5 ideias de jardins fáceis de cuidar

Ida Gaspar—homify Ida Gaspar—homify
Wonder Wall - Jardins Verticais e Plantas Artificiais Patios & Decks
Loading admin actions …

A jardinagem não é uma atividade unânime, ou seja, nem todos gostamos dela. Todavia, gostamos, quase todos, de desfrutar do jardim e de apreciar a sua beleza. Por exemplo, há muitas pessoas que gostam de descansar ao ar livre, fazer churrascos ou tomar o pequeno-almoço e dar as boas-vindas ao sol nascente.

Mas o que pode fazer para não passar os fins de semana a tirar ervas daninhas e ter a preocupação de regar as plantas todos os dias no verão? Sem falar do dinheiro que é preciso gastar, regularmente.

Pois bem, no artigo de hoje, selecionámos 5 ideias geniais para ajudá-lo a ter um jardim sensacional, mas sem que seja necessário passar horas a fio na sua manutenção.

Curioso por descobrir? Então, acompanhe-nos!

1. Deck de madeira

O deck de madeira é uma excelente solução para cobrir um jardim, nomeadamente à volta da piscina, ou para criar uma zona de refeição ou lounge.

Para colocar o deck não precisa de grandes obras e de destruir o que está por baixo. Além disso, não requer grande manutenção diária, a não ser varrer, para remover folhas secas ou outras sujidades.

Contudo, para a conservação da madeira, é necessário uma manutenção a cada três anos, conforme as condições climatéricas do local. Esta manutenção pode ser feita por uma equipa profissional, que saberá exatamente como e o que aplicar.

2. Relva sintética

Ter relva natural no jardim exige uma manutenção regular, que se traduz por muito esforço e tempo. Até porque nem sempre temos tempo…

Por isso, para ter um jardim igualmente verdejante, bonito, acolhedor e confortável, pode optar por uma bonita relva sintética. Hoje em dia, a relva sintética apresenta uma excelente qualidade, sendo que nem sempre é fácil distinguir a natural da sintética.

Esta opção é prática, sustentável e duradoura. Não precisa de cortar relva, de arrancar ervas daninhas, gastar tempo e água a regar… Enfim, só vemos vantagens, mas se quiser saber ainda mais, pode espreitar este artigo em que falamos exclusivamente sobre a relva sintética: 12 ideias para decorar com relva artificial.

3. Pedra e cascalho

Além da relva sintética ou de forma a completá-la, pode optar por decorar o seu jardim com pedras grandes e/ou pequenas, cascalho, brita, seixo, placas de mármore, entre outras opções.

Esta solução pode servir para cobrir um jardim total ou parcialmente, como também para fazer desenhos no jardim, para cobrir vasos… Uma solução económica e que todos conseguem realizar. Além disso, não requer nenhuma manutenção e tornará a sua vida bem mais fácil.

Já pensou que o tempo que passa no jardim, pode dedicá-lo a outras coisas?

4. Muros em pedra, madeira, arame…

As cercas ou os muros que delimitam a sua casa podem ser apenas em pedra, de madeira ou de outro material, sem terem nenhuma vegetação (plantas, arbustos, pinheiros ou outras espécies de árvores). Assim, poupa tempo, porque não precisa de estar sempre a cortar ou ajustar o tamanho/altura da vegetação.

5. Optar por plantas de fácil manutenção

Há uma grande variedade de plantas, mas algumas requerem mais cuidado do que outras. Por isso, antes de plantar uma nova espécie no jardim, convém saber quais são as suas características mais importantes ou o que requerem.

As plantas de exterior, tal como indica o seu nome, caracterizam-se pela possibilidade de se plantar diretamente no jardim, porque aguentam as diversas condições climatéricas. São mais resistentes e necessitam de menos cuidados que as outras plantas.

Algumas das mais populares são por exemplo a hortênsia, a suculenta, a bougainvillea, a dália ou a lavanda.

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!