Qual é a diferença entre reabilitar e remodelar um imóvel? Saiba tudo!

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
modern by Congrau Engenharia, Modern
Loading admin actions …

Se adquiriu um imóvel que precisa de ser intervencionado, mas não sabe por onde começar, este artigo é para si. Em primeiro lugar, deve escolher uma equipa de profissionais que o ajude neste projecto (podem ser arquitectos, construtores, designers de interiores, entre outros). Estes profissionais saberão de que tipo de trabalho o edifício precisa e ajudá-lo-ão a maximizar o seu orçamento e a explorar o que de melhor tem o imóvel que comprou. Neste contexto importa, também, saber a diferença entre reabilitar e remodelar. Os clientes devem estar a par do que vai acontecer e como vai acontecer para assim poderem avaliar o progresso da obra.

Hoje, e com o apoio fundamental da Congrau Engenharia, decidimos dedicar o artigo a destrinçar estes dois conceitos. Uma reabilitação, como o próprio nome indica, pressupõe tornar um espaço novamente habitável. Para que tal aconteça, todas as infraestruturas devem ser substituídas (eléctrica, hidráulica, exaustão, esgoto, tubulação de gás, etc.), todos os revestimentos devem ser trocados (pisos, cerâmicas, acabamentos sanitários e de cozinha) e podem ser necessários reforços estruturais (se as estruturas estiverem comprometidas, pode-se justificar a criação de pilares ou a instalação de vigas metálicas).

Por seu lado, as remodelações tornam os ambientes, já habitáveis a priori, mais cómodos e modernos. Estes ambientes carecem apenas de melhorias e, em alguns casos, de uma melhor apropriação da área disponível. Há, no entanto, obras de remodelação que contemplam as mesmas substituições que as obras de reabilitação, mas que não são, necessariamente, pré-requisitos para que o ambiente se torne passível de ser usado.

Uma coisa é certa: a Congrau Engenharia faz obras de remodelação e de reabilitação. Assim, se precisa de uma equipa competente para o ajudar no seu projecto, não hesite em contactar a empresa.

Construção de telhado novo

A substituição do telhado é quase incontornável num projecto de reabilitação, visto tratar-se de um dos elementos mais importantes numa casa. Como está no topo, um problema que surja no telhado espalha-se, rapidamente, por todo o edifício. Infiltrações, calhas entupidas, humidade e aparecimento de mofo são alguns dos problemas que podem surgir se um telhado estiver em mau estado ou mal instalado. Além do mais, ¼ do calor de uma casa sai pelo telhado. Assim, um bom telhado e um bom isolamento são determinantes para manter o conforto térmico de uma casa ao longo de todo o ano.

Nas imagens acima, temos duas perspectivas da construção de um novo telhado, pela Congrau Engenharia, durante a reabilitação total de um imóvel em Lagos.

Construção de novo ambiente em remodelação total

Prosseguimos para o exemplo de uma obra de remodelação que teve lugar em Cascais. Nesta moradia, mantiveram-se as estruturas, tendo-se apenas criado um novo espaço através da abertura de um vão de parede que tornou o ambiente mais amplo e moderno. A alteração não foi demasiado invasiva ou custosa, mas fez toda a diferença no usufruto dado ao espaço. A remoção de paredes para a criação de open spaces é, actualmente, uma das alterações mais comuns, visto as famílias quererem desfrutar de ambientes abertos e fluidos.

Remodelação de casa de banho

As cozinhas e as casas de banho, devido ao desgaste a que estão sujeitas, são os espaços da casa que mais precisam de ser remodelados ou até mesmo reabilitados. Com o passar dos anos, os materiais começam a apresentar estragos, assim como as louças sanitárias e, no caso das cozinhas, os electrodomésticos. A casa de banho, que vemos na imagem acima, foi alvo de uma remodelação total tendo-lhe sido substituídos os revestimentos e os acabamentos.

Remodelação de cozinha

A casa de banho anterior e esta cozinha fazem parte da mesma casa, em Portimão. A Congrau Engenharia remodelou o espaço, o que incluiu a adição de novos equipamentos eléctricos e de uma bancada de granito, um material muito prático para este ambiente e que, neste caso, gera um contraste com os armários brancos.

Troca de infraestrutura eléctrica em reabilitação de imóvel

Quando pensamos em dar um novo élan a um imóvel ou a um espaço, a nossa mente viaja, de imediato, para o lado estético: cores, materiais, tecidos, objectos de decoração, e assim por diante. No entanto, antes disso, estão as infraestruturas que são decisivas para o conforto de uma casa. A Congrau não descura qualquer detalhe e trata, sempre que necessário, da troca total de toda a infraestrutura eléctrica. Foi esse o caso nesta obra realizada pela equipa.

Na mesma obra, fez-se a substituição total das infraestruturas de hidráulica e esgoto.

Remodelação de casa de banho

Neste fantástico apartamento—que se destina a aluguer de curta duração - a Congrau Engenharia criou uma nova casa de banho que sobressai pela modernidade e aconchego. A banheira independente—freestanding tub—é o epítome do luxo destacando-se, neste quarto, com a sua brancura marmórea e as bonitas formas sinuosas e orgânicas.

Suíte

No mesmo espaço em Azeitão, Setúbal, a remodelação foi total: a suíte—que combina o estilo moderno e rústico—acomoda uma zona de duche que, por ser envidraçada, beneficia da entrada de luz natural e tem vista para o jardim. O que lhe parece este oásis setubalense?

Acabamento em cimento queimado

Terminamos com uma fotografia da espectacular suíte que nos prova que a Congrau Engenharia está atenta às tendências do mercado, tendo executado, com perfeição, este acabamento em cimento queimado que proporciona um ar deveras sofisticado ao espaço. Por outro lado, a confortável cama, os têxteis e a luminosidade cálida asseguram o conforto da atmosfera, adoçando a presença fria do cimento queimado.

Em baixo, deixamos-lhe os contactos da Congrau Engenharia:

  • Morada: Rua Quinta das Palmeiras, 91 C Lj 64 / 2780—153 Oeiras, Portugal
  • Contacto telefónico: +351 91 679 839 6 | Site: http://www.congrau.pt/

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine