Projeto de Interiores em Apartamento em São Paulo

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
Apartamento Ares, Atelier C2H.a Atelier C2H.a Living room
Loading admin actions …

Tons neutros e design moderno são os elementos que estão na base do projeto de arquitetura de interiores deste apartamento em São Paulo, desde o living room ao quarto infantil, passando por uma linda varanda gourmet. Quem assina o projeto, chamado Apartamento Ares, é o escritório C2HA Arquitetos, que atua na capital paulista.

A empresa e o projeto

A leveza discreta e atemporal das cores neutras e a beleza moderna das linhas retas se unem esplendidamente neste projeto de interiores em um apartamento de 250 m² em São Paulo. O projeto do Apartamento Ares foi concebido e executado pelo escritório C2HA Arquitetos, sediado na capital paulista e que atua com projetos de arquitetura e de arquitetura de interiores para clientes residenciais, comerciais, institucionais e corporativos, desde a concepção até o gerenciamento da obra.

O escritório, cujos três sócios se formaram em 2005 em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, já realizou mais de 200 projetos. Criar, transformar e realizar é a filosofia que conduz o trabalho dos sócios, para os quais projetar se faz pensando no cliente e na comunidade.  

Na imagem acima, o living room integra a sala de estar, ao fundo, e a sala de jantar, no primeiro plano. O amplo espaço é ainda mais enfatizado pelo mobiliário , piso, cortinas e tapetes claros, tons que trazem leveza aos ambientes.

A madeira em tom mais escuro também está presente no espaço, como na bela mesa de jantar, acompanhada de cadeiras de linhas retas, estofado branco e estrutura em preto. O aconchego resulta dessa participação da madeira no design de interiores, material que vemos ainda no painel que cobre a parede inteira ao fundo, na sala de estar, e emoldura a TV.

Por fim, a decoração ganha sofisticação com a composição de quadros e, principalmente, com a originalíssima luminária de teto acima da mesa de jantar, com uma estrutura em metal em que elementos delgados e assimétricos criam movimento. É nas extremidades desses elementos que se encontram os focos de luz.

Varanda gourmet

A ampla janela acortinada do living room separa a sala de estar e a sala de jantar da varanda gourmet, na qual também dominam os tons neutros e claros. Aberta para o exterior e protegida pelo guarda-corpo em grade escura, a varanda tem ventilação e iluminação naturais que tornam o ambiente agradável e acolhedor.

Com revestimento Palimanan, o ambiente conta com uma área de estar com aparador de madeira que serve como um pequeno bar. Ao fundo, a área da cozinha com churrasqueira tem uma bancada diferenciada e iluminação de preenchimento na parede, o que lhe confere um toque sofisticado e contemporâneo.

Sala de TV

A sala de TV segue a mesma proposta de decoração da área social formada pela sala de estar, sala de jantar e varanda gourmet. Cortinas e tapete brancos trazem leveza ao ambiente, ao mesmo tempo que melhoram a sua performance acústica.

Mais uma vez, a madeira é responsável pelo toque aconchegante, aparecendo no piso, no painel em que está instalada a TV e no rack abaixo dela. Outro elemento que traz aconchego e promove o relaxamento é a luz indireta proporcionada pela iluminação embutida no gesso do teto.

Enfim, o amplo sofá com banco, em um tecido liso com um tom claro de cinza, tem linhas retas e modernas e essa combinação permite o destaque da composição de telas, as quais acrescentam pontos de cor ao ambiente.

Cozinha

Os tons neutros retornam na cozinha clean, mas a cor branca que impera no ambiente ganha a companhia da cor cinza grafite, que aparece nos armários inferiores das bancadas de trabalho ao fundo e, especialmente, no painel de parede inteira que abriga os eletrodomésticos.

Também colabora para este espaço com ares contemporâneos o tom areia das banquetas altas que auxiliam a bancada de refeições rápidas.

Quarto do casal

O amplo quarto de casal tem um formato inusitado, um L. Na ponta cuja extremidade se encontra na janela fica o dormitório propriamente dito, cuja cama de cabeceira banca contrasta com o revestimento cinza claro da parede.

A madeira natural em tom intermediário aparece nos móveis laterais que servem de criado-mudo. No lado oposto ao da cama, o rack da TV, também em madeira natural, fica mais leve o moderno com a base branca.

No ambiente que corresponde à outra ponta do L está o closet, com armário espelhado que aumenta a impressão de amplitude e os bancos em um tom médio de cinza, que auxiliam na hora de se vestir e calçar.


   

Quarto de menina

O quarto de menina mantém a cor branca praticamente em todo o ambiente, , mas o piso em madeira natural ancora esse ambiente para que ele não fique com uma aparência asséptica. Os elementos em cores delicadas como o lilás, o azul e o rosa—que aparecem nas cadeiras, na roupa de cama e nos adesivos decorativos na parede atrás da cama—também acabam tendo a mesma função de ancoragem, embora a sua presença se deva primeiramente ao objetivo de conferir personalidade adequada a um ambiente destinado a uma criança. Por fim, o melhor aproveitamento do espaço foi obtido com os nichos verticais de cada lado da bancada e a prateleira alta para objetos decorativos, logo acima da TV.

Gostou deste projeto? Então, confira outros projetos do escritório C2HA Arquitetos no perfil da empresa aqui na homify!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine