolítico conturbado. Uma cor com caráter e refrescante.

7. 2016—Rose Quartz e Serenity

Em 2016, O Pantone não elegeu apenas uma cor, mas sim duas: Rose Quartz e Serenity! A combinação das duas é um casamento harmonioso de tons que estimulam a tranquilidade e a paz interior. Esta escolha procurou deixar os consumidores integrados e com maior bem-estar, de modo a combater o stress da vida moderna.

8. 2015—Marsala

O Pantone escolheu, em 2018, a cor Marsala por ser natural, picante, quente’, forte, subtil e versátil… E é, de facto, uma cor bem intensa que deixa qualquer espaço com personalidade.

9. 2014—Radiant Orchid

Em 2018, a cor PANTONE foi o Radiant Orchid e é uma cor intrigante, que desperta a imaginação, expressando a alegria, amor e saúde.

10. 2013—Emerald

Esmerald—um cor poderosa e que nos remete à bijutaria, foi escolhida, em 2013, por promover harmonia e equilíbrio.

As esmeraldas conferem uma sensação de clareza, renovação e rejuvenescimento. Estas qualidades são tão importantes no mundo complexo de hoje.

2023—Digital Lavender

E, por fim, terminamos, com a cor apontada para 2023… Os especialistas (WGSN e a Coloro) indicam que o Digital Lavender será a cor Pantone 2023. Esta cor

++ Saiba mais: Pantone 2023: Lavanda Digital é A Cor Tendência.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine