8 gradeamentos que vão melhorar o aspecto de sua casa

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
RJM CONSTRUÇÃO CIVIL UNIP
Loading admin actions …

As grades de varandas, muros e terraços começaram por ser apenas elementos funcionais que impediam quedas e intrusões, mas rapidamente se transformaram em elementos embelezadores, que realmente influenciam de forma determinante a imagem de uma construção.

A escolha dos gradeamentos deve ser bem pensada, feita tendo em vista o estilo pretendido e a necessária resistência, uma vez que estas estruturas vão estar sempre expostas às agressões do clima e permanentemente à vista de quem passa.

Não há regras fixas quanto ao estilo, embora haja combinações vencedoras, e isso pode deixar alguma confusão, seja numa construção de raiz ou numa remodelação. Para o orientar a homify traz-lhe uma pequena selecção de ideias onde estilo e eficiência andam de mãos dadas, e ainda falamos um pouco dos materiais. Venha conhecê-la!


1—Simplicidade intemporal

Começamos com um gradeamento simples em ferro pintado de negro. O seu despojamento estético torna esta grade perfeita para qualquer casa, funcionando tão bem numa moradia moderna como na fachada de uma casa antiga.

Na escolha deste tipo de grades é fundamental ter cuidado com os materiais. O ferro forjado é um material muito versátil e resistente, usado há muito em grades e portões, e os novos materiais de acabamento podem dar-lhe um tom mais moderno ou mais antigo. Evite sempre o alumínio, em especial o alumínio à vista, que arruína qualquer estilo de fachada (é muito comum encontrar estas grades simples em alumínio cinzento, baratas mas nada bonitas)!

2—Voltando às raízes

Este tipo de gradeamento é muito clássico, perfeito para embelezar uma casa de estilo colonial campestre. Possivelmente não funcionará numa casa moderna, mas é ideal para dar um toque especial numa remodelação. As colunas são normalmente feitas de cerâmica ou cimento e podem ser pintadas, mas deve escolher cores que se coadunem com a fachada da casa onde vão ser instaladas. Obter uma fachada bonita, equilibrada e integrada é um assunto sério, que deve ter a mão de um profissional de arquitectura, por isso se está com dúvidas não hesite em contratar alguém competente!


3—Entre o passado e o presente

O gradeamento desta casa remodelada pela RJM CONSTRUÇÃO CIVIL UNIP é realmente muito bonito e complementa na perfeição o estilo clássico vintage da própria construção. No entanto, apesar do seu tom clássico, este gradeamento também espelha modernidade, em especial devido à secção de vidro que quase não se vê, mas torna a varanda segura para os mais pequenos.

Linda e segura, esta guarda de varanda abraça uma boa porção da fachada e realça a casa, mostrando um bom exemplo de como utilizar este elemento no seu melhor!


4—Escondendo de olhares indiscretos

Este gradeamento, com secções largas e espaçamentos pequenos entre elas, esconde os utilizadores do terraço de olhares indiscretos. A sua presença, no entanto, é leve e discreta devido à cor branca escolhida, ficando óptima numa casa moderna.

Estes gradeamentos não normalmente de alumínio com acabamento mate ou de aço inoxidável com o mesmo acabamento, mas também os há de PVC. O PVC é plástico, é leve e tem uma boa durabilidade, mas a imagem pode não ser a melhor, estragando o ambiente do terraço e a imagem da própria casa.

5—Vanguardista e arrojada

Quer dar tudo e arriscar em algo que realmente faça a diferença na sua fachada? Aposte num gradeamento como o da imagem acima!

Mas cuidado com o equilíbrio! Estas grades de intricadas figuras geométricas são perfeitas para dar um toque de dinamismo numa casa minimalista ou moderna, chamando a atenção, mas podem ficar demasiado impositivas, desenquadradas ou literalmente perderem-se numa fachada mais elaborada, com outro estilo.


6—Madeira

As grades de madeira estão conotadas com casas de madeira, chalés de montanha ou moradias campestres, mas a sua versão moderna fica bem em qualquer estilo!

As grades de madeira, ou noutro material com acabamento de madeira, como as que vemos na imagem acima, podem ser utilizadas em casas modernas para melhorar a inserção da construção numa envolvente natural ou simplesmente para conseguir a imagem tão moderna de misturar elementos de madeira com superfícies brancas.

7—Retro vintage

Reabilitation of a ruined building in Rua dos Bragas José Melo Ferreira, Arquitecto Patios & Decks Granite
José Melo Ferreira, Arquitecto

Reabilitation of a ruined building in Rua dos Bragas

José Melo Ferreira, Arquitecto

Ferro forjado com delicadas volutas e outros elementos florais, ao estilo art nouveau lembra imediatamente casas antigas vintage, mas estes gradeamentos são muito versáteis e podem ficar lindos em muitos estilos de construção. Seja numa casa de campo nova ou numa reabilitação de um prédio antigo, estas grades serão sempre um factor de embelezamento para a fachada.


8—Moderna perfeição

Terminamos como começámos—com muita simplicidade! Estes gradeamentos com secções tubulares são a essência do minimalismo funcional e, como pode perceber pela imagem acima, ficam spot on numa construção moderna.

Gostou da ideias da casa moderna e quer outras ideias inspiradoras? Leia também o artigo ’15 casas de dois andares modernas e deslumbrantes’.


Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!