Tudo sobre Telha Sanduíche: Tipos, Medidas e a Instalação Ideal

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Congrau Engenharia
Loading admin actions …

A escolha da telha e do telhado é um tema muito mais delicado do que pode parecer à partida! Desta estrutura e do material escolhido para a cobertura vão depender características tão importantes como o método construtivo, a estética do edifício, o desempenho térmico e acústico, e até a própria iluminação interior.

Se costuma seguir a homify sabe que cada escolha arquitectónica e construtiva tem um grande peso no projecto como um todo, mas também sabe da imensa quantidade de materiais e técnicas que este mundo oferece. Por isso gostamos de tomar o nosso tempo a dissecar com cuidado cada faceta, cada tecnologia, cada material ou cada técnica para lhe proporcionar a melhor informação possível, tentando encontrar um pouco de ordem no meio do caos que é ter ou planear uma casa.

Nesse âmbito hoje falamos de telha sanduíche, uma opção interessante e com bastantes vantagens que tem de descobrir. Acompanhe-nos a conheça um pouco mais do vasto universo dos materiais de construção!

O que são telhas sanduíche

Chamamos telha sanduíche à telha termoacústica, uma telha muito utilizada para aumentar o isolamento térmico e acústico de uma construção no que depende da cobertura.

A telha sanduíche é construída com duas chapas de material metálico (normalmente zinco) e um isolante térmico entre elas (poliestireno ou o poliuretano). É o material isolante e a sua espessura que determina a eficiência da telha, sendo que o mínimo que deve ter é 30mm.


Há vários tipos de telhas no mercado e cada um tem as suas características específicas, assim como vantagens e desvantagens. A telha sanduíche é um tipo muito especial de telha, que além de servir para cobertura, também pode ser usada para fazer isolamento térmico e acústico e para criar e vedar paredes e fachadas, especialmente em obras com sistemas construtivos do tipo steel frame, entre outros.

O material isolante tem uma grande influência no desempenho da telha e a escolha entre isolamento de poliestireno ou de poliuretano vai depender dos seus objectivos para a cobertura.

Se o seu objectivo é melhorar o isolamento térmico da construção, a telha sanduíche com isolamento em poliuretano é a mais aconselhada. Se procura mais isolamento acústico, a telha sanduíche com poliestireno é a escolha mais acertada.

Tipos de telhas no mercado

Vamos dar alguns exemplos dos vários tipos de telhas existentes no mercado apenas para que possa ter uma noção da sua abrangência. Se quiser saber um pouco mais sobre cada um deles visite a CONGRAU ENGENHARIA na página da homify!

Tipos de telhas no mercado

1. Telha cerâmica

2. Telha em betão

3. Telha esmaltada

4. Telha de vidro

5. Telha de fibra de vidro

6. Telha de fibrocimento sem amianto

7. Telha fotovoltaica

8. Telha de polietileno reciclado

9. Telha de PVC

10. Telha de policarbonato

11. Telha metálica

12. Tela sanduíche

13. Telha de fibra vegetal

Tipos de telhas sanduíche

Há dois tipos de telha sanduíche disponíveis no mercado:

Telha sanduíche simples: esta é a opção mais barata porque a parte superior é feita com chapa metálica e a inferior com uma folha de alumínio.

Telha sanduíche dupla: neste produto ambas as faces da telha são chapas metálicas. Este é o tipo de telha sanduíche mais utilizado do mercado.

Há ainda um terceiro tipo, menos usado e diferente, embora também seja uma telha sanduíche—a telha sanduíche transparente. Esta telha é feita de policarbonato alveolar e permite a passagem da luz, sendo excelente para colocar estrategicamente no telhado e deixar entrar luz directamente no ambiente interior sem perder a eficiência térmica e acústica da cobertura.

Telha sanduíche vantagens e desvantagens

Vantagens

  • É fácil de instalar—esta telha não necessita de um forro ou de uma camada isolante, como a que vemos na imagem acima, porque é instalada directamente sobre a estrutura, além de poder ser utilizada tanto em telhados embutidos como aparentes.
  • É versátil—esta telha pode utilizada em projectos de qualquer dimensão, seja em grandes projectos industriais como em habitações ou anexos.
  • É personalizável—como é fabricada à medida esta telha vai ajustar-se perfeitamente ao seu projecto e ajudar a personalizá-lo em divisórias, revestimentos e vedações.
  • Proporciona excelente isolamento acústico—a telha sanduíche proporciona uma redução muito valiosa de ruídos externos, ao colocar uma barreira acústica de entre 20 e 40 decibéis.
  • Proporciona isolamento térmico—ao proporcionar isolamento térmico este material ajuda a controlar a temperatura interior para melhorar as condições de habitabilidade e potenciar a poupança energética.
  • Economia—menos energia usada na climatização significa substanciais reduções de gastos.
  • Redução de riscos—este material tem um bom desempenho frente ao fogo, agindo como agente retardante das chamas.
  • Redução de humidade—a telha sanduíche não absorve água pelo que ajuda a reduzir os níveis de humidade no interior.
  • Tem poucos custos de manutenção.

Desvantagens

  • Exige cautela na execução do projecto—apesar das características destas telhas serem excelentes elas não fazem milagres. É preciso colocar um cuidado maior em outras áreas do projecto, como a exposição solar ou o isolamento de paredes para potenciar os seus benefícios.
  • A sua instalação exige profissionais especializados—não é tão fácil instalar telha sanduíche como instalar telhas cerâmicas, por exemplo. A sua instalação exige muito conhecimento técnico e experiência, e isso paga-se. Se as telhas se forem mal instaladas, mal fixadas ou especificadas incorrectamente podem formar-se goteiras, falhas no desempenho térmico, e até risco de destelhamento.

  • São mais caras do que as telhas comuns—o preço deste material varia bastante dependendo do fornecedor, dos materiais usados na sua fabricação, da espessura, etc., mas normalmente serão bastantes mais caras do que outras telhas. Ainda assim o investimento irá compensar a curto prazo devido aos seus benefícios.

Telha sanduíche medidas

O peso destas telhas varia entre 12 e 14 kg por metro quadrado e a espessura do isolante térmico (em poliestireno ou poliuretano) é normalmente de 30 mm, como já referimos. As telhas comercializadas costumam ter uma largura de 1 metro e um comprimento que varia entre 2 e 8 metros, aproximadamente.

Estrutura para telha sanduiche

A estrutura tem de ser projectada para receber telhas termoacústicas. As adaptações são possíveis, mas bastante complicadas e requerem um engenheiro civil ou um arquitecto. A sua aplicação tem sempre de ser feita por pessoas qualificada para o trabalho.

As telhas sanduíche devem ser instaladas com um distanciamento máximo entre os apoios para suportar as cargas de manutenção e a força do vento sem sofrerem deformações excessivas. Esta distância depende da telha e do tamanho da sua folha.

Telha sanduiche como instalar

As emendas das telhas são os pontos onde ocorre maior probabilidade de vazamentos se o trabalho não for bem executado e as prescrições para o material não sejam seguidas durante o projecto. As emendas devem ser projectadas para fiquem precisamente sobre as telhas, de modo a evitar que as telhas abram sob acção do vento ou durante a manutenção. As telhas devem ser bem posicionadas, com pelo menos 250mm de sobreposição, para que não haja retorno da água.

Na instalação deve fazer-se a fixação correcta para evitar infiltrações da água da chuva pela telha sanduíche.

Os parafusos usados nesta fixação devem ser auto perfurantes e ter o comprimento necessário para atravessar a espessura das chapas sanduíche e do isolamento, a terça parte da cobertura e deixar excedente de cerca de 1cm de rosca abaixo da parte superior.

É sempre aconselhado o uso de luvas para manusear as telhas termoacústicas e que o seu transporte seja feito por, pelo menos 2 operários para folhas até 4 m e 3 para folhas entre 4m e 12m. A armazenagem deve ser feita sobre ripas ou caibros de 7 cm no mínimo, e de preferência inclinadas para que não haja acumulação de água sobre as telhas.

Telha sanduiche preço

Como já referimos os preços são muito variáveis, mas podemos avançar com um valor de cerca de 50 Euros por metro quadrado para um revestimento de cobertura de painéis sanduíche isolantes em aço. (fonte http://www.geradordeprecos.info)

Agora que já conhece melhor as características deste material, saiba como calcular a quantidade de telhas de que vai precisar aqui.

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!