Reforme a casa para os idosos: mais segurança e conforto

Lara Berol Lara Berol
CASA URBANA, PAULA BITTAR ARQUITETURA PAULA BITTAR ARQUITETURA Modern Houses
Loading admin actions …

Medidas simples na casa ajudam a segurança para os moradores idosos, evitando quedas e melhorando o conforto. Alguns recursos podem ser adaptados e outros devem ser comprados, obviamente, porém, o custo de uma casa adaptada para eles não é tão alto quanto se especula.

A prevenção se faz necessária e urgente. Segundo estimou a Secretaria de Saúde de São Paulo, as quedas representam grande parte do índice de óbitos de pessoas com mais de 60 anos. É possível dizer, com base nos dados divulgados pelo Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, que entre 2000 e 2014 as mortes por quedas tiveram números progressivos. E a maioria aconteceu em casa.

Nesse artigo, vamos mostrar que algumas mudanças podem fazer a diferença para os moradores idosos, facilitam sua locomoção e dando mais segurança.

Cortinas muito longas oferecem menos segurança para idosos

Com a visão afetada, a mobilidade um pouco deficiente, todo e qualquer obstáculo do caminho deve ser retirado. As cortinas muito longas, que se arrastam no chão devem ser uma das primeiras a saírem de cena. A possibilidade dos idosos se enroscarem nos tecidos é grande, portanto, nesse caso, o menos é mais! Além de acumular poeira, as cortinas com tecidos assim podem reduzir a luminosidade natural dentro do ambiente e podem se tornar armadilhas para os objetos próximos.

O ideal é substituir esse tipo de cortina por persianas mais fáceis de limpar e com tamanho ideal para o ambiente. Por não serem leves, as persianas vão voam e oferecem melhor regulagem da iluminação interna.

Deixe sua casa mais confortável para os idosos

Além de segura a casa deve ser confortável. Uma das perdas mais comuns na idade é acuidade visual. É comum idosos se queixarem de baixa visão ou apresentarem doenças ligadas à visão. Para uma casa mais confortável, troque a iluminação, deixe todos os ambientes mais claros e dê atenção especial às áreas de circulação e aos espaços onde o idoso passa grande parte do dia.

Se na casa houver tapetes, troque por outros com cerdas baixas e rasteiras. A intenção é não permitir que os calçados enrosquem nos tapetes. Porém, se o idoso não quiser mudar os tapetes, é possível passar fita adesiva em toda a sua extensão para que eles fiquem firmes no chão. Se for possível retirar os tapetes de passagens e outros lugares que possam oferecer perigo, faça!

Troque a cerâmica do banheiro se ela for muito escorregadia

As quedas de pessoas idosas acontecem muito mais em casa que na rua. Esse fenômeno se explica: é nesse ambiente que eles se sentem mais seguros e familiarizados. Algumas enfermidades também colaboram para os índices que não param de crescer sobre idosos que se acidentam em casa. A labirintite ou a incontinência urinária são dois exemplos que podem fazer com que os idosos estejam mais propensos às quedas. Se perdem o equilíbrio ou se apressam para chegar ao banheiro podem escorregar e cair.

Ter pisos antiderrapantes principalmente no banheiro tende a fazer com que as quedas nesse espaço diminuam. Se é possível escorregar em outros locais da casa, no banheiro isso se torna ainda mais fácil, uma vez que com o contato com a água os pisos e azulejos se tornem mais escorregadios. Não vale a pena colocar tapetes de plástico, que podem facilitar as quedas.

Consulte as diversas opções de pisos antiderrapantes disponíveis hoje nas lojas e escolha um mais adequado para as necessidades dos idosos. Convença-os sobre as necessidades e faça a instalação do novo revestimento.

Coloque barras de segurança no banheiro

Aliadas ao novo piso, a barras de apoio são fundamentais para idosos no banheiro. É válido lembrar que esse ambiente é o mais perigoso para os idosos, pois ali eles relaxam e, por estarem em um ambiente conhecido, acabam ficando mais suscetíveis aos tombos. No vaso sanitário são necessárias barras laterais e acima, na parede. Se for possível, o vaso também deve ficar mais alto que a altura convencional. Se não for possível trocar a peça sanitária por uma já adaptada a esse uso, a família pode optar por construir uma caixa de alvenaria para servir como suporte ou comprar encaixes desenvolvidos para isso.

No chuveiro, além de barras, é possível instalar um assento retrátil para que o idoso possa tomar banho sozinho. As torneiras também devem estar ao alcance das mãos. As barras, nesse caso, podem servir como apoio para os que optam pelo assento ou como guias para aqueles que não abrem de tomar banho em pé. Todos esses artifícios servem para dar mais privacidade e mobilidade aos idosos, permitindo que eles tenham mais confiança em executar essas tarefas diárias sem ajuda.

Instale um elevador se a casa tiver escadas ou andares superiores

Para a realidade brasileira, ter um elevador em casa pode parecer item de luxo. De fato, a instalação desse tipo de coisa pode ter custos bastante elevados dependendo do projeto e do modelo escolhido. Porém, é possível encontrar soluções mais baratas e que exigem menos modificações na estrutura da casa. Uma delas é a instalação de um trilho nas escadas que possui uma cadeira acoplada. O funcionamento é bem simples e não exige a instalação de máquinas muito sofisticadas e a manutenção é bem mais barata. O idoso pode operar o equipamento sozinho e pode subir ou descer as escadas sem auxílio, dependendo de sua agilidade.

Instale uma porta dupla na entrada

Ninguém pensa nisso, mas talvez seja necessário o uso de cadeiras de rodas em algum momento. Há idosos que andam em casa normalmente, mas para saídas mais longas se sentem mais confortáveis em cadeiras de rodas ou carrinhos elétricos. Ter uma porta ampla na entrada de casa permite que o idoso entre ou saia de casa sem a necessidade de depender de ninguém. Caso haja a necessidade de sair ou entrar com uma maca, a passagem maior também se faz necessária.

Essa porta maravilhosa fica em uma das casas com projeto desenvolvido por Célia Orlandi Por Ato em Arte

Instale um interfone com áudio e vídeo na porta de entrada

Para mais segurança dos moradores idosos, um item bem simples pode fazer toda a diferença, o interfone com áudio e vídeo. Isso facilitará a identificação de quem está na porta e não deixará que o idoso vá abrir a casa para qualquer pessoa, ficando sujeito à assaltos e outros riscos. Com um simples fácil de operar e com imagem de vídeo de qualidade, é possível criar condições para que o idoso não caia em golpes ou se sinta intimidado por alguém mal-intencionado.

Lembre-se que todo o cuidado é pouco, mas dar ferramentas e condições para que os idosos se sintam mais seguros é garantir a eles o direito de sentirem ativos e úteis. Se quiser saber um pouco mais sobre como evitar acidentes domésticos com idosos, leia esse artigo.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine