Casa de BAIXO custo para um casal

Rita Paião—Homify Rita Paião—Homify
Diseño y construcción de Casa Blanca en "La Hornilla" por 1.61 Arquitectos, 1.61arquitectos 1.61arquitectos Minimalist house
Loading admin actions …

Hoje conheceremos o projecto de uma casa sub-urbana com uma superfície total de 120m2 chama pelos seus autores de Casa Blanca en La Hornilla. Este projecto foi pensado propositadamente para uma casal jovem de advogados. O arquitecto do gabinete 1.61 Arquitectos foram os responsáveis por esta obra que procurou distribuir os ambientes da casa em um desenho arquitectónico compacto, deixando livre quase 50% da superfície do terreno para o jardim.

Os clientes contavam com um orçamento reduzido para a construção desta casa localizada em Alta Gracia na Argentina e a mesma apenas foi levava em diante pois conseguiram um crédito de 46,098€

A imagem exterior da casa está definida por uma caixa totalmente branca que contrasta com a paisagem circundante, mantendo um escala que a compõe com as árvores existentes. Convidamo-lo a conhecer os detalhes deste projecto através das seguintes imagens.

A casa posterior

casa situa-se num terreno com desenho bio climático no seu interior, tal como as suas fachadas são simples e se orientam de forma a criar maior conforto interior. A fachada norte abre-se com uma zona de terraço recorrendo às laterais e formato em L. Este espaço semi coberto, é o que marca a expansão dos interiores (sala de jantar e de estar e quarto principal) até ao exterior. O ponto principal e de maior foco é sem duvida o pátio interior onde se encontra uma árvore que tanto se vê do exterior como do interior da casa, enfatizando a relação chegada com a natureza que foi tão procurada neste desenho arquitectónico.

Esta casa de paredes brancas foi desenhada a partir de uma lógica moderna onde as linhas simples contrastam com a paisagem das montanhas e das árvores.

No coração da serra

A casa está localizada (tal como o seu nome) em La Hornilla e tem como tema um bairro perdido pelas serras. Esta zona residencial, oferece todas as comodidades e serviços que se encontram em grandes cidades, o que faz dela a casa perfeita para desfrutar da família e do contacto com a natureza.

Neste terreno com 266 lotes os mesmos gozam de um dos climas mais favoráveis do território argentino, que oferece os cómodos serviços da cidade e das bondades da natureza—ideal para construir uma casa.

Uma planta que mostra a distribuição dos espaços

A distribuição dos espaços organiza-se a partir de um corredor centrar, cujo elemento distintivo é o pátio central interior com a sua árvore vistosa. O hall de entrada articula a distribuição da casa e estabelece de uma lado a zonas sociais, como a sala de estar e jantar, a cozinha e do outro lado os espaços privados e mais íntimos.

As duas zonas abrem-se para o jardim graças a este corredor que comunica com ambos os sectores. No pátio interior, este corredor descomprime graças a uma pérgola que permite a entrada da luz natural até ao interior.

A fachada principal

Em contraste com a fachada norte, a fachada sul fecha-se sobre si por completo, criando quase um muro cego onde se localiza a entrada principal da casa. A janela corresponde ao ambiente interno da cozinha; desta maneira, o espaço de refeições e sala, abrem-se para o jardim posterior, guardando a privacidade da casa e evitando  olhares indiscretos desde a rua.

O pátio interior

Nesta imagem podemos apreciar com maior detalhe o pátio interior e a passagem que conecta ambos os espaços da casa. A árvore ao centro dá ao conjunto arquitectónico um carácter único, onde as formas caprichosas da natureza se fundem em perfeita harmonia com a rigidez e a pureza dos traços rectos que distinguem esta casa de todas as outras!

O detalhe da pérgola cria uns interessantes efeitos de sombras durante o dia tal e qual uma obra de arte efémera ou não fosse o sol algo incostante e sempre único.

Um aproximamento ao interior

Nesta imagem 3D podemos apreciar os volumes desta casa moderna no coração da natureza. As grandes janelas criam ambientes luminosos, amplos e frescos através dos quais se podem observar os detalhes dos acabamentos dos interiores, onde se destaca o revestimento de pedra em algumas das paredes e detalhes em madeira que em conjuntos, criam maior conforto e requinte a este lar.

Ficámos com vontade de lhe mostrar outra casa, mas esta totalmente diferente desta: Vida rural moderna e sofisticada

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine