Janelas Oscilo Batentes—Materiais, Vantagens e Mais

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Rima Design Office buildings
Loading admin actions …

Não há nada mais revigorante do que acordar de manhã, abrir as janelas e deixar-se envolver pela luz natural! Ir espreitar à janela, ler à janela, apanhar sol à janela, janelar… São tudo coisas que gostamos de fazer à janela, porque as janelas são aquilo que nos une ao exterior a partir do interior de nossa casa!

Mas as janelas são elementos fundamentais em qualquer tipo de edifício. São elas que permitem a entrada da luz natural que ajuda a baixar as contas de electricidade e que abrem o edifício ao exterior, permitindo a ventilação natural, características muito apreciadas nos dias que correm. Mas é essa mesma abertura que faz com que sejam pontos de extrema importância, pois é também por elas que o calor do interior se escapa e o frio entra!

Se as janelas não forem muito bem concebidas, com o material certo e bem instaladas, podem pôr em causa a manutenção das condições de vivência no interior. É fundamental encontrar os profissionais certos para a instalação de caixilharias, vidros e sistemas de abertura e estar bem informado das opções existentes no mercado, para escolher a melhor para si.

Para quem está a planear os sistemas de janelas para uma casa nova ou pensa em remodelar uma casa antiga este assunto é de particular interesse, mas nem sempre a informação encontrada é clara ou resumida. Mas cá está a homify para o ajudar!

Hoje falamos de janelas e em especial de janelas oscilo batentes, explicando o que são, de que materiais costumam ser construídas, que vantagens oferecem e até quanto custam. Não perca!

Tipos de janelas

Podemos não ter a noção exacta, pois todas as janelas têm a mesma função, mas na realidade há vários tipos de janelas, seja em relação ao método de abertura, seja em relação ao material de que são feitas.

Em relação ao método de abertura temos:

Janelas comuns, de abrir: são as janelas mais tradicionais, que abrem para dentro ou para fora, com uma ou duas folhas. São as que vemos na imagem, do escritório da RIMA DESIGN.

Janelas fixas: Estas janelas não abrem e por isso não têm função de ventilação, apenas permitem a entrada da luz natural e costumam ser decorativas.

Janelas de correr:

tal como o nome indica, as folhas deste tipo de janela deslizam na horizontal em calhas. É um sistema muito eficiente pois permite uma abertura rápida e sem grande esforço. São versáteis, pois poder utilizar-se em fachada ou em interiores, para separação de divisões.

Janelas de guilhotina:

eram mais utilizadas no passado e por isso são mais vistas em casas antigas. Estas janelas abrem na vertical e trancam numa peça metálica chamada “borboleta”, normalmente têm duas folhas e já há versões modernas revivalistas do estilo.

Janelas pivotantes: este tipo de janela está fixo a dois pivôs (um em cima e outro em baixo). Abre girando em torno do seu próprio eixo, presa pelos pivôs—como na imagem acima.


Janelas sanfonadas: são as janelas que vemos abertas na imagem acima. São compostas por duas ou mais folhas que se ligam através de articulações e abrem a formar um fole. São bonitas, mas bastante difíceis de limpar.

Janelas basculantes: abrem-se através de uma alavanca que faz o vidro girar, ficando aberto na diagonal. Deste modo permitem alguma ventilação sem ocupar muito espaço na abertura. 

Janelas com sistemas mistos: são janelas com mais do que um sistema de abertura.

Quanto aos materiais:

Janelas de Madeira: a madeira é o material de excelência para janelas, proporcionando uma boa durabilidade e bom isolamento. É maravilhoso, mas é bastante caro e necessita de muita manutenção.

Janelas de Alumínio: são mais baratas do que outras soluções. São leves e têm bons desempenhos térmicos e acústicos, mas só em espessuras superiores a 75mm. Permitem vários acabamentos e cores.


Janelas PVC: as portas e janelas em PVC são leves, robustas e proporcionam bons desempenhos de isolamento. São relativamente baratas e têm uma vasta gama de acabamentos que permite a sua utilização em vários estilos arquitectónicos.


Janelas de fibra de vidro: são janelas com boas qualidades de textura e alta eficiência de controlo térmico e acústico. Apresentam elevadíssima durabilidade porque não são afectadas por ambientes agressivos. São mais caras do que as janelas de PVC.

Janelas com aço: são bastante resistentes a impactos e a mudanças bruscas de temperatura, proporcionando poupanças de manutenção, mas são sensíveis à humidade pois podem enferrujar.

Janelas Oscilo Batentes—o que são

As janelas oscilo batentes são janelas com sistema de abertura misto. Elas podem ser abertas de duas maneiras: na horizontal, com uma abertura de perto de 180º e na vertical, com cerca de 45º de abertura. A abertura mais pequena permite ventilar a casa de forma satisfatória sem ter a abertura total, que pode dar uma corrente de ar excessiva.

Janelas Oscilo Batentes— Modo de operação

Operar estas janelas é muito fácil, porque o sistema está muito bem conseguido. Só têm uma maçaneta para as duas aberturas. Se a maçaneta estiver totalmente para baixo, a janela estará fechada, se a colocar na perpendicular irá conseguir a abertura vertical e, se a colocar para cima, obterá a abertura horizontal.

Janelas Oscilo Batentes—Materiais

As janelas oscilo batentes vêm em praticamente todos os materiais que referimos atrás, uma vez que qualquer um deles pode assumir as formas necessárias para a instalação dos componentes de abertura.

As janelas oscilo batentes em PVC são as mais procuradas, muito a par das janelas oscilo batentes de alumínio, com preços bastante semelhantes. As janelas de madeira com este sistema de abertura também são bastante procuradas, mas, como já referimos, são mais caras, e o seu preço faz baixar a procura.

Janelas Oscilo Batentes—Vantagens

Este sistema de abertura de janelas tem fortes benefícios:

  • facilita a ventilação da casa, sem obrigar à abertura total da folha, e portanto, mais à medida das necessidades e circunstâncias.
  • permite a abertura das janelas sem abertura das cortinas.
  • proporciona mais segurança, pois a abertura horizontal não permite a intrusão enquanto a casa está a ser ventilada.
  • proporciona mais economia de electricidade com a climatização pois facilita a ventilação natural com as cortinas corridas, no verão, e sem deixar sair todo o calor, no inverno.
  • são muito fáceis de limpar.

Janelas Oscilo Batentes—Desvantagens

As janelas oscilo batentes têm apenas dois contras, se é que o são na realidade:

  • exigem espaço de abertura, não sendo adequadas para compartimentos muito pequenos.
  • exigem profissionais qualificados na instalação. Isto não é propriamente uma desvantagem, uma vez que é recomendado para todos os tipos de janelas, se queremos acabamentos de qualidade.

Janelas oscilo batentes—Medidas

As janelas oscilo batentes aparecem em praticamente todas as medidas standard de janelas, mas também podem ser construídas à medida para casos específicos por profissionais especializados.

As medidas mais comuns são 120 x 100 cm (largura x altura), mas são vendidas em qualquer medida a partir de 0,90 x 0,90 m até 2,20 x 2,20 m, normalmente em incrementos de 10 cm, em altura ou em largura. Por exemplo, é perfeitamente possível comprar uma janela oscilo batente de duas folhas com 1,60 X 1,70 m ou com 1,70 x1,60 m (largura x altura), ou qualquer outra medida de 10 em 10, até aos 2,20 m.

Para janelas maiores, há por exemplo a opção de janela oscilo batente de abertura interior com três folhas. Neste caso em particular a primeira folha a abrir (folha activa) é de oscilo batente, e quando se destrancam os fechos da segunda folha e da terceira folha (folhas passivas), estas passam a funcionar como batentes e abrem dobrando em fole. Esta é apenas uma opção para janelas maiores, mas os profissionais poderão apresentar-lhe soluções específicas e adequadas às suas janelas. Normalmente estas empresas fazem orçamentos gratuitos, o que lhe permite fazer uma aferição cuidadosa do mercado.


Janelas oscilo batentes—Preços

Como deve imaginar, tendo em conta a grande variedade de medidas, materiais e sistemas de janelas oscilo batentes comercializados, as gamas de preços são igualmente vastas.

Ainda assim, a título informativo, podemos dizer que uma janela com as medidas mais vulgares, de 120 x 100 cm (largura x altura), em PVC branco, com duas folhas, custa cerca de 280 € (pode ser mais ou menos, em função do fabricante e do fornecedor). O mesmo modelo em alumínio pode custar à volta de 310 €.

Quanto mais personalizada for a opção escolhida maior será certamente o preço, embora orçamentos mais vastos possam obter melhores valores propostos.

Leitura recomendada: ’Janela de pvc ou alumínio? A resposta às suas questões!’.


Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!