Ideias para decorar a sua casa no estilo Mid-Century

Ida Gaspar—homify Ida Gaspar—homify
Staging Factory Modern Living Room
Loading admin actions …

O estilo Mid-Century é um estilo que esteve em alta pelos anos 1933 até 1965 e dominou vários setores, tal como a indústria, a arquitetura, interiores e design gráfico. Designers como Charles Eames, Bertóia e Jacobsen criaram peças-chave de mobiliário e iluminação, que permanecem estrelas de vários projetos até aos dias de hoje. No campo da arquitetura, foram os trabalhos de Richard Neutra e Rudolph Schindler que se destacaram.

Hoje em dia, o estilo Mid-century volta a vibrar na arquitetura e design de interiores. Os móveis e a decoração parecem saídos dos anos 50, mas com alguns toques contemporâneos, como por exemplo as consoles contra o sofá.

O termo Mid-century provém do inglês e traduz-se por estilo moderno do meio do século. Se quiser decorar a sua casa com este estilo que está tão em voga, saiba que não o pode sobrecarregar e deve misturar coisas de épocas diferentes e fazer um mix moderno. Curiosamente, lembra-nos séries de televisão como Mad Men ou Frasier.

Enfim, se quiser criar este estilo em sua casa, só precisa de se inspirar nestas imagens de projetos realizados por profissionais portugueses, registados na homify.

Ora, descubra-as e inspire-se!

1. O que ter em conta no estilo Mid-century?

O sucesso do estilo Mid-century reside no aumento do gosto pelos estilos vintage e retro, ou seja, deve mesmo misturar algumas peças. Pode procurá-las em velharias, lojas em segunda-mão ou até mesmo no sótão dos seus avós!

Um espaço com o estilo Mid-century é um espaço que, além de bonito, é também muito funcional e com linhas muito simples e puras.

Este exemplo da Staging Factory é o reflexo disso mesmo: leveza, mistura e simplicidade.

2. A ligação estilo industrial

De ressalvar que, a ascensão do estilo industrial acabou por impulsionar o estilo Mid-century, com o qual mantém uma estreita relação.

O ferro preto ou mesmo alguns detalhes pretos são uma boa aposta no estilo Mid-century, não só reforça o lado industrial, como também confere uma aparência mais atual e moderna a este estilo. Os profissionais da Assimetrias apostou numa mesa de centro em ferro preto e num cadeirão também preto conferindo imenso caráter a este espaço.

3. As cores

As cores mais predominantes no estilo Mid-century são as cores quentes, ao contrário do estilo escandinavo, em que as cores claras são dominantes. Os tons terra, por exemplo, podem ser uma excelente alternativa, tal como vemos na imagem acima.

Pode, também, incluir, elementos geométricos, como um tapete com um padrão mais geométrico.

4. Funcionalidade dos elementos

O estilo Mid-century visa a inovação na estética, mas não deixa de lado, de forma alguma, a funcionalidade dos elementos.

Além disso, é um estilo perfeito para quem gosta de espaços modernos e clean, que sejam confortáveis e fáceis de arrumar.

5. Misturar peças

Não sabe o que fazer ao espelho que herdou da sua avó? Então, crie um estilo Mid-century na sua casa de banho! Fica realmente incrível e o rebordo dourado, que contrasta com as restantes cores neutras fica só perfeito!

Se não tiver um espelho também pode usar uma mesa de costura, como mesa de lavatório… Enfim, a sua criatividade é o limite!

6. Como transformar um estilo retro num Mid-century

Não precisa de mudar todos os móveis ou decorações da sua casa para criar este estilo em casa, pelo contrário, a combinação de vários estilos e com alguns toques modernos irão dar uma vida nova.

7. Natureza

No estilo Mid-century não podem faltar plantas, a criar um maior contacto com a natureza. Por isso, não hesite em comprar algumas plantas para decorar a sua sala, hall de entrada, casa de banhou ou até quarto!

8. A iluminação

A madeira é um material importante no estilo Mid-century, contudo, no que toca à iluminação, não é conveniente usar madeira. Os candeeiros devem ser de metal, o bronze. Para criar uma maior harmonia com todos os ambientes, prefira candeeiros com linhas simples e geométricas, tal como vemos no exemplo da Coromotto.

Dica

Se quiser criar um estilo Mid-century e não souber por onde começar, não hesite em entrar em contacto com os profissionais registados na homify. Basta clicar no separador profissionais e filtrar a área que precisar, como um decorador, designer de interiores, arquiteto de interiores, etc.

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!