Sugestões para limpar melhor os vidros

AM HOUSE, SANSON ARCHITETTI SANSON ARCHITETTI Living room
Loading admin actions …

Tem muitas superfícies envidraçadas em casa? Se a resposta é positiva, então está, por certo, familiarializado com a dificuldade em manter estas superfícies limpas e brilhantes. Mas, nada tema. Está no livro de ideias certo. Vamos-lhe hoje deixar algumas ideias sobre como limpar os vidros adequadamente. Asseguramos-lhe que, com as nossas sugestões, conseguirá que todas as suas superfícies transparentes fiquem a luzir o como cristal do sapatinho da Cinderela. 

Vá buscar um papel e anote as nossas recomendações. Está pronto?

O vinagre é o seu melhor aliado

Os apreciadores de cristal e de vidro buscam sempre uma forma de os incorporar nas suas casas. Na imagem, por exemplo, o corrimão das escadas em vidro é um dos elementos que mais se destaca no ambiente. Mas, no que ao vidro diz respeito, só faz sentido se se encontrar limpo ou o aspecto passará de elegante a decadente.

A nossa primeira sugestão é sobre um eficaz produto caseiro: o vinagre. Tem apenas de combinar partes aproximadamente iguais de vinagre e de água morna destilada e, de seguida colocá-las num frasco com vaporizador. Aplique sobre os seus vidros e passe um pano até remover todas as manchas. Para criar uma solução mais suave, adicione mais água. Por outro lado, para retirar manchas acentuadas, use só o vinagre.

Diga adeus às impressões digitais

É inevitável deixarmos as nossas impressões digitais marcadas no vidro, sobretudo nas mesas ou cabine de duche que usamos diariamente. Para as retirar, pode diluir um pouco de álcool em água dentro de um recipiente com vaporizador e, de seguida, remover as impressões digitais com papel de cozinha. Simples assim.

Remover tinta dos vidros

Não raras são as vezes que, por mais cuidados que tenhamos, sujamos os vidros de casa quando pintamos as paredes. E quem gosta de ver vidros e espelhos sujos por tinta? A nossa sugestão para este tipo de situação é simples: leia no frasco de tinta que está a usar que tipo de solvente é sugerido para depois o aplicar com um pano. Se a mancha for muito grande, pode fazer uso de um raspador, tipo espátula. Contudo, use-o cautelosamente para evitar arranhar as suas janelas ou outra superfície em vidro.

Dê mais brilho aos seus vidros

Esta é uma sugestão muito útil tanto para limpar os nossos óculos ou até objectos mais valiosos, como uma bonita mesa de vidro. A fórmula é simples. Misture um copo de álcool com um de água e acrescente-lhe uma colher de vinagre. Verá como esta receita devolverá o brilho a todos os seus vidros ou objectos de valor. Verá que o aspecto turvo de antes já era.

Sem espaço para a gordura

Quando se trata de gordura, a cozinha será sempre a pior divisão. Se deseja limpar as janelas da cozinha ou, como neste caso, o vidro do seu exaustor, então faça o seguinte: use amoníaco e papel de jornal e esfregue rapidamente para evitar o aparecimento de linhas finas ou acumulações de gordura. Não se esqueça que nunca é demais recorrer a um bom desengordurante que pode ser o detergente que usa para lavar os pratos.

Inspire-se na imagem da autoria do gabinete Paulinho Peres Group.

Mofo nem pensar!

Quando o seu vidro se encontra exposto em zonas muito húmidas é provável que acabe por aparecer o tão detestado mofo. Não entre em pânico e siga a nossa recomendação: use água quente e um agente desengordurante à sua escolha. Lembre-se que, caso queira usar produtos naturais, tanto o vinagre como o amoníaco podem cumprir o que pretende.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine