A casa que precisava de deixar o mar entrar!

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
FOZ I, penas+villa arquitectos penas+villa arquitectos Kitchen
Loading admin actions …

Modernizar é a palavra do momento! Todos sabemos que antes as casas eram altamente compartimentadas, com espaços fechados isolados por função. Uma cozinha era uma cozinha e uma sala era uma sala, separadamente, o que em casas com áreas mais pequenas tornava os compartimentos acanhados. Não estava errado, simplesmente era essa a forma que a arquitetura oferecia para organizar a vivência e as casas eram planeadas nessa premissa tradicional.

Hoje a noção de convivência e a necessidade de funcionalidade dilataram os espaços, derrubaram barreiras. E por esses motivos mesmo espaços de boa construção e com pormenores arquitetónicos de qualidade ficam desatualizados e perdem o seu valor estético. É normal, e por isso há que remodelar para modernizar!

O caso que este homify 360º hoje apresenta enquadrava-se perfeitamente nesta situação, e por isso o gabinete P+V ARQ elaborou um plano de intervenção simples mas muito eficaz. Para trazer o apartamento dos anos sessenta para um conceito atual optaram por criar espaços de habitação mais amplos segundo os modernos conceitos de arquitetura, mas ao mesmo tempo mais funcionais, com espaços de arrumação generosos que permitem manter o minimalismo desejado. Estruturas parasitas foram removidas e a casa, que fica ao pé do mar, abriu portas à maresia e deixou-a fluir livremente…

Venha, vamos sentir um pouco da luz que inunda este apartamento, refletida pelo mar.

Espaço multifunções, área de cozinha

O prédio onde se insere este apartamento situa-se na cidade do Porto e foi construído nos anos sessenta! Sim o apartamento tem mais de quarenta anos mas as suas excelentes qualidade construtivas, raras até nos dias de hoje, trouxeram-no até aos proprietários atuais em boas condições pelo que a renovação foi mais ao nível da melhoria estética do que da reparação.

Originalmente com tipologia T4 numa área total de 100m2, a casa tinha compartimentos pequenos que dificultavam o adequado usufruto dos espaços e a convivência entre os moradores. Por outro lado uma estrutura parasita instalada na varanda impedia qualquer relação com a envolvência exterior tão próxima do mar. Urgia modernizar e adaptar!

Optou-se então por fundir alguns compartimentos para criar espaços multifuncionais mais amplos e luminosos, pelo que o apartamento no final ficou com tipologia T3.

A cozinha uniu-se com a sala para formar o compartimento em open space que começamos a conhecer na imagem acima. Aqui mostramos a área de cozinha, com armários e bancadas brancas, muito funcionais e modernos. Um estilo minimalista, simples de usar, simples de limpar, mas muito bonito.

Espaço multifunções, sala de estar e zona de refeições

A pureza do branco perpetua-se em todo o open space, facilitando a dispersão da rica luminosidade exterior, expandindo os espaços já de si dilatados pela união da sala e da cozinha originais. O mobiliário é simples, também branco, num estilo minimalista. Toda uma parede foi coberta por armários embutidos, também brancos, proporcionando a tão necessária arrumação, vital em qualquer casa.

O chão é em parqué de madeira natural e é provavelmente o chão original do apartamento, já que é um estilo de pavimento muito em voga na época da construção do prédio. Mas foi devidamente restaurado e afagado, e agora brilha com toda a qualidade original.

Espaços abertos, a promessa de uma conversa enquanto cozinhamos… Não é preciso muito para sermos felizes!

Quarto minimalista

Branco e mais branco. A pureza desta cor prístina nunca cansa. E a luz que se percebe vinda do exterior? Enormes janelas num prédio tão antigo tornam-no especial!

Imagina este quarto com metade da área? Assim fica muito mais desafogado. Já dá para uma cama com dimensões generosas sem que o espaço à sua volta mal dê para qualquer outro tipo de mobília! A escolha cromática para o mobiliário cria um contraste marcante com o branco das paredes, enfatizando e enaltecendo a luz.

Tudo simples, funcional, moderno, mais simples de viver.

Um pequeno detalhe

Um singelo detalhe, de uma beleza desarmante! Uma cómoda negra, moderna, uma cadeira branca com um design interessante e um ramo de flores. Os únicos ingredientes de que precisa para criar um cantinho sereno para ler um livro, ou simplesmente desabar ao fim de um dia esgotante.

Quarto infantil

Os mais pequenos não foram esquecidos, e no meio de todo o branco minimalista surgem estes divertidos almofadões. A criançada vai delirar a saltar de um para o outro. E num tom mais sério, a mamã e o papá agradecem todo o espaço de arrumação que conseguiram com as obras de renovação… Todos sabemos que as crianças modernas têm milhares de brinquedos!

Escritório

Trabalhar em casa tem que se lhe diga e por isso é preciso criar espaços que tornem esse trabalho menos cansativo e até mais prazeroso. O branco, como cor neutra que é, não perturba a concentração e cria espaços muito zen, e até inspiradores. No escritório que mostramos na imagem acima esse ambiente foi muito bem conseguido com a mobília moderna em branco e um simples tapete de tom cru. Para trabalhar em paz!

Acha muito branco? Então veja mais ideias para fazer o seu escritório em casa aqui.

Uma escolha moderna

Uma vez mais a limpidez e a higiene do branco a tornar os espaços mais modernos. Nesta casa de banho a escolha do revestimento de parede recaiu sobre azulejos quadrados brancos, e apesar da loiça de casa de banho também ser branca esta consegue o destaque merecido. Como? Pelo design moderno e original.

Gostou desta casa de banho totalmente minimalista? Continue a ver mais no nosso site!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine