Chuveiro Exterior: 15 Ideias para Complementar uma Piscina Perfeita

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Casa com piscina em Monte Alentejano, atelier B-L atelier B-L Pool
Loading admin actions …

Em pleno inverno, no meio da época de maior frio em Portugal, eis aqui a homify a falar-lhe de piscinas! Porquê?

Em primeiro lugar, porque não há nada que levante mais a moral do que ver imagens entusiasmantes de cenários quentes e deliciosos para planear o que queremos no nosso futuro, e segundo, porque esta é a altura mais indicada para começar esses planos, a tempo de os concretizar até à chegada do calor! É muito mais fácil atravessar o frio, o desconforto e até o confinamento, com os olhos postos no objectivo para o Verão!

Se já escolheu o tipo de cenário que quer para a sua piscina, se já decidiu o formato a cor e os móveis de exterior, está na hora de pensar num elemento discreto, mas fundamental para o conforto do espaço—o chuveiro de exterior.

Não é um elemento extraordinariamente visível, ou que precise de protagonismo, no entanto facilita a utilização confortável, ao proporcionar a possibilidade de remover o cloro ou o sal do corpo depois de um mergulho, e continuar a aproveitar o sol com segurança, sem ter de entrar em casa (com todos os contras que isso significa em pegadas molhadas e sujas, em salpicos de água e outras desarrumações).

Neste artigo temos para si 15 imagens super inspiradoras de espaços de piscina com várias interpretações e diferentes abordagens à colocação e ao estilo do chuveiro de jardim. Venha vê-las e descobrir um pouco mais do mundo de acessórios que uma piscina exige!

1—Chuveiro embutido, para maior elegância

Como já deve ter intuído, há várias formas de instalar um chuveiro de jardim num jardim com piscina:—há chuveiros simples, de aço inoxidável, com instalação permanente;—há chuveiros embutidos em paredes;—há chuveiros temporários, que são ligados a uma torneira de exterior e podem ser retirados na estação fria;—e até há chuveiros solares, dos quais falaremos mais à frente!

Os modelos são imensos e de certeza que consegue encontrar o elemento certo para valorizar o seu espaço de lazer, ou pelo contrário, para passar despercebido nele.

Nesta primeira imagem mostramos um jardim moderno, feito de linhas geométricas agudas, com um toque tropical graças às plantas escolhidas para as áreas semeadas. O chuveiro de exterior é também uma fonte para aliar a beleza à funcionalidade, numa sugestão bastante inspiradora que vai funcionar bem em qualquer ambiente.

2—Discrição em madeira

Este chuveiro de piscina é de uma simplicidade desarmante, que se harmoniza na perfeição com o estilo de espaço exterior que o rodeia. É uma coluna revestida de madeira, com torneira e cabeça de chuveiro modernas, cuja cor se adequa perfeitamente ao tom da madeira do deck e dos canteiros.

3—Um pouco de spa

Este chuveiro piscina tem uma estética um pouco parecida com a do anterior, mas os materiais são mais modernos e a sua instalação é bastante diferente:—enquanto o chuveiro da imagem anterior drena directamente para o deck, preparado para esse efeito, aqui o chuveiro foi instalado na área relvada, por isso foi-lhe adicionado um polibã de exterior, que impede parcialmente que a água vá para a relva. O seu acabamento em inox e preto estabelece um contraste interessante com a parede branca e com o muro de pedra, sendo um elemento visualmente importante neste cenário idílico, onde a piscina em forma de feijão até inclui dois jactos de ar para balneoterapia!

4—Uma piscina para além do infinito

Esta piscina faz parte de uma moradia projectada pela BL DESIGN ARQUITECTURA E INTERIORES para uma moradia de sonho em pleno Alentejo e para nós é uma das melhores imagens de piscina que temos na homify!

-a casa está no topo de uma colina de suave inclinação e a construção piscina aproveita esse detalhe para dar a sensação de que a água se funde com o horizonte. As estruturas de apoio à piscina são a continuação natural à arquitectura simples da moradia, inspirada nas casas da região, mas com uma abordagem moderna. Onde está então o chuveiro de exterior, pergunta o leitor?

Pois está junto à pérgula, castamente escondido por muros brancos para se se imiscuir no minimalismo que o rodeia. Se não gosta de tomar uma chuveirada à vista de todos, esta é a inspiração para si!

5—Quase imperceptível

Neste cenário idílico é até um pouco difícil de vislumbrar o chuveiro de apoio, mas ele está lá!

À direita, num plano inferior, para não incomodar quem relaxa nas espreguiçadeiras, encontra-se um chuveiro simples, de aço inoxidável. Uma solução muito pática e simples, que não corta a atenção ao mais importante—desfrutar da piscina.

6—Em harmonia com a modernidade da casa

Nesta moradia o espaço exterior não é muito, mas está bem aproveitado. A piscina é simples, moderna e muito convidativa e o duche exterior está ao lado, funcional, com uma estética muito parecida com a da imagem anterior a harmonizar-se com a imagem da casa.

7—Dentro de portas

Neste projecto maravilhosos, onde a madeira abunda e a água refresca o ambiente, o duche de apoio à piscina está incluído num pequeno balneário anexo, onde os azulejos são o prolongamento cromático da cor da piscina. Fazer um balneário de apoio é a solução perfeita, quando é possível:—toda a acção de usufruto da piscina se passa fora da casa, guardando os interiores da moradia para actividades mais calmas e sem grandes confusões. Óptimo para fanáticos da arrumação e limpeza dentro de casa!

8—Instalações de luxo

Nesta moradia de luxo os balneários de apoio são um mundo à parte, quase uma casa de apoio. Além dos chuveiros de exterior, têm sala de estar e cozinha de apoio à piscina.

9—Chuveiros solares

Escolhemos esta imagem da MAGNIFIC HOME LDA porque tem um incrível painel solar que acompanha a rotação da terra para optimizar a exposição e produzir mais energia, um tema que se adequa aos chuveiros solares.

Os chuveiros solares são equipamentos muito interessantes para casas sustentáveis e ecológicas. Estes chuveiros têm painéis solares que permitem aquecer a água do duche rápido sem recurso à electricidade, poupando um pouco nos gastos elevados de manter uma piscina e protegendo o ambiente.

10—Destaque ao cenário

Neste cenário de resort de luxo, com direito a guarda-sol de palha e tudo, escolheu-se um modelo

de chuveiro de jardim

de grande simplicidade e eficiência. Se apenas pretende algo assim, vai gostar que o preço também é acessível. Com cerca de cem Euros pode obtê-lo em várias superfícies comerciais especializadas em produtos para casa e obras.

11—Versatilidade e eficácia

Esta imagem é testemunho de que o modelo de chuveiro de exterior que mostrámos na imagem anterior permite uma grande versatilidade, ficando bem em qualquer jardim com piscina. Lembre-se de que o importante é que o resultado final em termos de imagem seja coerente, não precisa de ser extravagante.

12—Minimalista

Este espaço de piscina prima pela simplicidade na composição e o seu minimalismo destina-se a dar destaque ao azul intenso da água na piscina sinuosa e clássica. Neste contexto o chuveiro funciona quase como um acessório decorativo minimalista, com a sua cor negra e intensa a sobressair fortemente na alvura da parede. Os chuveiros de exterior aparecem em vários materiais, com o aço inoxidável à cabeça das preferências pela sua durabilidade. Também se encontram muitos chuveiros de exterior com aplicações ou estruturas de madeira tratada ou compósitos de plástico a imitar madeira, perfeitos para dar um ar mais natural ao espaço de lazer.

13—Em coluna de pedra

Neste jardim com piscina, onde o granito é parte da estrutura e da decoração (amamos o pormenor da pedra bruta incorporada no muro, numa fusão entre o mundo natural e o construído), o chuveiro foi incorporado numa coluna construída em pedra. Esta opção também é muito utilizada, não só em pedra, mas também em cimento ou até em azulejos e até ajuda a proteger o mecanismo do chuveiro exposto aos elementos, mas aqui fica mesmo spot on!

14—Quase invisível

Neste projecto procurou-se uma imagem quase selvagem para o espaço de lazer exterior, em harmonia com a natureza envolvente. Assim o chuveiro de madeira quase desaparece entre os muros de pedra e da vegetação. Uma sugestão perfeita quando se pretende que este complemento tenha menos protagonismo no estilo e se quer dar mais relevância ao projecto paisagístico.

15—No balneário

Neste projecto o próprio balneário foi dotado de duches exteriores, numa estrutura lateral anexa para total funcionalidade e conforto.

Continue com os planos para a sua piscina de sonho lendo também o artigo ’Piscinas: dicas de construção e os tipos mais procurados!’.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine