Como valorizar o seu imóvel antes de o colocar à venda?

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Reconstrução de moradia antiga, Atelier d'Maison Atelier d'Maison Modern Houses
Loading admin actions …

Vender uma casa é muito mais do que colocar no exterior uma placa a dizer à venda. Há muitas pessoas que demoram anos a concretizar um negócio, o que pode ter várias explicações. Se tem um imóvel que pretende vender, comece por olhar bem para ele e tente perceber como pode melhorá-lo de forma a atrair mais interessados e de fazer com que a venda ocorra rapidamente e por um valor interessante.

Dir-nos-á: ah, mas para que vou eu gastar dinheiro numa casa que quero vender?. A questão é que se não gastar, pode nunca sequer conseguir fazer a venda ou, pelo menos, atrasar o processo indefinidamente. E também se pode, naturalmente, dar o caso de ter que vender por um valor demasiado baixo, mesmo que o imóvel tenha potencial.

Vale lembrar que as melhorias não têm, necessariamente, que ser dispendiosas. Por vezes, basta pintar as paredes de fresco, verificar alguns detalhes como, por exemplo, torneiras ou portas a ranger, estar atento a eventuais fissuras ou a marcas de uso nos pisos e, claro, ter em atenção o funcionamento das instalações eléctricas e de água.

Hoje, e apoiados nos sensacionais trabalhos da empresa Atelier d'Maison, deixamos algumas dicas a todos os nossos leitores que querem valorizar um imóvel antes de o colocar à venda.

1. Cuide da fachada

No caso de um apartamento, esta ideia não se aplica, mas se o imóvel em questão é uma casa, então comece por cuidar da fachada e, se for o caso, do jardim. É a primeira parte com que os eventuais compradores estão em contacto e uma má primeira impressão pode comprometer, logo de início, a disposição com que as pessoas vêem o resto da casa. Afinal de contas, um exterior desleixado não transmite uma boa sensação e, a partir daí, o provável comprador pode empenhar-se em encontrar mais defeitos nos espaços que vai ver de seguida. Uma pintura fresca, o arranjo de fissuras ou problemas de humidade, uma relva aparada, muros em bom estado, e assim por diante, são alguns dos aspectos a ter em atenção.

2. Faça uma vistoria geral

Há uma série de detalhes que devem ser considerados antes de se colocar um imóvel à venda. Os compradores estão atentos a tudo e não perderão a oportunidade de usar um defeito como pretexto para conseguirem que se baixe o preço.

Sugerimos que pinte as paredes (uma parede pintada de fresco chama a atenção e revela cuidado por parte do vendedor), repare torneiras que possam estar a pingar, portas a ranger, maçanetas, fechaduras ou interruptores que não estejam a funcionar devidamente, substitua lâmpadas fundidas, esteja atento a manchas de humidade ou a possíveis vazamentos e, também, ao estado do piso. À excepção da humidade ou de um problema mais sério no piso (que exija a substituição do mesmo, por exemplo), o que acima enumerámos são coisas de muito fácil reparação, por isso, não caia na tentação de não as compor na esperança de que ninguém vai reparar.

Se tiver um amigo ou familiar que perceba do assunto, pode até pedir-lhe ajuda para fazer esta vistoria.

3. A iluminação é importante

A iluminação nunca deve ser descurada. Primeiro, e como já mencionámos, verifique, antes de mostrar a casa, se os interruptores estão a funcionar e se não há lâmpadas fundidas. Depois, escolha lâmpadas com temperaturas mais quentes para criar ambientes agradáveis e aconchegantes, sobretudo na sala e nos quartos. Na cozinha ou nas áreas de serviço, pode usar luzes mais frias ou misturar ambas (por exemplo, uma luz fria e clara sobre a bancada e uma luz quente sobre a mesa onde vai fazer as refeições). Se há uma divisão que ainda lhe parece demasiado sombria, então resolva o problema colocando mais um candeeiro (uma esquina escura, por exemplo, ganhará uma nova vida com a adição de um candeeiro de pé). Há, hoje em dia, lojas onde encontra candeeiros bonitos e francamente baratos, por isso, não há desculpa!

4. Limpeza e organização

Antes de mostrar o seu imóvel a um provável comprador, arrume-o e limpe-o com cuidado. Ninguém ficará bem impressionado com uma cama por fazer, uma pilha de louça por lavar, toalhas molhadas no chão, objectos fora de sítio e muito menos com odores pouco agradáveis. Como bem sabemos, são coisas que acontecem no dia-a-dia de uma casa, mas que devem ser devidamente resolvidas antes de se receber as pessoas interessadas em comprá-la. Uma boa limpeza e arrumação demonstram o cuidado dos actuais proprietários e põem em evidência as melhores características dos espaços. Sugerimos, também, que distribua velinhas de cheiro pelas divisões ou perfumes para casa em sticks. Assim, todos os ambientes ficarão com um cheirinho agradável. Conquiste todos os sentidos das pessoas!

5. Decoração

Caso o imóvel não esteja vazio, aconselhamo-lo a rever o posicionamento dos móveis e a decoração. Pode ser oportuno, antes de fotografar ou antes de receber a visita de pessoas interessadas, retirar alguns móveis e objectos de decoração ou mudá-los de posição. A ideia é seduzir quem está interessado, por isso, convém mostrar que os espaços são amplos e passíveis de ser decorados com estilos diferentes. O comprador deve-se conseguir imaginar a viver ali e visualizar as suas próprias mobílias nos ambientes. Uma decoração simples e neutra, por exemplo, agrada a todos. Remova os excessos.

6. Tire boas fotografias

Há milhares de imóveis disponíveis para venda ou para arrendamento e quando as pessoas fazem um scroll no site de uma imobiliária (ou noutra plataforma onde é permitido colocar estes anúncios) são as boas fotografias que vão sobressair. Tire fotografias durante o dia para aproveitar a luz natural, escolha bons ângulos, não tire fotografias em contraluz, fotografe os detalhes e, claro, tire as fotografias só depois de a casa estar arranjada, organizada e limpa. Fotografias escuras, inclinadas, desfocadas, em contraluz ou de espaços caóticos não funcionam! Se não tem jeito para tirar fotografias, peça a alguém que tenha e que possa usar uma boa máquina.

6. Crie o ambiente

Nesta casa de banho, por exemplo, não há uma toalha de cada nação em cada esquina, os produtos de higiene não estão à vista e o cesto de roupa suja não está a abarrotar. Pelo contrário, há cestos que permitem ter tudo escondido e organizado, há elementos de decoração que não são ofuscados e uma evidente sensação de limpeza. Saber criar o ambiente certo para receber as pessoas é importante. Depois de arrumar, decore os espaços com plantas e flores frescas. Para além de bonitas, mostram atenção ao detalhe.

8. Churrasqueiras e piscinas

Sabia que as churrasqueiras e as piscinas disparam os valores dos imóveis? Não estamos a sugerir que construa uma piscina, mas se tiver um bom espaço ao ar livre, pode considerar construir uma zona de barbecue que criará um espaço de recreação fenomenal a que nenhum eventual comprador ficará indiferente! O que lhe parece? Tire daqui algumas ideias!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine