6 dicas para te ajudar a economizar sem sair de casa

Lara Berol Lara Berol
Laundry Cottage, Glen Dye, Banchory, Aberdeenshire, Roundhouse Architecture Ltd Roundhouse Architecture Ltd Country style garden
Loading admin actions …

Não é só pelo momento de crise que estamos passando no Brasil, mas, também, porque todo mundo adora dicas de economia. Nesse artigo vamos listar algumas pequenas atitudes que podem fazer diferença no orçamento doméstico no final do mês. Obviamente, todos estão livres para criar e adaptar as sugestões, colocando-as mais próximas de sua realidade.

Começar a mudar alguns hábitos semana a semana podem fazer com que todos na casa se tornem acostumados aos novos moldes de vida. Tente sugerir essas pequenas mudanças e coloque tudo na ponta do lápis. Vai ver que economia acumulada no final do mês vai fazer o orçamento familiar ter uma folga.

Se você está tentando fazer essa ‘mágica’ há algum tempo e não consegue, tente seguir essas sugestões.

1. Divirta-se em casa

Chegou o final de semana e seus amigos estão querendo fazer alguma coisa. Geralmente, reunir todos em uma pizzaria ou um bar é o programa mais comum. Porém, fazer esse encontro todo final de semana pode resultar em um gasto a mais que poderia ser evitado. Para se ter uma ideia do impacto desse hábito no orçamento é preciso saber que comer fora de casa está 11% mais caro na região Sudeste do Brasil, por exemplo, se comparado ao ano passado. Esse aumento de preços está ligado ao aumento da inflação, que há meses só tem crescido. A tendência é que os valores das matérias primas e de todo o setor serviços continue em alta pelos próximos meses, como consequência esse aumento é passado para os consumidores.

Para tentar driblar esse convite sem parecer chato, proponha aos amigos e familiares uma refeição em sua casa. Comprometa-se a ceder o espaço e sugira churrascos ou pizzadas onde todos podem trazer o que mais gostam e a cozinha ou a área externa será mais divertida que qualquer bar! Outro aspecto que torna esse tipo de programa agradável é fugir do friozinho à noite.

2. Convide os amigos para um brunch

Jantares para todos os seus amigos também podem começar a pesar no orçamento conforme a frequência e a quantidade de pessoas participantes. Uma solução para não deixar de reunir todos é tentar trocar o turno da refeição principal. No lugar de um jantar, que tal tomar um brunch? Além de mais divertido, o horário pode deixar os amigos livres para marcarem outros compromissos durante o dia. Porém, a principal razão para essa troca é o valor dos alimentos a serem servidos. Refeições completas tendem a serem bem mais caras que os itens para o café da manhã. Diversifique com opção de pães, biscoitos, frutas e ovos mexidos. Vai ver que tudo isso ainda sai mais em conta que um peixe ou uma bela peça de carne.

3. Desligue o aquecedor central ou diminua seu ar condicionado

Não importa se você mora em um lugar muito quente ou totalmente o oposto, seja lá qual for o método que você utiliza para manter sua casa mais confortável, saiba que é possível baixar um grau no equipamento e ter uma economia de 1% no final do mês. Parece bobagem, mas tudo se explica pois, quanto menos você exige do aparelho, menos energia ele gasta. Se passamos o dia todo com o aparelho ligado, e o regularmos para uma temperatura confortável, é possível sim ter ganhos em economia. Calcule que cada grau a menos, o percentual aumenta.

4. Invista em uma pequena horta

A jardinagem, por si só, já é uma terapia. O contato com a terra pode trazer diversos benefícios para quem anda estressado ou está em busca de um passatempo. Fazer uma pequena horta para conseguir extrair dali algumas hortaliças ou legumes para uso doméstico também pode te ajudar a economizar nas compras do mercado. Faça uma boa pesquisa sobre a área utilizada para o cultivo correto de tudo o que você gostaria de plantar. Lembre-se que o seu espaço disponível e as condições climáticas que se encontram sua horta irão influenciar no sucesso de sua empreitada. Tenha consciência que essas informações devem ser coletadas antes mesmo de você comprar vasos e terra. Depois de decidido todos os detalhes, é hora de começar a diversão! Na hora em que sua horta começar a dar frutos, verá como valeu a pena o investimento e o quanto isso trará em economia para você.

Se você pensa que não há espaço suficiente em seu apartamento para uma horta, leia esse artigo e descubra como criar uma horta em sua varanda! 

5. Instale cortinas e artifícios para melhorar o clima interno

As cortinas têm como principal função criar um ambiente mais aconchegante e deixar a claridade mais amena. Em algumas casas, no entanto, é preciso que as cortinas desempenhem outras funções. Se você mora em um local muito frio, é possível escolher cortinas com tecidos que segurem melhor o calor, permitindo que o aquecimento térmico não se dissipe com facilidade. O mesmo acontece quando a necessidade é barrar a claridade intensa em um cômodo, há cortinas que desempenham isolamentos adequados para esses casos. Hoje, com o desenvolvimento de novos tecidos, é possível encontrar cortinas que atendam qualquer necessidade do usuário para seu ambiente. Basta entender bem a dinâmica de sua casa com relação à claridade e o que você deseja para aquele cômodo.

6. Abuse da luz do sol

Observe bem o seu espaço, veja se é possível aproveitar a luminosidade externa e abdicar do uso de lâmpadas. Geralmente, na sala de estar e no hall de entrada, onde a incidência da luminosidade é maior, é possível tirar qualquer apelo tecnológico e deixar que o sol faça seu trabalho. Utilize as luminárias somente no período noturno.

A luz solar também é aliada quando o assunto é aquecimento térmico. Há diversos sistemas que utilizam os raios solares para gerar energia ou aquecer a água. As soluções são diversas e muitas já chegaram ao mercado brasileiro. O aparato, que antes era muito caro, teve uma queda de preço considerável nos últimos anos pela popularização das casas sustentáveis. Hoje, com os altos valores cobrados pelas companhias elétricas, as placas solares são itens indispensáveis para quem está construindo.

Essa casa desenvolvida pela Tuti Arquitetura+ Verde segue os conceitos da casa sustentável e conta com sistema solar de aquecimento de água e ainda foi preparada para o frio rigoroso da região Sul do País.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine