8 Ideias Perfeitas para a Fachada dos Fundos

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
Guaraúna Revestimentos Modern Houses Bricks
Loading admin actions …

Muita gente dá total atenção à fachada frontal porque, como dizem por aí, é o cartão de visitas da casa. Pois é verdade. Mas também é verdade que a arquitetura da fachada dos fundos é igualmente importante pois, afinal, é ela que define qual será a vista desde as janelas, se esta vista será ampla com o recurso de um terraço ou, então, como será a relação dos interiores com o exterior, ou seja, entre áreas de estar internas ou externas ou, ainda, espaços gourmet com jardins, piscinas e decks. Em outras palavras, a fachada posterior da casa determina a possibilidade e o grau de interação entre o dentro e o fora. Neste livro de ideias, apresentamos 8 ideias perfeitas para a fachada dos fundos. Confira!

1. Concreto

A fachada posterior é, muitas vezes, negligenciada. Afinal, ninguém vai ver mesmo, não ´e? Errado! A fachada dos fundos pode—e deve—ser tão bem pensada e planejada quanto a fachada frontal. Afinal, a área de lazer costuma estar lá nos fundos da casa e é sempre uma boa ideia tornar a fachada atraente para os olhos de todos.

Algumas fachadas posteriores chegam a um requinte arquitetônico que se tornam imponentes, como é o caso da imagem acima. O volume envidraçado parece flutuar, mas está suspenso pela estrutura de concreto que, vista deste ângulo, se apresenta como uma flecha apontando para o céu. É uma imagem impactante e, com certeza, não passa despercebida aos olhos de ninguém!

Projecto fantástico de autoria de Mauricio Melara Arquitetura.

2. Tijolinho

O resto desta casa é sofisticada e espetacular e o incrível é que tudo isso teve a participação honrosa do nosso velho conhecido, o tijolinho. Mas na fachada posterior, o tijolinho traz a informalidade e o toque rústico tão agradáveis em um espaço de lazer. Neste caso, trata-se de um estar externo com confortáveis poltronas com estrutura em madeira e tecidos claros.

A área de estar está em um avanço da fachada em relação ao volume principal da casa. As portas de vidro ao fundo dessa área se abrem para o ambiente externo, possibilitando a interação entre o dentro e o fora. Para completar a fachada, um terraço acima da área de estar.

3. Vidro

Um delicioso chalé de praia todo em madeira e vidro, quase uma pequena joia. Na fachada dos fundos, o vidro domina em grandes panos que permitem a vista plena da paisagem e a interação orgânica entre o interior e o exterior, onde um deck de madeira abriga uma área de estar descontraída, com mesa, cadeiras e ombrelones. Quem está dentro, participa do fora. Quem está fora, participa do dentro. Não é uma ideia brilhante?

4. Volume

A fachada posterior desta grande casa branca se destaca pelos volumes assimétricos, um mais recuado do que o outro. O volume mais à frente apresenta grandes vidraças que se abrem para o jardim e o entorno. Mais dois elementos se destacam nesta fachada: as pilastras sobre as quais se alicerçam os volumes da casa, conferindo a ela a qualidade da leveza; e a escada longa e branca que permite o acesso ao jardim a todos os cômodos voltados para os fundos.

5. Arcos

Uma grande casa em estilo colonial, com muitas janelas e colunas na fachada frontal, pode ganhar leveza na fachada dos fundos com grandes arcos no piso inferior, como vemos nesta imagem.

Os arcos aqui fazem lindamente a transição do interior ao exterior, ligando a área de estar ou espaço gourmet com a área de lazer composta pela piscina e pelo deck de madeira com mesas e cadeiras onde relaxar e conversar.

6. Terraço

A linda casa moderna em três pisos é pródiga em linhas retas na fachada posterior. Enquanto o terceiro andar é praticamente uma superfície sólida e fechada, com uma única janela com sacada bem no meio dela, o segundo piso é tomado por janelas que proporcionam uma vista ampla e agradável do jardim e da área de lazer.

Mas o melhor de tudo é o terraço largo que se debruça para a área de lazer, onde a piscina em linhas sinuosas descansa em meio ao gramado verde. No piso térreo, o vidro também está presente nas portas-janelas que se abrem para o jardim.

7. Mais vidro

Enquanto na imagem da casa de praia o vidro foi utilizado em uma superfície vertical que atravessa a fachada posterior de cima para baixo, nesta outra casa o vidro atravessa a fachada horizontalmente por meio de largas janelas e portas, de modo que, quando vista de fora, pode-se ver todos os ambientes ao mesmo tempo, ainda mais se estão iluminados ao cair do sol como aqui. Outro elemento da fachada dos fundos é a escada que liga o living room à área de lazer externa.

8. Portas-janelas

Casas térreas, mesmo as mais simples, podem utilizar portas-janelas na fachada posterior a fim de abrir o interior para o exterior, geralmente para uma área de lazer. Na imagem acima, as portas-janelas ganharam um toldo branco que pode ser aberto em dias de sol para não incomodar quem estiver à mesa de jardim.



Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!