Como Aplicar Cores Claras na Decoração e Quais são as Vantagens?

I. Gaspar—homify I. Gaspar—homify
Apartamento Flamingo, Alma Braguesa Furniture Alma Braguesa Furniture Kitchen units MDF
Loading admin actions …

Um teto muito baixo, um espaço restrito ou uma sala de estar mal definida… podem prejudicar a beleza estética de uma divisão.

Sem proceder a obras muito pesadas, pode, no entanto, corrigir os defeitos estéticos desses espaços, modificando a sua percepção. A ideia é simples: temos que criar uma ilusão de ótica! Como? Brincando com as cores. Para ampliar o espaço, mas também para destacar nichos, criar perspetivas, ganhar volume: a pintura é a sua nova aliada!

Não tenha dúvidas que, as cores claras têm um grande poder na decoração. Por exemplo, numa divisão pequena, as cores claras ajudam a valorizar a iluminação do espaço, a ampliar visualmente e também a proporcionar uma sensação de leveza e suavidade ao ambiente.

Neste sentido, se quiser saber mais sobre como usar cores claras na decoração e garantir um ambiente bonito e cheio personalidade mantenha-se connosco e descubra todas as nossas dicas neste artigo.

1. Estilo moderno e estilo minimalista

Se há uma paleta em que o estilo moderno e minimalista se enquadram é bem nas cores claras, porque são perfeitas para deixar o espaço clean e luminoso.

A par disso, é importante manter espaços leves e apenas com o essencial, deixando-os simples e funcionais. Não hesite em apostar em móveis de tons claros, para reforçar o lado leve e já sabe, quanto mais claro melhor, porque permite que a luz amplie o espaço.

2. Criar a ilusão de um espaço maior

Para dar a sensação que o espaço é maior, abuse de cores claras como cores pastel, tal como o azul claro, verde água e outras cores com tonalidades claras. Esta paleta é perfeita para transmitir conforto.

A grande vantagem é que os tons claros nunca saem de moda e combinam facilmente com outras cores na decoração. Para trazer um equilíbrio ao ambiente podem ser colocadas cores mais vibrantes em detalhes decorativos, como nas almofadas, cortinas, tapetes e outros elementos. 

3. Têxteis claros

Opte por têxteis leves, fluídos e claros no quarto, porque transmitem leveza, sendo crucial criar este ambiente no quarto.

Almofadas, colchas, fronhas, mantas, cortinas e tapetes claros monocromáticos ou com padrão, serão uma excelente aposta para criar uma atmosfera aconchegante e convidativa, ideal para descansar e recuperar do stress do dia a dia.

4. Combinar cores claras

Uma das grandes vantagens das cores claras é serem fáceis de combinar com outras cores. Por exemplo, combinar cores claras com azul escuro é perfeito para criar um ambiente elegante e requintado. Pode, também, usar cores claras na sala com pontos de cores mais vibrantes, como o amarelo e o cor-de-rosa, ou ainda investir num escritório com cores claras e detalhes em madeira, para criar um espaço de trabalho muito acolhedor.


5. Tirar partido da iluminação para realçar as cores claras

Tire partido de toda a luz, natural ou artificial, para deixar o ambiente mais iluminado. O conforto visual que a iluminação natural proporciona tem inúmeras vantagens, além de ter uma estética muito agradável. 

A luz do sol deixa o ambiente confortável, proporcionado um bem-estar imediato. Se a divisão que quiser decorar não tiver muita luz natural, deve então apostar em vários pontos de luz artificial e optar por cores claras, para deixar o ambiente mais leve e, consequentemente, mais luminoso.

6. Brincar com as texturas

Brincar com texturas diferentes pode valorizar a divisão que pretende decorar com cores claras. É uma forma de criar dinamismo, mas só com cores claras. Por exemplo, optar por um tapete felpudo na sala de estar ou um tapete sisal em cor bege clara para um toque de charme à cozinha… Enfim, pode quebrar a monotonia de tantas formas, usando apenas cores claras.

7. Contrastes

Para valorizar os tons brancos pode brincar com os contrastes de cor. Por exemplo, em peças maiores optar por cores claras, mas em detalhes mais pequenos pode usar cores escuras. Enfim, usar uma tela branca permite-nos jogar e dá-nos uma liberdade incrível para introduzir outras cores, sejam elas quais forem.

8. Chão claro

Para ampliar visualmente a divisão ou para dar uma sensação de altura numa divisão, pode optar por um chão de cor clara, pois a cor clara no chão acompanha toda a extensão do espaço e ajuda a valorizar a sensação de amplitude. 

9.

Não tenha medo das cores claras, porque podem sujar-se mais! Se tiver cuidado e limpar regularmente não haverá qualquer problema.

Leitura recomendada: Cores neutras para uma casa sempre perfeita.

Profissionais recomendados: designers de interiores ou decoradores.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine