Tendências para a Decoração de Interiores 2020

Pri Fortinho—homify Pri Fortinho—homify
Decora Lider Rio de Janeiro - Sala de Jantar, Lider Interiores Lider Interiores Modern Dining Room
Loading admin actions …

Assim como você renova o seu guarda-roupas com peças que estão em alta na estação, também é interessante renovar os ares da sua casa com pequenas ou grandes mudanças na decoração. Não é exatamente uma necessidade, mas trazer novidades para dentro do lar faz com que a atmosfera fique mais agradável, melhora as energias e o bem-estar de todos. Então, fique por dentro de algumas das principais tendências para a decoração de interiores 2020 e comece a planejar as lindas novidades que os seus espaços vão receber.  

Peças com materiais e cores naturais

O design biofílico é aquele mais leve, com cores e elementos que estão presentes na natureza, capazes de despertar a sensação de tranquilidade e bem-estar. Afinal de contas, o ser humano tem a necessidade de estar conectado com a natureza de alguma forma e, dentro de um estilo de vida urbano, é ótimo poder trazer um pouco da natureza para dentro de casa.

Nesse caso, embora o minimalismo esteja dando espaço ao maximalismo (que você vai ver logo adiante), manter os ambientes com materiais e cores mais naturais continua sendo uma das tendências para a decoração de interiores 2020, até porque sempre haverá espaço para todos os gostos e estilos.  

Tom sobre tom ou monocromia

Enquanto algumas pessoas sentem o despertar da criatividade e do bem-estar quando estão em salas, cozinhas e quartos bem coloridos, outras sentem-se mais confortáveis em ambientes monocromáticos ou – como surge dentro das novas tendências para a decoração de interiores 2020, em ambientes com tom sobre tom.

Isso quer dizer que você vai escolher utilizar diferentes tons da mesma cor para decorar a maior parte de um dos seus ambientes. Claro, pode fazer isso com todos, mas é recomendado começar por um cômodo, sentir se gosta mesmo, para depois levar essa técnica para outros cômodos da casa, pois esse é um jeito visualmente intenso de viver o dia a dia dentro do lar.  

Maximalismo

Tonalidades de cores, estampas, misturas de estilos, peças grandes e com design incomum… Se antes o minimalismo estava com tudo, agora chegou a vez de quem gosta de exagero, quantidade e variedade, tudo no mesmo ambiente. Claro, isso não significa bagunça, e é aí que mora o perigo. Portanto, se você amou essa ideia, mas não sabe bem por onde começar, tenha o cuidado de entrar em contato com um bom designer de interiores para lhe dar uma mãozinha. 

Renovação de peças antigas e peças de fabricação artesanal

Mesmo com tantas novidades tecnológicas bombardeando a rotina das pessoas, chega um momento em que bate a saudade de como algumas coisas eram antigamente. Então, depois de um dia cheio naquela empresa ou escritório em que tudo é muito novo e moderno, há quem queira chegar em casa e se encontrar com um design que remeta às boas memórias do passado, ainda que sejam peças feitas para a rotina atual, com funcionalidade.

É por isso que vale a pena investir na renovação de peças antigas, sejam aquelas encontradas em lojas de antiguidades ou herdadas de família. Além dessas peças, tem também o design artesanal, que você sabe ter sido feito com paciência e cuidado, peça por peça, pelas mãos de um artesão. Nesse sentido, o que as tendências para a decoração de interiores 2020 sugerem é reaproximar as pessoas da sua essência; do que as faz lembrar de quem realmente são.   

Paredes com texturas por um design sensorial

Todos os sentidos devem ser aguçados ao estar em casa, usufruindo do próprio lar. Portanto, não é apenas o aspecto visual que conta, mas também, as sensações despertadas pelo toque. Mais do que um sofá aconchegante e um tapete fofinho, as paredes com texturas também continuam em alta para oferecer essa experiência interessante.

Essa tendência já vinha sendo explorada há alguns anos, e continua com toda força ao estimular a curiosidade quando você olha para uma parede e sente vontade de tocar nela para saber qual é a sensação. É incrível o quanto uma parede texturizada complementa o design de interiores, não só por esse despertar de vontades, mas também por deixar os ambientes com mais profundidade e acolhimento.  

Linhas curvas e padronagens disruptivas

Se antes você estava habituado às linhas retas e padrões, chegou a vez de dar uma “bagunçada” na mente e se permitir ao novo: linhas curvas são muito convidativas, tanto nos móveis quanto nas estampas, e também surgem harmonizando com as padronagens disruptivas, que são aquelas que fogem do padrão reto e sequencial e esperado pelo cérebro.

Se quiser, pode misturar tudo, incluindo as suas peças atuais com padronagens tradicionais também. A ideia dessa opção das tendências para a decoração de interiores 2020 é mesclar para entrar em sintonia com o “pensamento fora da caixa”, tão estimulado atualmente.  

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine