Forno Pirolítico vs Hidrolítico—Tudo o Que Deve Saber!

MA.TERIA. INT. PRAÇA 77 RDC. LISBOA, MA.TERIA. ARCH MA.TERIA. ARCH Kitchen
Loading admin actions …

Na hora de escolher placas e fornos, existem muitas opções à nossa disposição. Há para todos os gostos, existem vários modelos, desde um forno simples e tradicional para quem não cozinha muito, até um forno topo de gama com acessórios profissionais. Todos se distinguem pela manutenção e método de cozimento, bem como pelo design e cor.

Para ajudá-lo a escolher o seu forno, a homify escolheu três modelos mais conhecidos: forno catalítico, forno hidrolítico ou pirolítico. Podem parecer palavras complexas, mas vai ver que graças às informações que iremos partilhar convosco neste artigo, ficará esclarecido e já conseguirá ter uma ideia mais clara, para quando for comprar o seu novo forno elétrico, tendo em conta as suas necessidades.

Nota: como sabe, as fotografias apresentadas são creditas pelos profissionais registados na homify. Se quiser obter mais informações, basta clicar numa foto, para aceder ao contacto do respetivo profissional.

Sem mais demoras, vamos lá ver qual é o melhor forno elétrico para comprar!

Critérios a ter em conta na escolha de um forno elétrico:

1) fonte de energia;

2) tipo de forno;

3) capacidade;

4) modo de instalação;

5) forno simples ou duplo e funções;

6) facilidade de limpeza / manutenção.

Que tipo de forno escolher?

Antes de pensar na manutenção do forno, é importante ter um particular cuidado nos tipos de fornos elétricos que existem, nomeadamente nas funções de aquecimento do forno.

Como sabe existem fornos a gás ou elétricos. Estes são os mais comercializados, existe uma maior variedade de modelos e funções disponíveis a preços competitivos. Por outro lado, são mais fáceis de instalar. Geram um calor mais seco, o que é ideal para deixar os alimentos com a superfície estaladiça.

O modo de aquecimento mais adequado para todos é o forno elétrico ventilado ou de convecção forçada. São os mais presentes nas cozinhas dos portugueses.

Estes fornos têm uma ventoinha que faz circular o ar quente no interior do forno, o que torna a cozedura mais rápida e uniforme.

De referir que, muitos fornos ventilados têm um modo de cozedura sem ventilação, desta forma podem funcionar como fornos estáticos.

Alguns fornos são totalmente autónomos: equipados com funções automáticas, gerem eles mesmo o aquecimento, só precisa de selecionar o tipo de alimentos que instalou na placa.

Pirólise, Catalítico ou hidrólise—o que significa?

Forno Pirólise

1—Princípio: toda a sujidade é removida, mesmo a mais difícil de aceder. É queimada pela temperatura elevada do forno a 500 ° C. A duração de uma limpeza de pirólise depende da escolha do ciclo programado.

2—Vantagens: limpeza perfeita. Este método de limpeza é o mais completo porque elimina gorduras e açúcares.

3—Fácil: depois da pirólise, basta retirar com um pano húmido a fina camada de cinza que ficou de toda a sujidade. O forno está impecável!

4—Protegido: a temperatura das chamadas portas “frias” é mantida abaixo dos 60°C durante a pirólise e 30°C durante o cozimento a 200°C. A porta do forno permanecerá fechada até o forno arrefecer. O risco de queimaduras é, portanto, muito limitado. Um ventilador de refrigeração e isolamento reforçado protegem os móveis de cozinha.

5—Económico: pode iniciar o ciclo de pirólise depois do cozimento aproveitando o calor do forno, ou adaptar o programa de acordo com o grau de sujidade do forno, portanto, poupar energia.

6—Desvantagens: esse tipo de forno é mais caro do que um modelo de catálise. O método de aquecimento requer mais isolamento e resistência do que outros fornos, daí o seu preço elevado.

Forno Hidrólise

A limpeza a vapor ou por hidrólise é uma solução de limpeza simples, rápida e ecológica. Falamos, de seguida, das suas características:

1—Princípio: a hidrólise é um processo simples baseado no efeito vapor, que combina evaporação e condensação: a sujidade fica mole e depois descola, o que facilita a limpeza do forno. Basta deitar 40 cl de água e algumas gotas de detergente para a loiça no fundo do forno e programar a hidrólise.

2—Vantagens: É simples. Deixe agir por 30 min. A sujidade é removida quando passa uma esponja ou pano.

3—Económico e ecológico: a hidrólise consome muito pouca energia.

4—Desvantagens: é aconselhável limpar o forno após cada utilização.

Forno Catalítico

O forno catalítico faz uma limpeza auto-desengordurante.

1—Princípio: reconhecemos um forno de catálise pelas suas paredes internas porosas que são ásperas ao toque. Este tipo de parede absorve a gordura do cozimento. A catálise destrói respingos de gordura por oxidação durante o cozimento de pratos acima de 200 ° C.

2 - Vantagens: inteligente e rápido. A catálise também pode ser realizada ligando o forno na temperatura máxima por 10 a 15 minutos após cada utilização.

3—Económico: o forno de catálise custa menos, comparativamente ao forno de pirólise.

4—Desvantagens: requer uma limpeza manual adicional. Deve terminar de limpar o forno de catálise com uma esponja e um detergente para tirar gordura. O resultado da limpeza é significativamente menor. As paredes catalíticas têm uma vida útil limitada: cerca de 5 anos, conforme o uso, depois devem ser substituídas. O uso de folha de alumínio e os produtos abrasivos acabam por danificar o forno catalítico.

Limpeza da porta do forno

Depois de limpar o forno, deve limpar a porta de vidro manualmente, com produtos que não sejam abrasivos.

É importante limpar a porta de vidro porque ajuda a melhorar eficiência da confecção dos alimentos e por motivos de higiene.

O design do forno

Depois de escolher todas as funções básicas do seu forno, é hora de escolher o design e a cor! Os fornos estão agora equipados com uma série de truques para facilitar a sua vida, como as calhas telescópicas para evitar que a grelha caia, o fechar suave assistido ou retrátil, onde a porta desaparece por completo por baixo do forno, quando o abre.

Quanto à cor, não existe apenas aço inoxidável, branco ou preto. Existem outras cores como cinza, antracite e cores mais vivas!

Os fornos de encastrar são também uma solução atual, discreta e que fica muito bem na cozinha.

Quais são as últimas tendências de fornos elétricos?

A inovação, a tecnologia e o design estão constantemente à procura de fazer mais e melhor. Por isso, é natural que haja novidades constantes no mercado, porque vão sempre ao encontro daquilo que o consumidor procura.

Atualmente, dentro das novidades para fornos elétricos destacamos:

  • Fornos com ecrã, para ver vídeos de receitas enquanto está a cozinhar.
  • Fornos inteligentes com WiFi, que permitem ver a cozedura e controlar o forno à distância através de uma aplicação instalada no seu telemóvel.
  • Fornos com guias telescópicas, que permitem a colocação e remoção do tabuleiro do forno.

O que reter:

  • O forno de pirólise é mais simples e eficiente do que o forno de catálise, mas requer um investimento inicial maior.
  • O forno de catálise é indicado para quem não cozinha muito doces, uma vez que não absorve açúcares. Não espere um resultado de limpeza perfeito.
  • O forno de hidrólise consome pouca energia e é amigo do ambiente. O método de limpeza não é necessariamente o ponto de compra decisivo na escolha de um forno, é preciso priorizar o tipo de calor que permite homogeneidade e controle do cozimento.

Quem contratar?

Para comprar um novo forno e/ou para instalá-lo, não hesite em procurar um profissional na nossa página. Como sabe a homify tem na sua base de dados, os melhores profissionais na área da construção, arquitetura e design.

Encontre um eletricista aqui.

Complete o seu forno, com a ajuda deste artigo: Cozinhas com exaustor: como escolher, instalar e manter este aparelho!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine