Projeto de Reforma de Apartamento em Porto Alegre, RS

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
Tudo Novo | Reforma de Apartamento, Rabisco Arquitetura Rabisco Arquitetura Modern Living Room
Loading admin actions …

Um apartamento de dois pavimentos foi completamente transformado em espaços contemporâneos cheios de beleza e originalidade, com ambientes integrados, cores ousadas e mistura criativa de materiais e texturas.

O projeto de reforma de arquitetura e interiores deste apartamento localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi concebido e executado pelo escritório de arquitetura de interiores Rabisco Arquitetura, sediado na capital gaúcha. Confira!

  

Conheça o escritório Rabisco Arquitetura

Cores ousadas e modernas, combinação criativa de materiais e texturas, elementos geométricos, mobiliário eclético, espaços integrados e até um toque de humor. Neste apartamento de cobertura, o projeto de reforma transforma todos os ambientes da área social em espaços elegantes e contemporâneos que revigoram os sentidos e trazem aconchego e bem-estar a quem neles vive e transita.

O bem-sucedido projeto de arquitetura e interiores leva a assinatura da Rabisco Arquitetura, escritório de arquitetura de interiores fundado em 2011 em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A empresa realiza serviços de arquitetura, arquitetura de interiores, mobiliário, parklets, reforma e execução de obra, atendendo às demandas de clientes dos segmentos residencial e comercial da capital do estado, da Grande Porto Alegre e do litoral e da serra gaúchas.    

A Rabisco Arquitetura procura oferecer aos seus clientes serviços de qualidade, com um atendimento de excelência na criação de projetos sólidos e sustentáveis em concordância com a viabilidade técnica e financeira. Nesse sentido, a empresa desenvolve soluções estéticas e funcionais inteligentes e inovadoras que sejam personalizadas e na medida certa dos anseios e necessidades dos clientes.

Uma das principais preocupações do escritório de arquitetura de interiores é proporcionar àqueles que procuram seus serviços a otimização do tempo dos clientes a partir do total respeito aos custos e prazos estipulados.

Para alcançar esse objetivo, a empresa tem como diretriz a realização do trabalho em todas as etapas do projeto, incluindo o acompanhamento e o gerenciamento de obras. Com a administração de todas essas etapas, os profissionais do escritório Rabisco Arquitetura acreditam que é possível realizar um trabalho de qualidade e, assim, garantir a tranquilidade

dos clientes.

Conheça o projeto

O projeto de reforma de apartamento que apresentamos neste livro de ideias tem como objeto uma cobertura no bairro Jardim do Salso, localizado em Porto Alegre. O apartamento de cobertura, de propriedade de um jovem casal, estava ficando pequena para as suas novas necessidades e, assim, perceberam que era preciso buscar uma solução adequada e eficiente.

Ao invés de ir em busca de um imóvel de maiores dimensões, o casal decidiu pela reforma da cobertura ao constatar que seria possível ampliar a sua área útil em até um terço – dos originais 53 m², com 27 m² de área externa, para 75 m², com 5 m² de área externa – e também mudar o layout do apartamento a fim de atender às suas expectativas estéticas e funcionais.

Assim, o segundo pavimento, que antes era todo aberto com exceção de uma sala, foi fechado e ganhou duas suítes com sacadas. O primeiro piso, por sua vez, foi destinado a uma ampla área social com a integração dos ambientes da sala de estar, da sala de jantar e da cozinha, tendo uma escada bonita e original como meio de acesso entre os dois andares.  

Na imagem anterior, temos uma vista ampla da área social do apartamento, que integra a sala de estar em primeiro plano, a sala de jantar e a escada para o piso superior no meio do espaço e, ao fundo, a cozinha aberta.

Na sala de estar, que vemos tanto na imagem anterior quanto na imagem acima, ganhou duas paredes na cor berinjela, uma tonalidade muito elegante e diferente, entre roxo e violeta.

Na parede lateral, à direita da imagem, a cor escolhida serve de fundo para um adesivo preto que desenha um grande mapa mundi, no qual o casal apontam todos os lugares para os quais viajaram e conheceram.

O piso de porcelanato, por sua vez, imita cimento queimado, que contrasta acolhedoramente com o divertido e colorido tapete com motivos geométricos. A decoração original se completa com o sofá claro de linhas retas, a poltrona moderna coberta com uma manta grossa de lã natural e a mesinha cinza e redonda ao lado dela, destacada por uma luminária pendente.

Nesta imagem, vemos ao fundo a marcenaria em MDF escuro do painel que abriga a TV, tendo na base um rack branco que dá leveza ao conjunto.

Circulação

Nesta imagem, a parede da entrada recebeu um tom de cinza escuro médio que confere um charme moderno e que destaca a porta branca e os rodapés brancos em MDF. O espaço dá acesso à escada que leva ao segundo pavimento.



Neste detalhe, temos a escada metálica com design moderno e original, na qual os degraus são em madeira maciça e o guarda-corpo é feito por tirantes em aço, que trazem leveza à entrada do apartamento e proporciona uma proteção eficiente para quem desce pela estrutura. No lado oposto, há ainda um corrimão que traz conforto e segurança ao subir ou descer.


Ambientes integrados

A integração de espaços foi um pedido do casal e, assim, sala de estar, sala de jantar e cozinha foram integrados para formar um grande espaço de convivência, onde se pode receber e confraternizar com amigos e familiares mesmo as pessoas estando em ambientes diferentes.


Cozinha aberta

A cozinha aberta se integra à sala de jantar por um balcão de granito preto absoluto, que também auxilia a área da churrasqueira que se encontra na bancada de trabalho ao fundo. O granito preto absoluto, além de elegante, é eficiente nesse ambiente, pois não mancha. Já os móveis em cinza claro trazem leveza ao conjunto.




Sala de jantar

Na sala de jantar, temos em destaque a moderna e original luminária pendente, a qual, na verdade, é a união de três luminárias individuais com diferentes formatos. Já o quadro na parede ao fundo traz um toque de bem-humorada irreverência ao espaço.

Aqui, vemos em destaque a mesa de madeira maciça com seis lugares, acompanhada de confortáveis poltronas com estrutura no mesmo material e estofados claros, mais um elemento que proporciona leveza ao ambiente. Um dos lados da mesa está encostado no balcão que faz a transição para a cozinha.



Quarto de casal

No segundo pavimento do apartamento, a suíte foi criada no que antes era um terraço aberto. O telhado existente foi ampliado e uma cobertura de vidro foi instalada, o que proporcionou um ambiente cheio de luz natural durante o dia e que, à noite, permite contemplar as estrelas, uma experiência única. Ainda há mais um espaço aberto: a sacada que faz a integração do quarto com a área externa.


Gostou deste projeto? Então, conheça outros projetos do escritório Rabisco Arquitetura no perfil da empresa aqui na homify!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine