Tintas para Interiores: 11 Regras a Ter em Conta

Ida Gaspar—homify Ida Gaspar—homify
Tipos de tintas disponíveis e quais suas aplicações!, Congrau Engenharia Congrau Engenharia
Loading admin actions …

Para poupar algum dinheiro no custo total da construção de uma nova casa, muitos proprietários optam por realizar a sua pintura sozinho. Pode ser que o contrato de construção da sua casa não inclua os acabamentos, por isso, terão de ser executados por si.

Dentre esses acabamentos, pintar paredes e tetos é uma etapa acessível a todos. Por isso, pode ser uma boa ideia realizar você mesmo a pintura da sua casa, o que sairá mais barato do que contratar um profissional.

Mas atenção: para pintar sozinho a sua casa, é fundamental estar bem preparado e saber o básico antes de começar.

Deve procurar muita informação, para realizar tudo da melhor forma, desde da compra até à realização. Que tinta escolher para uma nova casa? Que acessórios devo usar? Quantas demãos são necessárias para a aplicação da tinta?

Enfim, a homify explica-lhe tudo o que é importante saber antes de começar a pôr mãos à obra! Vamos lá então saber mais!

Acompanhe-nos!

1. Tinta para interiores: compre o material certo

Escolha pincéis de preferência em madeira crua e com boa aderência. Certifique-se de escolher cerdas sintéticas para tinta à base de água e seda natural ou cerdas de lã para tinta de glicerol. Reserve os rolos para vernizes, tinta acetinada e anti-respingos para tetos.

2. Pintura interior: calcule o volume correto de tinta necessária

Se confiar o trabalho de pintura de paredes e tetos a um profissional, ele próprio calculará o volume de tinta necessário. Por outro lado, se for você mesmo a fazer o trabalho, antes de comprar a tinta, meça cada parede e teto das divisões que deseja pintar da seguinte forma: comprimento da parede (x) largura da parede a ser pintada.

Tenha cuidado, não se esqueça de levar em consideração os tetos se for pintá-los. Para ter certeza de que tem tinta interna suficiente, verifique o poder de cobertura da tinta.

Essa indicação, chamada de desempenho da tinta, geralmente é especificada no rótulo da tinta parede.

3. Tinta parede: cuidados a ter

Antes de escolher a tinta parede (tinta acetinada, tinta acrílica para madeira, tinta plástica interior lavável, tinta lavável ou outra), reserve um tempo para ler o folheto informativo.

Tintas interiores preços:

Pode sempre optar por tintas mais baratas—de primeiro preço. Mas lembre-se de verificar se a tinta pinta bem. O produto tem o rendimento necessário? Para todos os trabalhos de pintura delicada (zonas húmidas, rebocos especiais para decoração, etc.) é aconselhável optar por gamas superiores e pagar o preço. Esta será a melhor garantia de qualidade e durabilidade ao longo do tempo. Além disso, em vez de pintar todos os anos, com uma boa tinta não o precisar de fazer com tanta frequência.

Para saber mais, consulte nosso artigo: Conselhos práticos sobre como pintar paredes.

4. Escolha a tinta para interiores de acordo com a divisão e utilidade

A escolha da tinta de interior certa depende em parte depende sempre da finalidade do espaço.

Por exemplo, para divisões húmidos (casa de banho, WC ou cozinha), vai preferir uma tinta acrílica ou anti-fúngica, pois a sua fórmula é resistente à humidade.

Em termos de acabamentos, a tinta acetinada é, geralmente, mais adequada para as salas de estar, enquanto a tinta de acabamento fosco destina-se mais a quartos para criar um ambiente suave. Em caso de dúvida, um colaborador de loja poderá encaminhá-lo para o produto que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu orçamento.

5. Tinta parede: escolher bem a cor

A escolha da cor de tinta certa costuma ser uma questão de gosto e de tendência. No entanto, existem algumas regras básicas, como privilegiar as cores claras em espaços mais pequenos / restritos e reservar as cores mais escuras para paredes com portas e janelas.

Outra regra a ter em mente: evite usar mais de 2 -3 tons de cor (na mesma gama de cores) para evitar um efeito exagerado e confuso na decoração.

6. Pintura de interiores: proteja bem o espaço

Quer tenha a pintura de parede feita por um profissional ou não, proteja os locais que não serão pintados. Ao preparar o terreno desta forma, poupará o tempo do profissional e poupará dinheiro no seu trabalho de pintura de interiores.

Proteja à volta das janelas, azulejos, interruptores de luz com fita de pintor e móveis com lençóis ou plásticos.

7. Pintura interiores: prepare a superfície de suas paredes e tetos

Antes de aplicar tinta nas paredes e no teto, é necessário prepará-los. Se estiverem muito danificados, considere consertar um teto falso ou uma divisória de gesso. Na maioria dos casos, tudo o que precisa fazer é limpar e preencher os buracos. Esta etapa de preparação do suporte permitirá obter uma pintura interior de qualidade.

Se o trabalho de pintura de paredes for realizado por um profissional, pode confiar esta etapa ou pode realizar você mesmo para poupar um pouco de mão de obra. No entanto, tome cuidado para executar esta etapa com cautela. Mesmo um profissional não será capaz de fazer milagres num base mal preparada.

8. Pintura interiores: como aplicá-la corretamente

Quer a tinta lavável ou tinta acetinada, comece por misturar a tinta no balde / lata com uma espátula plana. Comece por limpar os ângulos com uma pequena escova e depois faça com o rolo. Pode pintar da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, conforme for mais conveniente para si, mas lembre-se: cruze sempre as camadas de tinta para evitar manchas.

9. Pintura de interior: mantenha o material com cuidado

Poderá manter uma lata de tinta aberta por muito tempo fechando-a corretamente e arrumando-a em temperatura ambiente.

Para evitar a entrada de ar, armazene-o de cabeça para baixo. Quanto aos pincéis, limpe-os assim que parar de usá-los com água ou com produtos específicos dependendo da natureza da tinta.

10. Pintura de interiores: quais os tipos de tinta para construção civil?

Existem as seguintes tintas no mercado para pintar as paredes interiores e exteriores também: Tome nota:

  • Látex PVA
  • Tinta Acrílica
  • Tinta Lavável
  • Tinta Epóxi
  • Tinta Inodora
  • Esmalte Sintético
  • Tintas Anti-mofo
  • Tintas para Telhado
  • Tintas para Rejunte
  • Tintas para Alumínio

Quanto às marcas existem várias, desde marcas brancas ou de marca: tintas barbot, argatintas, titnas Robbialac, tintas CIN, Dulux, etc. As marcas de tintas têm um impacto direto na escolha dos indivíduos e, em particular, na sua relação qualidade e preço.

Solicite ajuda a um colaborado de loja para mais informações acerca das diferenças de produtos, marca, etc.

10. Pintura interiores: entre em contacto com um profissional

Se não se sentir apto, não tiver paciência, nem tempo, é preferível que contrate um profissional que garanta o trabalho por um período de 10 anos.

Não vale a pena arriscar e depois ter que contratar um profissional à mesma. Seria uma situação demasiada dispendiosa.

Analise bem todos os prós e contras.

Se precisar, pode sempre solicitar um ou mais orçamentos a profissionais especializados. Pode encontrar contactos na plataforma da homify, clicando diretamente ’aqui ou acedendo ao separador profissionais’. Filtre a sua pesquisa pela sua área de residência.

Boas obras!!

Informação extra!

Irá precisar aplicar várias demãos de tinta (entre duas e três demãos em média (às vezes mais) e conforme do tipo de tinta). Entre cada demão de tinta, será necessário deixar um tempo de secagem (entre 24 e 48 horas). Aconselhamos que consulte as instruções nas latas de tinta quanto ao tempo de secagem necessário.

Dependendo do número de pessoas presentes para fazer a pintura e da área total a ser pintada, aguarde de uma a duas semanas para concluir a pintura na sua casa. De facto, será necessário planear esse tempo de aplicação e o tempo de secagem entre cada uma das demãos.

Continue com a homify e descubra este artigo da nossa revista. É também muito interessante para este tema: O cheiro a tinta pode ser prejudicial à vossa saúde! Livre-se dele.

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!