Uma casa especial com a cobertura inclinada

Catarina Rodrigues—Homify Catarina Rodrigues—Homify
House in Coruche, Santarém, é ar quitectura é ar quitectura Modern Houses Concrete
Loading admin actions …

A habitação que hoje iremos ficar a conhecer é um projecto arquitectónico único no qual se aliam diversos estilos e influências estéticas. A cobertura inclinada resgata um método de construção tradicional ao qual se aliam detalhes e materialidades distintas que convertem esta habitação num projecto de arquitectura verdadeiramente especial.

O projecto é da autoria do atelier é ar, arquitectura que é uma empresa com mais de 17 anos de experiência que actua nas mais diversas áreas desde consultoria e mediação imobiliária à arquitectura, urbanismo, design, engenharia, reabilitação urbana, decoração e muitos mais. Esta empresa portuguesa desenvolve os projectos desde a sua concepção, passando pelo licenciamento, até ao acompanhamento da obra. 

Venha daí descobrir uma habitação magnífica.

Fachada discreta

A vista exterior da habitação mostra-nos um plano branco com uma cobertura inclinada cujas arestas recortam a paisagem envolvente.

No piso inferior os vãos são rectangulares e distintas das do piso superior, cuja forma geométrica acompanha o desenho oblíquo da cobertura. Este pequeno gesto cria uma grande identidade arquitectónica que diferencia este projecto dos restantes que se localizam no mesmo bairro.

A habitação localiza-se na vila de Coruche (Distrito de Santarém).

A composição da habitação é assimétrica apresentando uma imagem exterior bastante particular, que se distingue imediatamente pela sua cobertura inclinada.

Volumes oblíquos

Apesar da casa contar com uma cobertura inclinada, o projecto foi concebido através de um desenho com uma lógica moderna que foi progressivamente definida através de uma composição assimétrica e muito singular. Esta é visível através das formas únicas que a casa toma, recortando o céu azul e criando uma composição assimetricamente dinâmica e moderna.

Entrada

A entrada principal da habitação é hierarquizada através de uma zona delimitada por uma cobertura que protege a área da entrada das intempéries.

A fachada carece de detalhes supérfluos pois os arquitectos optaram por destacar a nobreza dos materiais seleccionados para transportar textura e cor à composição. 

Nesta perspectiva destaca-se a cor viva das telhas cerâmicas e o grande muro de betão em perspectiva.

Hall de entrada

Passamos agora para o interior da habitação. Estamos no hall de entrada onde se destaca a grande estante embutido que ilumina indirectamente todo este ambiente, gerando um efeito visual super interessante. Os três nichos iluminados, acomodam objectos de arte e decoração animando assim este espaço de entrada.

A tonalidade escura do revestimento do pavimento destaca a carpete cujo desenho e cor transmitem uma identidade distinta ao espaço completando assim este cenário moderno.

Detalhes acolhedores de uma sala moderna

Esta imagem mostra-nos um detalhe magnífico da zona de estar e lazer. Esta divisão é acedida através do hall de entrada que observámos anteriormente.

A magnífica lareira torna a sala de estar no canto perfeito para aproveitar os dias mais frios, na companhia de familiares ou amigos, no conforto do lar.

Cozinha sofisiticada

cozinha organiza-se num espaço bastante amplo, luminoso e com um duplo pé-direito. O espaço destinado à confecção ordena-se a partir de uma tipologia linear sendo esta complementada com uma ilha central em forma de ''L''. Esta ilha congrega as zonas destinadas à preparação dos alimentos (balcão), confecção (fogão e exaustor) e ainda uma área de refeições mais rápidas ou ligeiras.

A estética de todo o espaço é moderna e conforma-se a partir de um mobiliário branco que assenta sobre um pavimento cinza e moderno. A composição gera-se a partir de tons neutros—branco e cinzento—que harmonizam com o aço inoxidável de alguns electrodomésticos. 

Resta-nos afirmar que todo o espaço desta divisão foi organizado de forma a aproveitar ao máximo as dimensões do ambiente. 

Transições modernas

A cozinha é também um ponto de transição fundamental que conecta os diversos ambientes da habitação. Aqui podemos ver um grande corredor através do qual é possível aceder a outras divisões da casa. 

O mote para a decoração interior continua a ser o tema moderno utilizado na cozinha. Pavimento em betão, móveis brancos e brilhantes e o vidro.

Acesso ao piso superior

O acesso ao piso superior é feito através desta moderna escadaria, que permite efectuar a transição entre cotas. As escadas encaminham o visitante para um piso mais privado e onde se concentram as divisões mais pessoais da habitação, como é o caso dos quartos.

Gostou destas escadas modernas? Então verifique aqui 5 escadas com inspiração.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine