Peitoril Janela | Guia Completo Sobre Peitoril—toda a informação em 17 fotos

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
LE.ALL.FER. S.r.l. Shutters Aluminium/Zinc Wood effect
Loading admin actions …

Um artifício muito utilizado para dar mais charme e estilo para as janelas em uma construção é apostar no peitoril.

Também chamado por algumas pessoas de “pingadeira”, o peitoril de janela vai muito além da função de dar mais beleza para a obra e pode ajudar a prevenir problemas com infiltrações.

Se você ainda não sabe direito o que é um peitoril, para o que ele serve ou a diferença entre peitoril, guarda corpo, corrimão, parapeito e soleira, não se preocupe. Neste livro de ideias vamos explicar para você todas as características e diferenciais do peitoril!

O que é peitoril?

Você já deve ter notado que em algumas construções é possível notar um apoio fixado na base inferior das janelas. Essa base é conhecida como “peitoril”.

O peitoril pode ser instalado internamente, para ficar voltado para dentro de casa, ou externamente, fazendo parte da fachada da construção e ornando com a área externa.

Por que instalar um peitoril?

O peitoril de janela tem funções estéticas, de usabilidade e de manutenção. Por isso é tão usado nas casas.

Função estética do peitoril

Como função estética, o peitoril pode dar mais charme para a fachada da casa, sendo um item que pode complementar e deixar o design da construção ainda mais bonito.

Função de usabilidade

O peitoril também é muito útil e pode ser usado para apoiar plantas e vasos de flores, além disso, funciona como apoio para quando os moradores querem olhar a paisagem fora de casa, por exemplo.

Função de manutenção para a construção

Além das duas funções listadas acima, o principal papel do peitoril é proteger a construção contra infiltrações. Por isso que o peitoril também é conhecido como “pingadeira”, principalmente quando colocado para fora de casa.

Para cumprir esta função, ele deve ser instalado com uma pequena inclinação, além disso, precisa possuir um sulco. Assim, quando a chuva cai sobre o peitoril, a água escorre facilmente para longe da construção, evitando infiltrações e umidade nas paredes da casa.

Vantagens de instalar um peitoril

Já pudemos perceber que o peitoril é mais importante do que muitas pessoas imaginam. Mas, além das diferentes funções, a instalação de um peitoril pode trazer várias vantagens para os moradores da residência:

  • Economia na manutenção da construção: Afinal, com menos riscos de infiltrações, a manutenção da residência será mais rara e, consequentemente, o gasto com isso será menor;
  • Mais tranquilidade sem o risco de infiltrações: Como o risco de infiltrações diminui consideravelmente com a instalação de um peitoril, é possível ficar mais tranquilo quanto a isso.
  • Fachada diferenciada: Como falamos nas funções do peitoril, esse acessório pode dar mais destaque, beleza e design diferenciado para a fachada e a área externa da casa. Dentro de casa, o peitoril também pode ser utilizado para apoiar itens decorativos e deixar o ambiente ainda mais decorado.
  • Mais segurança: Apesar de não ter uma função “oficial” de acessório de segurança, o peitoril também pode, sim, trazer mais proteção para os moradores da casa. Principalmente quando instalado para o lado de dentro da residência, ele dificulta que a pessoa se apoie tão perto da borda da janela, por isso, pode evitar quedas e acidentes.

Diferença entre peitoril, guarda corpo, corrimão, parapeito e soleira

Muitas pessoas confundem e não sabem a diferença entre o peitoril, o guarda corpos, o corrimão, o parapeito e a soleira. Você sabe qual a função de cada um desses itens?

Abaixo explicamos qual a função de cada um desses acessórios:

Peitoril

Como já explicamos acima, a principal função do peitoril é evitar a infiltração da água da chuva na construção. Além disso, também pode ser utilizado como papel decorativo e de usabilidade.

Guarda corpo

O objetivo do guarda corpo é evitar acidentes e proporcionar mais proteção para as pessoas. Por isso, o guarda corpo é toda a proteção que cerca uma varanda, um terraço, uma laje, etc. Pode ser feito de diversos materiais, como vidro, ferro, madeira e alvenaria. É um dos principais itens de proteção de um projeto arquitetônico.

Corrimão

O corrimão é o apoio para mãos, geralmente instalado ao longo de escadas e rampas. Assim como o guarda corpo, a principal função é trazer mais segurança para as pessoas que utilizam a escada.

Parapeito

O parapeito é muito confundido com o peitoril, principalmente pelo nome parecido. Mas esses dois acessórios são muito diferentes.

O parapeito é uma meia parede que funciona como barreira em extremidades da construção, como telhados e coberturas. Como o próprio nome já diz, o parapeito, geralmente, é erguido até a altura do peito para proteger e proporcionar mais segurança, evitando quedas. O parapeito é normalmente feito de alvenaria e, diferente do guarda corpos, não tem grades e é sempre maciço.

Soleira

Já explicamos por aqui o que é a soleira de janela, onde também listamos 9 inspirações e ideias que você pode aplicar em seu projeto arquitetônico.

Mas, resumidamente, a soleira também fica na base inferior da janela, mas, diferente do peitoril, não é projetada para fora da construção, ficando delimitada pela janela. A soleira também pode ser instalada em pisos, funcionando como uma divisão de ambientes.

Tipos de peitoril

Ao ir às lojas de materiais de construção é possível encontrar diversas possibilidades para construir um peitoril. As opções de formas e desenhos são infinitos, além de estarem disponíveis em diversos materiais.

Listamos os tipos de materiais mais utilizados na hora de construir um peitoril:

Peitoril de granito

O peitoril de granito é um dos mais utilizados aqui no Brasil. Por ser uma pedra bem popular, resistente, com ótimo custo/benefício e que não acumula umidade, o granito é perfeito para ser instalado no peitoril da janela.

Peitoril de mármore

O mármore é outro material bastante usado na construção de peitoris.

Assim como o granito, o mármore não acumula umidade. Porém, por ser uma pedra mais nobre e um pouco mais cara do que o granito, esse tipo de material é mais utilizado em peitoris internos, ornando com a decoração do ambiente.

Peitoril de concreto

O peitoril feito de concreto é um modelo mais barato, que pode ser pensado já no momento de construção da casa. Apesar de ser simples, ele também pode trazer mais charme para a área exterior da casa. Para dar mais destaque para o peitoril, uma dica é pintá-lo em cores diferentes.

Peitoril feito com piso

Este tipo de peitoril geralmente possui uma base de concreto que é coberto por uma camada de piso. Isso é feito para deixar o peitoril mais protegido contra umidade e infiltrações.

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!