8 Salas de estar minimalistas para suspirar

I. Gaspar—homify I. Gaspar—homify
Flowers, FilipTackdesignoffice FilipTackdesignoffice Modern Living Room
Loading admin actions …

A sala de estar como lugar predileto de casa, merece sempre a nossa atenção. Pode as ver nos seus mais variados estilos e cores, todas terão as suas características, mas também as suas histórias por contar… Hoje contamos a história de oito salas de estar, tão felizes e tão brilhantes, que fizeram questão de se distinguirem e de aparecerem na homify!! Malandrecas ou não, vamos aproveitar este embalo para as descobrir e quiçá sonhar e projetar com a nossa futura sala. 

Elas são todas minimalistas, mas atenção não são de todo simplistas, apenas querem ser revestidas do essencial. São arejadas e luminosas, e sabemos que elas irão chamar a vossa atenção. 

A história começa agora…

Radiante

Na concepção de Filip Tack  podemos ver que existe uma ligação entre as várias divisões, uma verdadeira união. Mas é possível sentir-se confortável e em paz ao olhar para esta imagem, uma vez que as cores claras, permitem aliviar o ambiente, além de que existem apenas os móveis essenciais, sofá, mesa, cadeiras… e pouco mais. No entanto, não foi negligenciado o conforto. 

Outro ponto a referir, é que nas doutrinas minimalistas, é privilegiado a qualidade, ao contrário da quantidade. Como tal, apostar em móveis de qualidade é uma necessidade. 

Por isso, simplifique a planificação dos espaços e faça uma breve análise do mobiliário que pretende mesmo. Vai ver que irá ganhar espaço, luz, brilho e circulação.

Está cá tudo!!

orange leaf, AShel AShel Living room Wood Wood effect

Amador ou não da corrente minimalista, é sempre surpreendente descobrir arquiteturas ou espaços minimalistas, onde com tão pouco fazem muito, onde a simplicidade das formas resplandecem e enchem-nos as medidas.

Uma sala onde as linhas retas e direitas se sobrepõem a todo o resto, móveis cadeiras ou ainda acessórios, tudo foi pensado à risca. A luz e as cores claras irradiam o espaço, não ficamos encadeados, apenas surpresos de tanta simplicidade e beleza junta. Quem diria, que uma sala de estar minimalista, teria tanto estilo e ousadia no seu decor. Mais? 

Nada mais… não é preciso mesmo mais nada!

Simples e singela

Module wallpaper, U2 U2 Walls Wallpaper

O estilo minimalista não é desprovido de detalhes ou de itens decorativos, apenas jazem os essenciais. Não há vitrinas cheias de bibelots ou de souvenirs, apenas a decoração certa em cada canto e recanto. O resto, não é preciso ficar à vista. Os seguidores da corrente minimalista fazem da sua vida algo de simples, o que não é necessário, não precisa estar por casa. Muitas vezes falta-nos essa capacidade de nos desfazer das coisas, guarda-se, guarda-se e tudo fica atulhado. A verdade é que quando está tudo simples e em que rege apenas o essencial, a nossa casa fica mais arrumada e atrativa. 

Vejam, como a decoração deste lugar prende-se a pequenos detalhes, em que todos parecem estar interligados. 

Luminosa

A luz é algo de fulcral numa decoração minimalista, jamais poderá ser esquecida. É um elemento-chave que tão bem caracteriza este estilo. É importante por isso, favorecer a entrada da luz natural, não tapar as janelas, com cortinas opacas ou com mobiliário à frente, deixe penetrar os raios solares. Por outro lado, há um investimento em candeeiros, para a iluminação artificial. 

Lembre-se pontos de luz, muitos!

Como a neve… é branca

Neste exemplo português, do atelier JSH Algarve, verificamos uma sala impecável e radiante. Tudo é branco, a cor predileta do estilo minimalista. Projetaram esta sala num lugar-chave desta casa, perto das janelas, que remetem para o jardim, havendo um elo de ligação, com o mobiliário do exterior. 

Uma sala de estar perfeita para relaxar e conviver, com toda a boa disposição do mundo! 

What else?! 

Uma harmonia feliz

Tudo aqui é voluntariamente limpo. As linhas são simples e precisamente definidas. O espaço é elegante e funcional. Não há um detalhe a mais ou a menos, tudo foi posto dentro do sítio e meticulosamente colocado. Não há tapete mas sim, algumas almofadas, um sofá e uns cadeirões do mesmo tom, um candeeiro arredondado de teto, de mesa e outro de pé, como sabe a luz é fundamental. Este exemplo da 21Arquitectos, mostra a importância de ligar o interior e o exterior, isso quando é viável, onde neste caso deixaram a transparência das paredes entrar para dentro do salão. 

Pequenos detalhes verdes

Ao longo destes exemplos vamos percebendo que está fora de questão sobrecarregar uma divisão, neste caso a sala de estar, fora móveis ou peças inúteis. Se expor uma coleção de pratos ou copos num vitrina é bonito num outro estilo, aqui dispensa-se, prefere-se apostar em algumas plantas, desde de simples e discretas, como cactos ou suculentas. Vejam como nesta imagem, podemos vê-las expostas discretamente em vasos simples e brancos. 

Num ambiente cozy

Terminamos com um exemplo diferente de todos os anteriores, mas que também demonstra o carácter do estilo minimalista, apesar da presença de cores mais escuras. De facto, todo este espaço foi decorado com o mínimo de itens, há organização e cuidado em cada detalhe, nada está aqui em vão ou porque sim, mesmo aquela simples e pequenina planta em cima da mesa de estar.

Para descobrir mais inspirações do estilo minimalista veja este livro de ideias:

Explore algumas ideias de design minimalista.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine