Como Tirar Bolor das Paredes—7 Dicas Muito Úteis

Ida Gaspar—homify Ida Gaspar—homify
Novicor , argatintas® argatintas® Walls
Loading admin actions …

As suas paredes têm bolor e a cada dia que passa é pior?! Não espere e siga em frente!

Além de dar a impressão de que mora numa casa suja, essas pequenas manchas pretas também fazem mal à saúde. Podem causar náuseas e fadiga severa, mas também problemas respiratórios, como asma, bem como reações alérgicas, irritação dos olhos, garganta e nariz e infeções fúngicas. E uma vez que está com estes problemas, eles não irão desaparecer assim e com uma limpeza do mofo. Podem mesmo durar anos! Além de tudo isso, os bolores e a humidade tendem a atrair insetos indesejados, como baratas, e os bolores muito importantes podem até apodrecer as paredes e ameaçar a estrutura de uma casa.

A boa notícia é que quanto mais rápido limpar os bolores, fungos e manchas de humidade, será muito mais fácil removê-lo de forma definitiva.

Neste artigo, mostraremos como tirar bolor das paredes, maneiras simples e que podem realmente mudar a sua vida.

Tome nota!

1. Como reconhecer humidade nas paredes?

O bolor é, geralmente, fácil de detetar. Muitas vezes aparece como manchas pretas, que são as mais comuns e perigosas para a saúde, mas também pode assumir tons mais coloridos, que vão do branco ao verde, azul e castanho. Essas manchas, que na verdade são formadas por uma infinidade de fungos microscópicos, aparecem nas paredes e tetos, bem como nas juntas de janelas e azulejos e até mesmo nos móveis.

No papel de parede, o bolor, também, pode aparecer como manchas e, em paredes pintadas, pode causar fendas na pintura.

No entanto, o bolor nem sempre é visível. É o caso quando ainda numa fase inicial e os fungos ainda não tiveram tempo de se desenvolver realmente, mas também se aparecer nos cantos da casa e não se consegue visualizar. Contudo, é possível identificá-lo com os olhos fechados: o cheiro de mofo ou terra não deixa margem para dúvidas, porque não só não é agradável a respirar, mas também não é o cheiro comum a casa, a menos que já esteja habituado a respirá-lo em casa.

2. Como tirar bolor das paredes?

Antes de qualquer limpeza, é necessário proteger-se. Lembre-se de que por mais pequenos que sejam esses fungos, não são saudáveis. Por isso, é necessário precaver-se e deve colocar uma máscara, para não respirar mofo. Use também luvas de proteção e proteja a cabeça com um boné ou lenço à volta do cabelo.

Se for possível, coloque também uma bata para proteger as suas roupas. E se tiver óculos de proteção, use-os. Não são exageros, é mesmo para para o proteger.

Pronto, agora que parece um verdadeiro agente de desinfeção, pode começar a esfregar.

Dicas: nunca deve remover o bolor sem antes humedecê-lo com o produto que irá utilizar, pois há o risco de espalhar os fungos. Durante a operação, procure ventilar o máximo possível a divisão e, depois de qualquer limpeza, não se esqueça de secar a parede. Isso é muito importante para controlar o bolor, pois a umidade pode fazer com que volte quase mais rápido do que leva para retirá-lo!

3. Os métodos mais eficazes para limpar a humidade nas paredes:

Crie um removedor de bolores e fungos, para combater a humidade nas paredes:

1) Com vinagre branco: esse é, sem dúvida, o método mais conhecido para limpar o mofo, e toda a gente tem esse produto em casa.

Coloque vinagre branco num pano ou esponja. Esfregue a parede com o pano para remover a maior parte do bolor. De seguida, coloque uma mistura de 300ml de vinagre branco e 200ml de água num pulverizador e borrife nas manchas. Deixe por várias horas, pelo menos 12 horas! Depois disso, pegue um pano e limpe o vinagre. Se todas as manchas não desaparecerem, repita o procedimento. Observe que é melhor ventilar o espaço durante o processo de limpeza.

Pode acrescenta óleo essencial da árvore de chá ao vinagre para aumentar a eficácia. Isso porque, embora o vinagre branco remova as manchas, o óleo essencial funcionará para destruir completamente os fungos. Para fazer isso, quando pulverizar vinagre branco na parede, adicione cerca de cinco gotas desse óleo ao borrifador.

Porém, tenha cuidado: se estiver grávida ou a amamentar, não use o óleo essencial da árvore do chá. Além disso, não o use perto de crianças pequenas.

2) Com lixívia: muito menos natural do que o método anterior, porém, é igualmente eficaz. Dilua um pouco de lixívia em água fria e despeje a mistura numa esponja. Esfregue a parede com ele para remover qualquer mancha e depois enxague.

Também pode colocar lixívia num borrifador e esfregar com uma escova depois de pulverizar o produto na parede.

3) Com amoníaco: coloque uma mistura com metade da água e meio amoníaco num recipiente e esfregue a parede com um pano impregnado com essa mistura. Depois de remover todas as manchas, enxague.

É muito importante abrir totalmente as janelas para manter o ambiente o mais ventilado possível. Além disso, use luvas e tome cuidado para não fumar nas proximidades.

4) Carbonato de sódio: misture uma colher de carbonato de sódio com 1 litro de água quente. Molhe uma esponja ou pano com esta mistura e esfregue. Enxague depois de limpar.

5) Com peróxido de hidrogénio/água oxigenada: despeje 1/3 de peróxido de hidrogénio e 2/3 de água num pulverizador. Borrife a mistura na parede e esfregue com um pano. Depois, limpe com água morna.

4. Que solução é mais eficaz para os diferentes materiais?

1) No papel de parede: com bicarbonato de sódio

  • Primeiro tente remover as manchas com um pano seco.
  • Se as manchas persistires e seu papel de parede for lavável, misture um copo de água quente com 1/4 de chávena de bicarbonato de sódio.
  • Esfregue as manchas com esta mistura e enxague.

2) Em paredes de madeira: se for pintado, misture água quente com um pouco de vinagre e esfregue com um pano embebido nessa mistura. Também pode substituir o vinagre por amoníaco.

3) Para as juntas: com bicarbonato de sódio e vinagre. Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com um copo de vinagre branco. Com uma escova de dentes velha, mergulhe-a na mistura e esfregue as juntas com ela. Deixe por dez minutos e passe por água.

5. Como evitar o aparecimento do bolor?

Agora que já limpou tudo, é necessário evitar o aparecimento de manchas de humidade e de bolor. Para tal, deve:

  • Arejar o espaço regularmente. É melhor ventilar todos os dias por 15 a 30 minutos para renovar o ar.
  • Ventile o ambiente: em espaços com alta umidade, como a casa de banho, é melhor instalar um sistema de ventilação e ativá-lo sempre que tomar duche ou banho. O mesmo conselho vale para a cozinha: abra a ventilação assim que cozinhar para que os vapores sejam eliminados. Desligue a ventilação depois de todos os vapores desaparecerem.
  • Não aqueça demais o seu quarto. Uma temperatura média de 19° é, geralmente, ideal na maioria das divisões de casa.
  • Impermeabilize a parede: se as suas paredes costumam estar húmidas, é melhor impermeabilizá-las com um produto especial ou tinta à prova de água. Certifique-se, entretanto, de encontrar a causa da humidade para que possa corrigir o problema na origem. A humidade pode realmente vir de um problema mais sério, como a infiltração de água, que precisa de ser tratada o mais rápido possível.
  • Em espaços onde a humidade permanece alta, também pode instalar um desumidificador.

6. Cuidar das paredes externas / fachadas

As paredes exterior devem ser também tidas em conta. Geralmente, é devido a infiltrações que as paredes internas ficam com humidade e bolor. Também pode vir do solo e infiltrar-se gradualmente nas paredes por baixo.

Se aparecer bolor nas paredes externas, é mesmo importante contratar um profissional, de modo a analisar a causa exata e explicar como corrigi-la. Muitas vezes, é necessário reforçar o isolamento.

Pode encontrar um profissional especializado na plataforma da homify: aqui e aqui.

7. Pintar com tinta anti-fungos

Por fim, mas não menos importante invista numa boa tinta anti mofo, podem ser mais caras mas são muito mais eficazes, há tinta branca e outras cores em lojas de especialidade. O colaborador da loja saberá indicar-lhe a melhor tinta para evitar a humidade nas paredes. Acredite que faz mesmo toda a diferença.

Pode também contratar um pintor, que não só lhe recomendará a tinta adequada para a sua casa, como também pintará as suas paredes.

Pode também aproveitar os dias de sol, para pintar as suas paredes com uma tinta anti mofo. Mas antes, é necessário limpar as paredes como recomendamos mais acima. Há marcas que vendem desinfetantes e que podem ser aplicados depois da limpeza e antes de pintar. Depois, pode aplicar um primário para maior proteção e depois pintar com a tinta anti fungos.

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!