10 deslumbrantes escadas interiores que vão mesmo inspirá-lo

Apartamento no Arco do Cego, aponto aponto Stairs Solid Wood Multicolored
Loading admin actions …

Há quem adore escadas e há quem nem as possa ver à frente. Afinal subir e descer escadas pode ser um grande problema para quem tem dificuldades de locomoção!

No entanto, a verdade é que, goste-se ou não, as escadas são os elementos de acesso aos pisos superiores por excelência. Podem ser complementadas com elevadores ou cadeiras elevatórias, mas existem sempre desde que haja um desnível no pavimento. E, tendo em conta os preços dos terrenos para construção, as casas com mais do que um piso são cada vez mais comuns!

Se a sua casa tem mesmo de ter escadas pode encará-las de duas maneiras:—como um vulgar acesso ou como um elemento integrante do estilo e da decoração da própria construção.

Há escadas maravilhosas que podem tornar-se efectivamente autênticas obras de arte que embelezam a sua casa e na homify encontra imensas. Para o inspirar hoje escolhemos dez. Venha descobrir as nossas escolhas e comece já a planear as escadas que vão revolucionar a sua casa!

1—A força da criatividade—FABULOSAS!

Uma boa remodelação pode dar resultados assim, quando se tem os profissionais certos! Poder contar com bons profissionais é meio caminho andado para conseguir umas escadas tão lindas quanto funcionais, pois planear umas boas escadas não é trabalho para leigos na matéria. Desenhar escadas não é só fazer alguns esboços, precisa de boas noções de matemática e física que só os arquitectos possuem.

Estas escadas incríveis fazem parte de um magnífico projecto de remodelação de um apartamento antigo em Lisboa, e os profissionais da APONTO foram beber inspiração à história marítima portuguesa e à ligação da cidade com o Tejo, para criar umas escadas em espiral que lembram um peixe a saltar, com escamas e tudo! No que toca à funcionalidade, esta não podia ter sido mais bem estudada, com cada degrau a esconder uma gaveta de arrumação, além de permitir uma subida suave.

2—Leveza suprema

Estas escadas do ATELIER 72—ARQUITETURA, LDA são um primor de leveza visual em estilo moderno. Os seus degraus finos parecem flutuar no ar e até o patamar mantém esta imagem ligeira. Estas serão as escadas ideais para conseguir amplitude visual, impedindo que as escadas se tornem o foco central de toda a casa, mas sem que percam o destaque merecido.


3—Para subidas suaves

Um pouco parecidas com as escadas anteriores, mas com um estilo mais industrial, vemos agora este trabalho da TRAÇADO REGULADOR. LDA.

O traçado destes acessos foi criteriosamente estudado para proporcionar uma subida suave e a imagem foi escolhida para ganhar um destaque discreto, que parece diluir-se na imagem envolvente da construção.


4—Muito mais do que à medida

Este trabalho do GRUPO NORMA não podia ser mais personalizado, mostrando bem como um trabalho feito à medida do cliente e do espaço trabalhado fica sempre muito melhor!

A geometria dos espaços (esconsos) ditava alguma prudência mas, em vez de colocar entraves à criatividade, serviu como inspiração para criar esta incrível obra de arte.

Estas escadas são muito mais do que isso, servindo também como televisão, como armário e como uma criação de rara beleza e imensa funcionalidade!


5—Escadas para o céu

Estas escadas transmitem sensações diferentes em função de quem as observa… Já houve quem nos referisse uma música muito conhecida que fala de umas escadas que levam ao paraíso e quem nos dissesse que parecem abduzir as pessoas e levá-las para um OVNI. Para nós são interessantes e muito originais, com um toque disco night super giro! É esta a beleza da arte: desperta sensações!

Têm autoria da ARCH DESIGN CONCEPT e são construídas em Silestone Sued Beige, com LEDs Xennon e Balizadores Dimerizados.

6—Moderno industrial

Por vezes a simplicidade é a melhor via, mas isso não significa abrir mão da elegância. Estas escadas do gabinete NUNO LADEIRO, ARQUITETURA E DESIGN têm a clássica estrutura em caracol, mas com um twist na estética que as torna mais arrojadas e interessantes!


7—Sensações vertiginosas—a suprema arquitectura

Os arquitectos do OFFICE OF FEELING ARCHITECTURE, LDA já nos habituaram a trabalhos de arquitectura arrojados e vanguardistas, com ângulos vertiginosos que se projectam para o céu, e por isso não é de estranhar encontrar estas incríveis escadas nesta lista!

Mas não é apenas a geometria que encanta neste trabalho… A combinação sumptuosa de madeira com mármore é tão bonita como elegante, e nós ficámos apaixonados. E queremos contar um segredo:—a sensação vertiginosa que as escadas transmitem é apenas um efeito do ângulo de observação. Na verdade estas escadas são bastante suaves!


8—Truques de ilusionista

E aqui encontramos mais umas escadas que nos fazem acreditar na levitação. Na realidade os degraus fixam-se à parede de um lado e a outra parede funciona como guarda até determinado ponto. Apesar de parecer que qualquer pessoa pode cair dali, esta estrutura é muito segura, com guardas de vidro que quase não se vêem!

9—Moderna simplicidade

Estas escadas vêm de um projecto de remodelação de um apartamento em Lisboa da autoria do gabinete LAVRADIO DESIGN e são perfeitas para uma imagem discreta e elegante. As escadas notam-se e olham-se com prazer mas não suplantam a decoração e o estilo dos próprios moradores.

10—Efeitos da geometria

Terminamos em beleza com este projecto do gabinete ARCH DESIGN CONCEPT. A geometria acutilante dos degraus e a espessura da madeira criam um efeito visual cheio de impacto que realmente é o ponto focal do espaço.

Quer ver ainda mais escadas? Não foi aqui que encontrou aquela que lhe chega ao coração? Então veja mais no artigo ’37 Escadas Extraordinárias que duplicam o estilo do seu espaço’.



Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine