Fabulosas cozinhas de madeira com ilha ou bancada de refeições

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Poppy , Moderestilo - Cozinhas e equipamentos Lda Moderestilo - Cozinhas e equipamentos Lda Kitchen units
Loading admin actions …

A madeira nunca passa de moda! As tendências de tons e de grãos podem mudar, mas a madeira foi, é, e continuará a ser um material de excelência para construir e embelezar as nossas casas.

As cozinhas são tradicionalmente o reino da madeira, normalmente nos armários e nas mesas que inevitavelmente as compõem, mas nos últimos anos os lacados de alta resistência, as resinas e outros materiais inovadores têm vindo a tomar estes espaços de assalto. No entanto, nem assim a madeira desapareceu e o intemporal abraça o novo, em composições maravilhosas de cozinhas de sonho.

Se a madeira é o seu material de eleição para cozinha, hoje trazemos-lhe uma selecção de projectos que o vão encantar. São apenas algumas das mais maravilhosas cozinhas que temos aqui pela homify e que hoje nos apetece partilhar consigo. Acompanhe-nos e deixe-se apaixonar!

1—Cozinha de Projecto de interiores—ALPHA DETAILS

Esta sumptuosa cozinha faz parte do projecto de concepção integral dos interiores de uma moradia em Cascais, e é da autoria do gabinete de design de interiores e decoração ALPHA DETAILS.

Uma imagem clássica requer sempre madeira e estes profissionais sabem-no bem, por isso usaram uma madeira cor de mel combinada com a intemporalidade do mármore para criar esta cozinha de sonho. No entanto, o estilo clássico em nada impede uma total funcionalidade, através de amplas superfícies de trabalho, de espaço e organização. A grande ilha com tampo de mármore, que dá apoio e serve de bancada para refeições rápidas, é uma parte fundamental dessa funcionalidade estudada ao milímetro.

A iluminar todo este conjunto deslumbrante, temos os lustres de cristal, um clássico da iluminação que assume a parte decorativa, complementando os vários focos astutamente dispersos no ambiente.

Uma cozinha para quem gosta de ambientes fortes que nunca passam de moda!

2—Cozinha Projecto Rústico— MODERESTILO

O outro dizia eu quero voltar para a ilha e nós dizemos eu quero uma ilha! Especialmente uma ilha como a desta maravilhosa cozinha com apontamentos rústicos da MODERESTILO—COZINHAS E EQUIPAMENTOS LDA

Esta ilha é realmente o coração da cozinha, aninhando a placa de fogão, proporcionando espaço de preparação em bancada e muita, muita arrumação nos seus grandes gavetões.

Neste trabalho, a madeira escura foi ligada à pedra rugosa para obter um jogo de texturas muito característico dos espaços rústicos, embora a sua modernidade seja bem evidente.

Nós ficámos mesmo encantados com a garrafeira embutida. Que lindo efeito decorativo dá! E é prática também! A madeira continua a ser a principal aliada do design, mesmo moderno.

3—Projecto Neve de Nogueira—MODERESTILO

A MODERESTILO é uma empresa realmente especialista em design de cozinhas e não será o último projecto que veremos dela por aqui.

A madeira é um material de eleição e com uma versatilidade quase infinita. As várias cores das várias árvores, os muitos padrões de veios e nós, todas as variantes de um material natural e irrepetível, fazem dela uma preferência de há muitos séculos.

Nesta cozinha a madeira é a estrela, mas casa-se delicadamente com o branco na bancada em silestone branco e nos armários de topo, para criar uma imagem super moderna sem perder um certo encanto retro. A bonita ilha é também muito funcional, servindo para cozinhar e para refeições rápidas, permitindo um contacto próximo entre os comensais e o cozinheiro, ou seja, entre a família.

O trabalho de marcenaria na madeira de nogueira, com veios e tonalidades a percorrer todas as nuances do castanho, é simplesmente soberbo. Se tiver curiosidade, pode ver aqui como os puxadores das portas são escavados na madeira, formando uma concavidade longa quase imperceptível.


4—Projecto Cozinhas—MARIA JOSÉ FARIA INTERIORES LDª

Entre as muitas valias do gabinete de design e decoração MARIA JOSÉ FARIA INTERIORES LDª encontramos a planificação e design de cozinhas, e as que seleccionámos para si hoje são perfeitas no uso da madeira e na escolha dos tons.

Na cozinha da imagem acima, a madeira em castanho claro é muito acolhedora e a ilha serve sobretudo como mesa de refeições. Repare como o ripado da madeira, os veios, foram colocados na horizontal, numa disposição que alonga o espaço e se torna muito útil para áreas pequenas que se querem visualmente mais amplas.

5—Projecto Cozinhas—MARIA JOSÉ FARIA INTERIORES LDª

Na segunda cozinha deste gabinete temos uma madeira mais clara, com um tom amarelado mais vistoso, o que lhe imprime uma imagem mais jovial e fresca.

Em termos estéticos, o seu design assemelha-se ao da cozinha anterior, mas aqui a ilha é mais larga, proporcionando uma mesa espaçosa para as refeições ou uma bancada de preparação extra. Aqui o veio da madeira foi colocado na vertical.

6—Projecto Poppy—MODERESTILO

Como referido, cá estamos a terminar com mais um projecto da MODERESTILO.

A madeira rosada com tons alaranjados, utilizada neste design moderno, é simplesmente magnífica e dá todo o charme ao espaço. A combinação da madeira com branco somada aos detalhes em cinzento e aos complementos de inspiração retro dão a esta cozinha um ambiente familiar e acolhedor!

Se esta pequena selecção de cozinhas não foi suficiente para si, veja também o artigo ’10 Propostas portuguesas de cozinhas americanas!’.


Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine