10 Incríveis Ideias Para Jardins: Aproveite Ao Máximo o Seu Espaço Exterior!

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Maria Mayer | Interior & Landscape Design Country style garden
Loading admin actions …

Em plena Primavera, com os dias a ficarem maiores, começa cada vez mais a apetecer estar na rua. É certo que não podemos neste momento fazê-lo e por isso, quem pode, vira-se para esse bem precioso que é o espaço de exterior!

Um jardim ou um quintal são luxos a que muitos não podem dar-se, mas nesta altura uma simples varanda, um minúsculo logradouro e o tão cobiçado terraço tornaram-se bens de primeira necessidade, merecedores das maiores honras.

Embora não estejamos em tempo de grandes compras ou de obras, esta é altura perfeita para planear e nisso a homify é perita! Temos os melhores profissionais e as ideias mais interessantes para a sua casa e hoje dedicamo-nos a jardins e espaços de exterior, trazendo muitas ideias para o inspirar a tirar o melhor partido desses espaços. Não perca!

1- Um espaço relvado

Ter um cantinho relvado no jardim acrescenta sempre um tom mais natural e confortável ao espaço mas, sejamos sinceros, a manutenção da relva é uma dor de cabeça. A solução é relva artificial!

Seja num jardim ou num terraço, esse bocadinho de relva vai tornar o seu espaço de exterior mais fresco e agradável, sem muito trabalho. Pode não ser a solução para uma grande área de terreno, mas funciona na perfeição numa mais pequena.

2—Um jardim vertical

Um logradouro serve perfeitamente para apanhar ar e sol, brincar, tomar uma bebida ou praticar exercício, no entanto pode ser um espaço desolado e triste sem um bocadinho de verde. Como se pode fazer um jardim sem perder a pouca área útil disponível? Subindo!

Um jardim vertical é a melhor solução para estes casos e já nem precisa de ser natural, que tem altas probabilidades de morrer rapidamente. Actualmente, há imensas soluções de jardins verticais artificiais que serão perfeitos para esse fim!

3—Uma cozinha de exterior

Cozinhar no jardim? É uma ideia incrível! Se pode abrir a sua casa para o exterior e não há nada de que goste mais do que aquele churrasco saboroso de sábado à tarde, montar uma verdadeira cozinha para esse fim vai facilitar-lhe a vida por muitos anos. Em Portugal, pode desfrutar do exterior em quase todas as estações!

4—Uma lareira no jardim

Lareira no jardim faz sentido? Sim, faz muito sentido!

Com uma lareira acolhedora, pode usufruir do seu espaço exterior durante muito mais tempo em qualquer estação do ano. Pode optar por fazer a lareira ao ar livre ou debaixo de uma pérgula, para os dias de chuva. Só não funciona muito bem se estiver vento! Imagina-se a conversar com os amigos à lareira, lá fora, pela noite dentro? É uma ideia fabulosa!

5—Um simples assento ajuda

Se o seu jardim ou espaço exterior é tão pequeno que não oferece grandes possibilidades para além de um assento, faça desse elemento o ponto fulcral de todo o espaço! Escolha uma peça interessante e com impacto visual que adorne o espaço e o torne mais confortável.

6—As vantagens de uma pérgula

Já as referimos aqui e isso não é por acaso! As pérgulas são as estrelas do design de jardins.

Instalar uma pérgula vai garantir-lhe um espaço com sombra para descansar, fazer refeições ou passar uns bons momentos. Se a escolha for acertada, elas também podem oferecer muito estilo ao seu exterior mas se pretende um design diferenciador e exclusivo, bem adaptado ao local, peça ajuda a um profissional qualificado.

7—Música para os seus ouvidos

Que maravilha ir ao jardim para ouvir os passarinhos a cantar! Para os atrair, pode instalar casas para pássaros como a da imagem, que faz parte de um projecto muito interessante do gabinete MARIA MAYER | INTERIOR & LANDSCAPE DESIGN.


8—Renda-se ao apelo da horta

Acrescente um aroma e uma utilidade muito especial ao seu jardim, terraço ou varanda. Plante ervas aromáticas ou vegetais! Assim terá produtos frescos e poderá usufruir da frescura que um pouco de verde acrescenta. Mas deve ter muito cuidado com os recipientes onde as plantar—deve evitar vasos desirmanados, recipientes de plástico ou outros recursos pouco estéticos.

9—Espaço para brincadeiras

Já falámos das tendas para os adultos (pérgula) mas um bom design de jardim também deve contemplar o conforto das crianças. Aproveite uma sombra e instale uma tenda teepee para as brincadeiras dos mais novos. Vai ver como terá uns bons minutos de sossego para dormir a sesta enquanto eles brincam!

10—Que cheirinho!

Terminamos com uma ideia que por vezes é esquecida na hora de planear o jardim—o aroma das flores!

Por vezes, concentramo-nos tanto na imagem que nos esquecemos que o jardim deve ser bonito e cheiroso para ser perfeito, mas um bom designer de jardins não vai esquecer-se.

Inclua flores e ervas aromáticas com vários períodos de floração alternados para ter o melhor dos dois mundos!

Quer saber como pode cuidar do seu jardim? Então leia também o artigo ’Como preparar o seu jardim para a Primavera’.

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!