Casa com duas faces: 10 fotos que vão te encantar

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Casa Altavista, Excelencia en Diseño Excelencia en Diseño Modern Houses
Loading admin actions …

Hoje apresentamos o projeto da Casa Altavista, situada no México, em uma região de natureza exuberante, que se integra à paisagem externa através de amplos planos de vidro e que apresenta um projeto de interiores primoroso, que tratou de dar a cada ambiente uma personalidade própria, além do conforto e funcionalidade.

O projeto é de autoria do estúdio mexicano Excelencia en Diseño, que mantém uma linguagem coerente em seu trabalho, utilizando uma combinação de elementos construtivos contemporâneos e tradicionais como pórticos e telhados cerâmicos, além de uma variada paleta de materiais, cores e texturas, que dão a cada edifício uma forma única e um aspecto arrojado e contemporâneo. 

Confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto de fachadas simples e discretas, que todavia escondem em seu interior ambientes integrados e com decoração conceitual e sofisticada, que exploram as vistas deslumbrantes para a paisagem natural circundante, marcada por montanhas e natureza selvagem.

1. Incrível fachada

A fachada  é caracterizada pela combinação de diferentes materiais, portanto de diferentes texturas e cores, e de diferentes formas formas, com um aspecto final bastante contemporâneo, discreto e elegante. As linhas retas predominam, mas há também variações como nos planos inclinados da cobertura, que ainda recebeu telhas cerâmicas, dando um toque de tradição à edificação, que todavia reforça sua contemporaneidade nos pórticos transversais e na sua forma assimétrica e moderna.

2. Variedade de materiais

Como já mencionado, a Casa Altavista possui uma variedade de materiais, texturas e cores em sua fachadas. O destaque é o material que reveste os pórticos transversais e imponentes e, claro, os próprios pórticos, elementos ornamentais que romperam a simetria e deram um aspecto contemporâneo à residência. O pórticos são revestidos de pedra, na cor terra, enquanto as demais superfícies receberam pintura branco. Também podemos notar a presença de vidro na cor verde, e as telhas cerâmicas da cobertura, que complementam a paleta de materiais das fachadas.  

3. Hall de circulação com jardim de inverno

Ao adentrar a residência o visitante depara-se com o hall de circulação que conecta o pavimento térreo com o pavimento inferior da casa, já que devido à topografia acidentada natural do terreno, o programa de necessidades foi distribuído em dois pavimentos. O hall de entrada se destaca pela decoração que inclui um jardim de inverno, que mescla pedras e vasos de pequenas plantas, e uma parede azul com textura em relevo, com diversos cubos nas cores branco e vermelho, que dão identidade e sofisticação ao ambiente. A escultura feita de raízes de madeira, situada sob a escada, complementa a decoração do ambiente.

4. Espaçoso living room

No living room predominam as superfícies brancas e a integração espacial, inclusive entre o pavimento térreo e o pavimento inferior. A luz natural natural abundante ingressa nos ambientes por meio de amplas aberturas envidraçadas e também pela abertura zenital. As superfícies claras por sua vez contribuem para a difusão da luz natural pelo interior da casa. Como os ambientes estão integrados, é o mobiliário que define os espaços. O piso de madeira realça a sensação de continuidade e integração espacial e deixa o ambiente mais caloroso e aconchegante.

5. Mobiliário especial na sala

A sala de estar é composta de um sofá com chaise na cor branca, com almofadas na cor preta, de duas banquetas de madeira, de uma mesa de centro com tampo de vidro e suporte metálico, de uma luminária de design contemporâneo e de um tapete felpudo na cor preta. O mobiliário contemporâneo e funcional que preenche o ambiente agrega conforto e sofisticação ao ambiente. Detalhes como o painel colorido em relevo, composto de cubos nas cores verde, vermelho e preto complementam a decoração da sala de estar, dando-lhe mais personalidade e requinte.    

6. Sala de jantar moderna

sala de jantar possui uma mesa de jantar de madeira e estrutura metálica na cor branca e conjunto de cadeiras com estrutura de madeira e assentos nas cores preto e branco, tapete na cor preta, luminária de design arrojado e um aparador de madeira. As superfícies brancas realçam o mobiliário e os acessórios da sala de jantar, com destaque para o painel em alto relevo nas cores preto e bege que dá identidade ao ambiente e um toque de sofisticação.

7. Cama elevada no quarto de casal

Enquanto nos ambientes sociais predominam as superfícies brancas, nos ambientes íntimos as cores foram empregadas para dar mais identidade aos ambientes e para expressar a personalidade dos moradores, como no quarto do casal, que conta com uma parede azul que dá vivacidade e personalidade ao ambiente. A cama de madeira possui a cabeceira de madeira com acabamento em laca branca, que também serve de apoio para objetos decorativos. Além da cama, móveis de design contemporâneo e arrojado como o recamier de vidro incolor dão um toque de sofisticação ao quarto, que conta ainda com objetos ornamentais como os bonequinhos escalando a parede, que deixam o ambiente mais despojado e convidativo. E, a madeira dá a sensação de calor e aconchego desejados. 

Para saber mais sobre decoração de quarto de casal, leia este artigo.

8. Área externa com piscina

Na área externa e situado na parte inferior do terreno estão localizados os ambientes que compõem a área de lazer da residência. O barzinho, por exemplo, se integra com o deck de madeira, com a piscina e com o espaço exterior, proporcionando momentos de confraternização e relaxamento aos moradores e convidados em um clima descontraído e despojado.

9. Deck de madeira

A grande atração desta residência é a piscina ampla e ensolarada envolta pelo deck de madeira. A piscina fica situada na área de lazer na parte posterior do terreno, portanto, numa cota mais baixa em relação ao acesso principal. Todavia, a residência parede se situar no limite do perímetro urbano. Portanto, a parte posterior da residência se abre completamente para a paisagem montanhosa do seu entorno. Esta integração com a paisagem natural externa é que resultou numa fachada posterior com amplas aberturas envidraçadas e uma varanda aberta, no pavimento térreo, e um barzinho, no pavimento inferior. 

10. Vista para as montanhas

O banho de sol e de piscina fica ainda mais aprazível e relaxante com a vista para a paisagem natural circundante. O projeto tomou partido da localização privilegiada da residência para explorar a vista deslumbrante para a paisagem montanhosa do entorno da edificação.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine