7 Ideias inspiradoras para ter a varanda dos sonhos

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

7 Ideias inspiradoras para ter a varanda dos sonhos

Pri Fortinho—homify Pri Fortinho—homify
by Maria Claudia Faro Rustic
Loading admin actions …

A varanda é o contato que se tem com o ambiente externo sem precisar sair de dentro da casa. Para quem mora em apartamento, ter uma varanda é ainda mais importante, já que não há área externa privativa para usufruir. Porém, não basta ter o espaço da varanda vazio, só para ficar de pé olhando a paisagem por alguns minutos. Muitas pessoas não dão o devido valor a esse cômodo, sem perceber que poderiam transformá-lo em um gostoso ambiente de descanso. O melhor de tudo é não precisa fazer um grande investimento para isso. Então, veja a seguir lindas ideias para ter a varanda dos sonhos, todas sugeridas pelos designers de interiores e decoradores cadastrados na homify. Encante-se e comece a planejar a sua. 

1. Varanda de apartamento com cara de jardim

Quando se está acostumado a morar em casa, mas acaba se mudando para um apartamento, fica mais difícil habituar com a falta das plantas no jardim. Então, a dica é trazer o jardim para dentro da varanda, como feito nesse apartamento. O projeto, assinado pelo Abbitá Arquitetura, traz um painel de fundo feito em porcelanato imitando tijolinhos, o piso é de cimento resinado e as aconchegantes poltronas convidam para aproveitar momentos de descanso junto à variedade de plantas.  

2. Rede na varanda

A rede é um elemento que combina perfeitamente com varandas, sacadas e terraços. Nesse projeto da arquiteta Maria Claudia Faro, foi utilizada uma cama-rede bem espaçosa e muito bonita, como todos os demais elementos que compõem o espaço. A profissional fez uma linda composição que une a simplicidade das cores claras com o aconchego da madeira rústica, tudo iluminado pela beleza do céu azul e o verde das copas das árvores.    

3. Varanda gourmet amadeirada

Atualmente é muito comum transformar varandas, sacadas e terraços em espaços gourmet para receber os convidados em almoços e jantares. Assim, o espaço fica uma mistura de área interna, mas com o visual da área externa, muito gostoso. Nesse projeto da decoradora de interiores Neusa Moro, a ideia foi de integrar a varanda com a parte interna na casa, mas mantendo as portas de vidro para preservar a acústica da sala de estar. A varanda conta com elementos como mesa de madeira de demolição com cadeiras acrílicas, móveis em melamínico Fendi, espelhos bronze, além de um revestimento em porcelanato amadeirado na parede da churrasqueira.   

4. Varanda integrada com área verde

Melhor ainda é quando a varanda fica de frente para o jardim ou uma área verde com árvores. No caso desse projeto, assinado pelo 5Cinque Arquitetura, a escolha da decoração não poderia ser melhor: os profissionais utilizaram muita madeira, floreiras, almofadas coloridas e elementos orientais, criando dois ambientes em um. Esse espaço acolhe muitas pessoas, por isso, de um lado ficam as poltronas e o sofá, enquanto o outro recebe uma mesa grande.   

5. Varanda fechada com sofá de canto

Fechar a varanda ou a sacada com folhas de vidro é uma excelente ideia, pois assim você aproveita esse cantinho da casa mesmo nos dias de chuva ou muito vento. A varanda acaba se transformando em uma extensão da sala de estar, como nesse lindo projeto do Estudio Mood, especialmente quando utiliza cores suaves e elementos que estimulam a tranquilidade e o relaxamento. Ficou um encanto e é uma ideia bem fácil de reproduzir sem ter que investir muito.   

6. Varanda com jardim vertical

Quando não tem o privilégio de morar de frente para um jardim ou área verde, a solução é instalar um belíssimo jardim vertical na varanda, como nesse projeto que também é assinado pelo Estudio Mood. O jardim vertical pode ser natural ou artificial, e você pode instalar por conta própria ou contratar uma empresa especializada, inclusive com opções de automatização de regas para as plantas naturais. É incrível como uma parede verde energiza o ambiente e deixa muito mais aconchegante. Depois é só escolher os móveis, dependendo do espaço que sobrar. Mas, com essa parede, se colocar duas poltronas simples com uma mesinha de centro já será o suficiente.    

7. Varanda com balcão e adega

Não quer uma varanda muito simples, mas também não pretende fazer uma varanda gourmet? Então fique no meio-termo. A ideia desse projeto, assinado pelo escritório Mariana Geroldo Arquitetura, traz uma varanda com uma mesinha pequena, já que o espaço é comprido e estreito, mas com o diferencial de um balcão ao fundo com uma adega climatizada e espaço para preparar petiscos quando quiser receber os amigos nos dias de verão.   

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!