Casas com arquitetura moderna, que são de sonho!

Ida Gaspar—homify Ida Gaspar—homify
FMO ARCHITECTURE Living room White
Loading admin actions …

O movimento moderno e a arquitetura moderna é uma corrente da arquitetura que surgiu na primeira metade do século XX com o movimento Bauhaus, caracterizado por um retorno à decoração minimalista, com linhas geométricas puras e funcionais, onde também foram usadas novas técnicas.

A arquitetura moderna é caracterizada por:

  • uma ruptura com o passado, nomeadamente com o neoclassicismo e o ecletismo do século XIX.
  • a utilização de novos materiais, cimento e aço, que permitam conquistar mais altura, através do desenvolvimento de bandejas, ou seja, um espaço interior mais livre.
  • os estreitos vínculos com a indústria fornecem elementos pré-fabricados e padronizados.
  • o ideal de pureza, desejo de criar apenas volumes e formas, bem como o uso de matérias-primas, sem revestimento.

Enfim, para perceber melhor o que acabamos de lhe explicar, reunimos alguns projetos de casas modernas, todas projetadas por arquitetos portugueses, registados na plataforma da homify. Estes profissionais desenvolvem mesmo trabalhos incríveis e tornam sonhos em realidade…

1. Moradia em Oeiras

O escritório da Traçado Regulador surpreende-nos sempre com os incríveis projetos que cria. As casas parecem sempre tiradas dos melhores sonhos, transmitem modernidade, conforto e liberdade também.

Por exemplo, esta casa de volumetria sóbria, onde predomina o branco, contrasta com um embasamento em xisto. Houve um criterioso jogo de transparência, cheios e vazios, luz e sombra.

Toda a moradia desenvolve-se em torno de uma zona de lazer virada a sul/poente, com piscina.

Os interiores comungam com o exterior, proporcionando uma excelente ligação e sensação para quem está do lado de dentro.

2. Casa NA – Lousa, Loures

Este segundo projeto foi desenvolvido pela empresa FMO ARCHITECTURE e também nos deixou a sonhar acordado!

A principal premissa desta moradia unifamiliar de três assoalhadas foi a criação de um espaço minimal, mas que fosse confortável e tranquilo. Aqui, também, era importante que os espaços interiores e exteriores funcionassem como um só.

Para separar as áreas privadas e comuns da casa, os profissionais criaram uma parede longa e branca, que funciona como fronteira e permite a maior parte da arrumação da casa. Esta solução permitiu trazer clareza e organização ao projeto de forma geral.

Nesta casa e como acontece com arquitetura moderna, a natureza exterior tem um papel preponderante no projeto. Neste caso, a cozinha e os espaços de estar e de comer relacionam-se diretamente com a tranquilidade do terraço exterior e a piscina infinita.

3. Moradia em dois pisos

O conceituado arquiteto JOSÉ MELO FERREIRA realizou este belíssimo projeto: uma moradia moderna em dois pisos.

Esta casa situa-se numa propriedade que contava já com uma piscina descoberta e um edifício térreo de apoio ao lazer da família, como pré-existências estruturantes. Por isso, a implantação da casa pretende enquadrar-se com as pré-existências.

Uma das grandes preocupações na arquitetura moderna é a questão ambiental. Por isso, o Arquiteto teve uma grande preocupação para criar uma moradia energética e de grande conforto térmico. De referir ainda que, todos compartimentos do rés-de-chão têm acesso direto ao espaço exterior.

4. Moradia | Bicesse, Cascais

Nem sempre os terrenos são regulares e fáceis para projetar casas, por isso, as próprias características do terreno podem ser um verdadeiro desafio para os profissionais. Além disso, a própria volumetria irá ao encontro destas características.

Por exemplo, os arquitetos do atelier LINHAS SIMPLES projetou esta moradia num terreno longo, estreito e com acentuado declive, mas a casa ficou a condizer, de modo a tirar partido destas mesmas características.

Abriram a habitação para a zona tardoz do terreno, onde o sol e a luz natural marcam presença assídua e a privacidade dos seus ocupantes é privilegiada.

Criaram vários vãos, para garantir uma excelente entrada de luz em todo o interior.

5. Moradia em Caxias

Os arquitetos APONTO partilham connosco este soberbo projeto de moradia moderna, que se envolve com toda a natureza, graças às grandes janelas, mas também aos vários terraços que abraçam o jardim.

Vemos uma mistura de materiais, muito típica da arquitetura moderna. As linhas da casa são retas e depuradas, criando leveza e sobriedade.

Vivemos aqui para sempre?

Os interiores das casas modernas

E por fim, mas não menos importante, os interiores das casas modernas. Nunca podemos descurar os interiores das nossas casas, são eles que nos recebem a cada dia, aconchegam e reconfortam. Por isso, no seu projeto de casa moderna, não se esqueça de um bom projeto de design de interiores, mas temos a certeza que qualquer um dos arquitetos mencionados neste artigo, não farão por menos. São mesmo excecionais e criam casas mágicas por este Portugal adentro e fora também…

Como sabe, se quiser aceder aos contactos destes profissionais deve clicar em cima de cada fotografia. Depois, não hesite em telefonar, enviar email ou enviar mensagem diretamente pela plataforma da homify.

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!