Ampliação e remodelação de uma casa

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Ampliacion Nopalucan, Taller Esencia Taller Esencia Rustic style house
Loading admin actions …

Hoje, atravessamos o Atlântico para visitar a cidade de Puebla, no México, com vista a conhecer uma moradia no município de Nopalucan. A residência, de um piso, contava com várias divisões, um corredor comum e um jardim posterior, mas estava em mau estado de conservação, pelo que era pouco apelativa. O material da fachada principal era frio, com tabiques cinza e um pequeno realce de cor na porta principal que dava para a rua.

Os proprietários decidiram dar-lhe uma nova imagem, mais agradável e acolhedora, ampliar a construção e desenvolver um projecto de interior e paisagístico. Para tal, contrataram os profissionais do gabinete Taller Esencia, da Cidade do México.

Venha conhecer o projecto.

​A fachada original

Como podemos ver, a fachada original não era atraente. A parede, de blocos despidos, contava apenas com uma porta metálica em castanho e uma única janela com grades que dava para a rua. Era urgente intervir.

​Mãos à obra

O projecto de renovação passou por adaptar a moradia a um estilo rústico tipicamente mexicano. Porém, deveria ser também fresca e moderna. Nesse sentido, os profissionais escolheram um tom laranja terra que se encaixa numa interpretação mais alegre e versátil e combina com todos os materiais construtivos.

Ao fundo, vemos um portão e ao lado uma série de janelas correspondentes às salas do edifício. Apesar de parecer um edifício pequeno e pouco interessante, esta nova cor e o cuidado depositado em cada detalhe outorgam à construção um aspecto acolhedor e fresco.

​Desde o princípio

Pouco depois de se cruzar o portão, podemos percepcionar o terreno e as suas proporções: trata-se de um propriedade estreita, mas longa e com potencial.

​Jardim

O comprimento da propriedade permite a projecção de uma proposta interessante em relação à paisagem. Esta superfície deverá ser usada para lazer por parte dos inquilinos. Como terão os arquitectos aproveitado o espaço?

​Proposta para a fachada

Esta é a proposta para a fachada. O estilo é rústico com detalhes em pedra, estruturas de madeira na cobertura, janelas com marchetaria de madeira e ferro simples em preto. O mais importante é a ampliação do edifício para um segundo andar. Nesta proposta, desapareceu a fachada de tijolo cinza, tendo esta última sido substituída por superfícies coloridas e mais convidativas.

Corredor

Os detalhes em madeira e em pedra replicam-se nesta área nas janelas e nas portas. A adição deste material torna a fachada mais calorosa e rústica. Na cobertura, aplicaram-se, igualmente, as estruturas de madeira que criam um interessante jogo de sombras e propiciam à casa um agradável sentido rítmico. O segundo andar contém uma varanda protegida por um guarda-corpos em ferro.

​O melhor da proposta

Questionávamo-nos sobre o que os profissionais pensavam fazer ao jardim. Eis o projecto para o espaço exterior da casa. O jardim receberá uma refrescante piscina com área de jacuzzi onde a água se renova a cada momento a partir de sete cascatas que brotam da parede em pedra natural. As cores complementam-se na perfeição, surgindo a pedra sobre o laranja e a cerâmica de cor cremosa

Ao fundo, um terraço com sombra pode abrir-se e fechar-se consoante a vontade dos moradores, convertendo-se, assim, no local ideal de encontro e de convívio.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine