Detalhes (simples) que fazem a diferença no design

I. Gaspar—homify I. Gaspar—homify
Projeto de Remodelação de pastelaria em Fátima , Oficina Design Oficina Design Commercial spaces
Loading admin actions …

Os três projetos que vos apresentamos, neste artigo, denotam imenso cuidado nos detalhes. Chegam do atelier Oficina Design, que está sediado em Fátima, e que existe há mais de 18 anos. Em 2000, a complementaridade entre a paixão pelo Design e Arquitectura de interiores ganhou forma com o Kit Market Fátima (Rede Dimensão). Hoje, a empresa Oficina Design apresenta um porfólio diversificado, nas mais diversas áreas: Design de Interiores, Design Gráfico, Projeto, Obra, Remodelações e Mobiliário.

A Oficina Design tem como principal mote a satisfação das necessidades globais dos seus clientes e, sem dúvida que, os seguintes projetos espelham esta vontade. Detalhes diferentes, uns mais simples do que outros, mas que tornaram os espaços mágicos e com imensa personalidade.

Vamos descobri-los. Acompanhe-nos!

Projeto 1—Projeto de design de interiores na Sala da Aroeira

Este projeto de design de interiores teve como principal objetivo a reformulação de uma ampla sala, numa vivenda localizada na Aroeira.

Pretendia-se efetuar uma atualização estética em termos de decoração e mobiliário. Aproveitar o grande espaço comum desta casa moderna, que conta com cerca de 120 m2. Organiza-se em duas zonas de cotas distintas, incluindo sala de estar, sala de jantar e espaço de bar.

O espaço foi revisto e criaram um ambiente refinado e elegante. A equipa da Oficina Design apostou em tons claros e sóbrios, numa paleta neutra entre os beges e os cinzas, em contraponto com os materiais escuros existentes e visualmente intensos, como o mármore negro do pavimento e o revestimento em xisto da parede principal. Sem dúvida que, a parede em xisto é um detalhe simples que marcou profundamente o design de interiores desta sala.

A iluminação é feita em tons quentes, que proporciona o calor indispensável ao ambiente, que por si só se sente um pouco frio, tanto pela dimensão como pelo conjunto de materiais existentes. Detalhes que fazem toda a diferença num projeto final.

Um dos detalhes mais marcantes nesta sala é o aquário gigante em vidro, onde habitam três araras tropicais e sobre o qual se gera toda a inspiração arquitetónica e funcional da obra.

Projeto 2—Casa – Freedom

Os clientes desta casa desafiaram a Oficina Design a criar um projeto de interiores na cave de uma grande vivenda, onde mora um casal com dois filhos.

Uma das condicionantes é que esta cave não tem janelas, por isso, é bastante fechado. Mas os profissionais fizeram de tudo para que o espaço não criasse uma sensação de claustrofobia. Por isso, apostaram em cores claras e em vários pontos de luz por todo o espaço.

O mobiliário transparente é também uma excelente alternativa, para criar um ambiente leve e luminoso. Esta mesa tem a particularidade de ser luminosa, por exemplo.

Como vê, foram vários os detalhes pensados para este espaço peculiar.

Agora, esta cave tornou-se um espaço independente de lazer para cinema, festas de família inclusivamente para o batizado dos filhos.

Projeto 3—Design Interiores a um café/pastelaria, em Fátima

O terceiro projeto remete-nos para um trabalho de remodelação de uma loja que se converteu num espaço de comércio, mais precisamente numa pastelaria/café. Este espaço localiza-se no centro de Fátima—Leiria, muito próximo do Santuário de Fátima, por isso, existe um grande fluxo de pessoas a circular, nomeadamente a pé.

Os clientes recorreram à equipa Oficina Design porque queriam converter o espaço num estilo moderno e atual, com pormenores de design europeu, focando influências de estilo nórdico, nos tons e materiais utilizados.

Sem dúvida que, conseguiram criar um espaço com um grande impacto visual. Para tal, foi necessário alterar a fachada, que acabou por ser o ponto de partida para o conjunto de escolhas de materiais e texturas presentes no interior.

Veja a fachada desta pastelaria aqui.

Vemos aqui a combinação de vários detalhes, que criam um ambiente acolhedor e com muita alma.

Os profissionais da Oficina Design explicam-nos que a escolha de materiais foi baseada numa paleta de tons escuros, acentuados nas madeiras para dar calor ao ambiente, o tijolo de burro para adicionar uma atmosfera mais industrial, um destaque de uma parede em tinta preta preparada para giz, onde posteriormente nasceram desenhos e menus e ainda, pormenores de decoração em cor verde, como as cadeiras e alguns candeeiros. 

Sem dúvida que, todo o conjunto está fora do vulgar. O espaço suscita curiosidade, e os transeuntes ficarão na dúvida se será um simples café, uma pastelaria, um bar ou todas essas hipóteses em simultâneo.

Antes das obras de remodelação

Este era o espaço antes das obras realizadas pela equipa Oficina Design.

Tem um negócio? Pensa em ter um? Então, dê uma imagem atual para fazer face às necessidades do mercado.

Não hesite em entrar em contacto com os profissionais da Oficina Design, através dos seguintes contactos:

  • Morada: Rua Nova da Igreja |(Estrada de Minde) | 2495—563 Fátima
  • Telf.: 249 532 286
  • Telm.: 939 830 541
  • e-mail: geral@oficinadesign.pt

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine